Rose Frigeri

Rose Frigeri
  • Partido: PT
  • Email: rfrigeri@camaracaxias.rs.gov.br
  • Votação: 1554 votos
  • Telefones: (54) 3066-3817/ (54) 98405-2781
  • Data de nascimento: 13/04/1963
  • Estado civil: Solteira
  • Escolaridade: Graduação em Direito e História, com pós-graduação em História do Brasil e Sociologia
  • Profissão: Professora de História e Geografia da rede municipal de ensino e advogada
  • É natural de: Caxias do Sul

Biografia Política

Principais objetivos para o mandato:

— Atenção às áreas de educação, cultura, igualdade, direitos humanos;

— Acompanhar pedidos de informações e projetos de lei, em tramitação na Câmara;

— Dar continuidade às pautas das mulheres e da questão ambiental;

— Pensar em projetos de lei que estimulem a produção de alimentos orgânicos;

— Valorizar os votos recebidos e contribuir com o que for necessário para a comunidade caxiense. Independente de quem for a proposta, o mais importante são o mérito e a forma de atender aos interesses da cidade.

 

Principais ações na carreira política, na vida pública e nas atividades profissionais:

Natural de Caxias do Sul, Rose é formada em Direito e História. Mestre em História, também tem especialização em Sociologia. Além da advocacia, desde 2006, é professora de História e Geografia na rede municipal de Caxias do Sul. Paralelamente, advoga e presta assessoria jurídica em escritório próprio. Milita pelas causas das mulheres, pela educação, pela inclusão, pela cultura e pelos direitos humanos. Integrou a Direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), na gestão de 2017 a 2020, e participa ativamente do Partido dos Trabalhadores (PT).

De 1986 a 1990, exerceu a docência de Direito e História, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). De 1988 a 1992, foi coordenadora da bancada do PT, na primeira eleição de um vereador da sigla em Caxias do Sul (Gilberto Pepe Vargas, hoje deputado estadual). De 1994 a 1996, atuou como chefe de gabinete do deputado estadual Pepe Vargas. De 1997 a 2004, foi assessora da então Secretaria-Geral da Prefeitura, assessora jurídica da Secretaria Municipal da Habitação e assessora de Relações Internacionais, Institucionais e Federativas, também da Prefeitura caxiense. Nas eleições municipais de 2020, pela primeira vez, concorreu a vereadora, alcançando os 1.554 votos, que a credenciaram como 1ª suplente do PT, na XVIII Legislatura da Câmara caxiense (2021-2024).

Na sessão ordinária do dia 1º de fevereiro de 2023, foi empossada vereadora titular desta XVIII Legislatura (2021-2024), em substituição à hoje deputada federal Denise Pessôa, que renunciou ao mandato de vereadora.

Clique AQUI e conheça os projetos e outras ações do Parlamentar. 

Ir para o topo