Voltar para a tela anterior.

Programa CIPAVE vai à tribuna do Legislativo no Dia Municipal de Conscientização contra o Bullying

A data já é lei e resultou de projeto do vereador Renato Nunes


O Dia Municipal de Conscientização contra o Bullying (termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos), lembrado nesta quarta-feira, 8 de abril, foi abordado a partir da tribuna do Legislativo caxiense. Na sessão ordinária da tarde de hoje, manifestou-se o professor André de Campos, assessor do programa das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE), órgão do município vinculado à Secretaria da Educação. A data, que já é lei, resultou de projeto do vereador Renato Nunes/PRB, aprovado na plenária de 30 de julho de 2014.

De acordo com André de Campos, a violência não é uma particularidade de Caxias do Sul, mas, um problema mundial que se apresenta de diversas formas. "Algumas das faces da violência são o bullying e o cyberbullying (atos de bullying na internet)", ressaltou. O professor alertou, porém, ser necessário desconstruir a ideia de classificar como bullying qualquer fato que acontecesse nas escolas.

Ele detalhou o funcionamento e os resultados do trabalho do CIPAVE. Destacou que o programa possui o sistema CIPAVE online, criado para mensurar os dados gerados a partir do registro de ocorrências dos colégios. Acrescentou que, desde a sua implantação, em 2010, aconteceu a redução de 51% do número de incidentes.

A proposta de Nunes indicou o dia 8 de abril de cada ano, em alusão à data de 2011. Naquela oportunidade, 12 crianças haviam sido mortas por um ex-aluno, na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Realengo, zona Oeste do Rio de Janeiro.

08/04/2015 - 18:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Renata Chies

Ir para o topo