VEREADOR LUCAS CAREGNATO (PT): Bom, só para... Que bom que o tema da educação é um tema que mobiliza e é um tema que nos envolve enquanto cidade, enquanto Legislativo. O nosso pedido de informação, vejam, ele é um pedido de informação sobre vagas de todas as etapas e das modalidades que nós atendemos na rede municipal, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e modalidades educação de jovens e adultos e educação especial. Então a gente entende que é uma questão que transcende um governo, e a gente precisa, sim, de uma política de educação de médio e longo prazo. Vereador Dambrós, o senhor citou geograficamente alguns locais que têm essas demandas e que são recorrentes, eu fui professor da zona norte, então conheço bem lá a região, o Tancredo, o Angelina, o Ruben, o Caíque. Ali no Parque Oásis, o Zélia, então é uma região a ser atendida, mas nós temos várias outras, eu estou na região Planalto, eu moro no Bairro Planalto, e aí a gente poderia pensar na falta de vagas de educação infantil. Como se reproduz no Cruzeiro. Historicamente, na região do Desvio Rizzo. E, na minha gestão, como presidente do Conselho Municipal de Educação, ou seja, o decreto de criação da Escola do Desvio Rizzo, e nós, no momento oportuno, conversaremos sobre isso. Então pensar em vagas em Caxias do Sul é um tema do Legislativo. Tem uma outra questão que eu acho que nós vamos precisar conversar e que é muito séria que é a seguinte: o Estado, ele atende de forma, o ente federativo Estado precisa atender de forma complementar e tem obrigação com o ensino fundamental também. E nós precisamos saber quantas turmas de ensino fundamental foram reduzidas nos últimos anos pela rede estadual.
VEREADORA GLADIS FRIZZO (MDB): Um aparte, vereador, se possível?
VEREADOR LUCAS CAREGNATO (PT): Aparte concedido, vereadora Gladis. Eu não sei se é possível.
VEREADORA GLADIS FRIZZO (MDB): Sim. Vereador Lucas, eu só queria colocar ao pessoal que não nos conhece, nós temos uma história na educação, quando a região do Desvio Rizzo fazia algumas reuniões já preocupada com essa situação, e o senhor sempre esteve presente. Mas uma questão também que nós precisamos discutir mais profundamente junto com a Comissão da Educação, que acredito que, com a pandemia, piorou foi a evasão escolar. Evasão escolar nós já tínhamos um problema dos jovens que não estavam frequentando as aulas e nesse momento, com as aulas online, percebe-se que muitos se desmotivaram, vereador Lucas. Não sei se o senhor tem essa mesma sensação ou informação. Então como o senhor é um grande defensor eu gostaria que também fosse dada uma importância muito grande nessa área da evasão escolar. Parabéns.
VEREADOR LUCAS CAREGNATO (PT): Obrigado, vereadora Gladis. Então só para concluir essa questão do estado, eu acho importante destacar. Nós precisamos pensar, ou seja, as turmas de ensino fundamental da rede estadual, que foram diminuídas, se foram, porque também é obrigação do estado e aí nós temos o quê? Um aumento exponencial de demanda da nossa cidade por vagas da educação infantil. Nós sempre falamos do déficit da educação infantil e eu conversava com o vereador Bressan, que é o nosso presidente da Comissão de Educação, sobre essas preocupações todas... Vamos chamar, em algum momento... Eu digo chamar não no sentido de convocar, mas vamos conversar com a nossa coordenadora da Central de Matrículas para vocês verem a quebração de cabeça que é, um termo popular, bem didático, ou seja, das vagas, de encaixar as crianças por zoneamento, quando a gente pensa no Rizzo, no Serrano, no Cruzeiro, em tantas outras regiões da nossa cidade. Então são temas fundamentais. A vereadora Gladis trouxe o tema da evasão escolar nesse tempo de pandemia. Outro pedido de informações eu acho que vai mais nesse encontro, mas eu quero destacar aqui o trabalho incansável dos nossos professores. A nossa rede municipal de Caxias, que no ano passado, pega de surpresa, como todas as outras redes em razão da pandemia, se adequou em poucos dias e fez girar a roda num tempo de pandemia. Nós não temos uma plataforma... a nossa rede municipal de educação, que é a segunda maior do estado do Rio Grande do Sul, não temos uma plataforma, não temos dados cruzados que permitam a gente agilizar esse processo. Então temos homéricas dificuldades e os professores têm sido paladinos no trabalho pedagógico nesse tempo de pandemia. Obrigado, senhor presidente.