VEREADORA DAIANE MELLO (PL): Senhor presidente e senhores vereadores. Primeiramente, agradecer ao vereador Hiago pela cedência do Grande Expediente de hoje. E eu queria voltar a um assunto que a gente falou aqui nesta Casa. A gente sabe até que está andando, mas a gente tem que estar na cobrança para que ele continue andando. Afinal, ele ficou dois anos parado. É o Castramóvel. Então, acho que a gente retoma para a discussão do Castramóvel, onde a gente fez a denúncia, eu e o vereador Hiago, de dois anos parados no pátio... Escondido dentro da Maesa. A partir dali, a gente conseguiu alguns avanços sobre isso, que a gente não via por parte do Poder Executivo. Então, foi chamada uma reunião com as ONGs. Algumas ONGs demonstraram interesse. Quatro entidades se prontificaram a utilizar o castramóvel e demonstraram a importância desse castramóvel para a cidade. Por mais que o secretário Boniatti venha e nos diga que aconteceu mais de cinco mil castrações no ano pelo convênio com a UCS, a gente acredita ainda que é pouco. Porque, se esse castramóvel estivesse funcionando da maneira como ele foi projetado, ele poderia, nos últimos dois anos, ter castrado 21.800 animais. Então, no mínimo, metade, em um ano, já seria o dobro do que o convênio com a UCS faz hoje na nossa cidade. Então, as quatro entidades interessadas foram: a ONG da vereadora Andressa Mallmann, a SRD; o Instituto Patinhas; a ONG Vida; e a GAP. E também a universidade, a Faculdade da Serra Gaúcha, que demonstrou interesse. Então, foi realizado. Agora, a informação que a gente tem é que o projeto está na PGM para avaliar, então, de que maneira poderia ser feito esse convênio. Mas eu venho a esta Casa para dizer que o assunto não acabou, porque a nossa ideia é que o castramóvel esteja na rua fazendo aquilo para o que ele foi projetado, buscado para fazer. Afinal, são praticamente R$ 200 mil que foram investidos;168 mil através de uma emenda parlamentar do deputado federal Giovani Cherini, do nosso partido, do PL; e também mais cerca de 30 mil de contrapartida do município. Então, a gente acredita que R$ 200 mil são muito importantes, ainda mais falando em questões que... A todo o momento, o governo passa a informação que não tem dinheiro para diversas coisas. Então, houve esse dinheiro, aconteceu, aconteceu a compra. A gente tem que exigir que ele vá para a rua. Principalmente porque a parte dos animais, a causa animal é muito importante. Visto que a gente tem milhares de cachorros nas ruas, ou até mesmo com os seus donos, sem poder castrar. Eu trago a notícia agora que, dia 26, no sábado, o castramóvel, não o nosso, não aquele da prefeitura, adquirido, mas sim o do convênio com a UCS, vai estar lá no Bairro Serrano. Só que é somente até hoje para as pessoas buscarem a castração através da ficha lá na UBS. Então, as duas UBSs que têm essas fichas são a UBS do Bairro Serrano e a UBS do Bairro Jardim Eldorado.
VEREADORA ANDRESSA MALLMANN (PDT): Peço um aparte, vereadora.
VEREADORA DAIANE MELLO (PL): Então, o pessoal pode buscar fazer essa ficha para o seu animal ser castrado, então, no sábado, lá no campo de futebol do Bairro Serrano. Então, é uma atitude importante, a gente vai auxiliar aqui na divulgação, mas a gente quer deixar registrado que a gente não esqueceu a questão do castramóvel adquirido pela prefeitura de Caxias do Sul através de recursos advindos do deputado federal, com contrapartida do município, mas solicitados por uma ONG que desenvolve um trabalho superimportante na nossa cidade. Seu aparte, vereadora Andressa.
VEREADORA ANDRESSA MALLMANN (PDT): Obrigada, vereadora Daiane. Nobres colegas, eu gostaria de também continuar esse assunto sobre o castramóvel, vereadora. Porque, sim, não existe defesa para o indefensável. Então, o que é muito bom também que a senhora falou é que estamos progredindo através da sua ação inicial e do vereador Hiago Morandi. Nós estamos progredindo em relação ao castramóvel. As ONGs citadas são as ONGs que estão nesse edital. E nós estamos já juntando todas as documentações necessárias. O quanto antes nós entregarmos essas documentações nós vamos conseguir, sem dúvida alguma, que esse castramóvel seja de quem é de direito. Porque as ONGs fazem um trabalho que todos sabem, que é grandioso e necessário, nós estamos com mais de 18 mil animais abandonados, entre cães e gatos. Então, realmente, a iniciação desse trabalho foi muito importante e a gente vai cobrar também essa fiscalização total do Castramóvel, porque é um direito das ONGs e vai ser entregue e cedido para as ONGs. Muito obrigada, vereadora Daiane, pelo aparte.
VEREADOR PEDRO RODRIGUES (PL): Peço um aparte, vereadora.
VEREADORA ANDRESSA MALLMANN (PDT): E também pelas colocações e pela importância que a senhora tem dado e trabalhado, também, juntamente em projetos com a causa animal. Muito obrigada.
VEREADORA DAIANE MELLO (PL): Obrigada, vereadora Andressa. Eu acredito que a causa animal permeia, agora, toda a nossa sociedade. Ela cresceu, uma demanda da população, e hoje em dia as pessoas têm muito carinho pelos seus animais, então, ela precisa, sim, ser discutida. E é um problema grave da nossa cidade a questão desses mais de 18 mil cães e gatos abandonados nas nossas ruas e é um caso, também, de saúde pública. Então, acredito, sim, na importância de a gente buscar melhorias. Então, através de projetos, como a senhora já mencionou, que estamos desenvolvendo, outros vereadores desenvolveram, mas também falar da importância desse equipamento ser operado na nossa cidade, em Caxias do Sul, nas ruas, realmente, para o que ele foi projetado e organizado.
VEREADOR HIAGO MORANDI (PL): Um aparte, vereadora.
VEREADORA DAIANE MELLO (PL): Vereador Pedro Rodrigues, seu aparte.
VEREADOR PEDRO RODRIGUES (PL): Obrigado pela gentileza, vereadora Daiane. Eu queria lhe dar os parabéns por trazer esse tema. E também dar os parabéns ao deputado Giovanni Cherini, eu que tive a oportunidade de acompanhar desde o início, enquanto era presidente do PL aqui em Caxias, inclusive participei da entrega do Castramóvel, que foi no Parque da Festa da Uva. Só que uma coisa muito importante, vereadora Daiane, você que está bem mais imbuída nessa questão, é que eu vejo que as ONGs, por exemplo, já vivem nas duras penas fazendo um trabalho maravilhoso. Inclusive, eu tenho uma pessoa que me procurou ontem, que eu vou atrás e ver com o que pode ser ajudado, ela tem uma ONG, tem um monte de animal, nem o lixo, nem a Codeca vai lá para recolher os resíduos que acumula lá devido a tanta demanda que eles têm de animais. Só que eu quero dizer o seguinte: as ONGs vão pegar esse Castramóvel e vão conseguir ter um carro para puxar, todo um efetivo, contratar médico veterinário, todas essas coisas? Eu não estou acompanhando esse caso bem de perto, mas fica aqui essa dica, que precisa ser muito bem vista. Então, enquanto tem instituição como a FSG interessada, eu vejo muito positivo, porque já existe uma estrutura maior para isso. Então, agradeço pelo aparte vereadora. Seria isso. Obrigado.
VEREADORA DAIANE MELLO (PL): Seu aparte, vereador Hiago.
VEREADOR HIAGO MORANDI (PL): Parabenizar pelo assunto e dizer que sim, se não é a gente dar uma pressão, o negócio não ia andar. Essa é a verdade. Doa a quem doer, mas é a verdade. Se a gente não vai lá, mostra o Castramóvel, não traz o debate para a questão pública, o troço não andava, não saía do papel, ia ficar guardado o assunto. A gente trouxe o debate público, foi a gente que trouxe, tem que dar nome aos bois. Não é a gente se autopromover, mas a gente ser autoconfiante do nosso trabalho que vem dando certo. A mídia também nos ajudou, o Pioneiro fez uma matéria muito boa, a RBS fez uma matéria muito boa. Aqui vai meu elogio para a imprensa, eu acho que a imprensa, e nós como oposição, cabemos sempre na democracia. Tem esse papel que é fundamental para acompanhar, para não ter só uma via, só um fluxo de informações. Então, graças à nossa pressão, é como o assunto dos pardais: é a pressão popular que conta e o governo vai sempre recuar. E não adianta depois o secretário fazer um, dois, três vídeos na sequência e colocar no Instagram que está funcionando e aí tu vai lá e tem quatro comentários de assessores que trabalham na prefeitura. Isso fica até chato eles recuarem e fica feio para eles. Não adianta, mas obrigado. Parabéns, vereadora, pelo trabalho e conta comigo na oposição. Estamos juntos.
VEREADORA DAIANE MELLO (PL): Para concluir, senhor presidente. Então, quero dizer que está andando esse projeto, está com a PGM, mas que a gente está cuidando de perto, sim, porque acreditamos que foi graças à nossa fiscalização que isso começou a acontecer, inclusive a limpeza do Castramóvel, como foi noticiado pela imprensa. Assim, seguiremos cobrando, fiscalizando e propondo melhorias. Obrigada, senhor presidente.