Voltar para a tela anterior.

Comissão de Desenvolvimento Econômico discute os rumos do futuro Aeroporto de Vila Oliva

O local já está definido, mas há dúvidas sobre as características do empreendimento


A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário (CDEFCO) do Legislativo caxiense promoveu, na manhã desta quinta-feira (09/04), uma reunião extraordinária para discutir os rumos do futuro Aeroporto de Vila Oliva. Durante o encontro, que ocorreu na Sala das Comissões da Câmara e teve a coordenação do presidente da CDEFCO, vereador Guila Sebben/PP, foram colhidas opiniões das diversas autoridades e participantes.

Guila enfatizou a necessidade de um aeroporto regional para atender à Serra gaúcha. Também demonstrou  o desejo de obter mais informações do ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, a respeito de quais serão as características do futuro Aeroporto de Vila Oliva. Sobre essa obra, que já tem área demarcada, o diretor de Infraestrutura e Política Urbana da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Nelson Sbabo, também se manifestou.

Na opinião do empresário, Vila Oliva é o melhor lugar para se construir o novo aeroporto devido às suas condições climáticas e ambientais. O diretor destacou que o objetivo não é a construção de um novo aeroporto com as mesmas características do já existente em Caxias, o Hugo Cantergiani. A meta é que o novo investimento seja um aeroporto internacional de cargas e passageiros.

O secretário municipal de Planejamento (Seplan), Gilberto Boschetti, falou em nome do Executivo. Boschetti destacou que, apesar de ser construído em Vila Oliva, o novo aeroporto deverá ser tratado como Aeroporto Internacional da Serra Gaúcha, porque vai atender a demandas de toda a região. De acordo com o secretário, é preciso cobrar dos governos estadual e federal as etapas que são de suas respectivas responsabilidades.

Segundo a diretora do Departamento Aeroportuário Estadual (DAP), engenheira Lígia Villagran Barreto Alves, o aeroporto de Vila Oliva vai ser construído no local e não há discussão quanto a isso. A questão que ainda está pendente é se ele será um aeroporto internacional de cargas e passageiros.

O parlamentar Henrique Silva/PCdoB entende que precisa receber as duas definições: regional, pois atenderá às demandas de toda a Serra Gaúcha, e internacional. O comunista também questionou a influência que essas definições podem ter no investimento do governo federal. Jaison Barbosa/PDT acredita que o aeroporto de Vila Oliva tem potencial para ser internacional, e colocou a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), a qual preside na Casa, à disposição para apoiar a causa.

O também pedetista Washington Cerqueira ressaltou que um novo aeroporto é um projeto de longo prazo e, até que seja concluído, é preciso investir naquele que já temos: o Aeroporto Hugo Cantergiani. Essa questão foi comentada ainda por Gisela Rodrigues, dona de uma agência de turismo que criticou as atuais condições do Aeroporto Hugo Cantergiani.

Para o líder do governo na Câmara, Pedro Incerti/PDT, a situação em que o Rio Grande do Sul se encontra em comparação aos outros Estados do país no que se refere a desenvolvimento e infraestrutura não é muito boa. O vereador Raimundo Bampi/PSB concordou com o pedetista: "Tempos atrás, o nosso Estado era uma liderança em termos de desenvolvimento no país, mas, agora, parece que a situação se inverteu".

O procurador-geral do município, Victório Giordano da Costa, integrou a mesa de autoridades, juntamente com Raquel Dessoti, representando a Guarda Municipal, e Alexandre Machado, do 5º Comando Regional de Bombeiros.

Além do vereador-presidente Guila Sebben/PP, integram a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário (CDEFCO) os vereadores Henrique Silva/PCdoB, Jaison Barbosa/PDT, Pedro Incerti/PDT e Raimundo Bampi/PSB. Os parlamentares Edson da Rosa/PMDB, Washigton Cerqueira/PDT e Rafael Bueno/PCdoB também estiveram presentes no encontro.

09/04/2015 - 14:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Renata Chies

Ir para o topo