Voltar para a tela anterior.

Trajetória do Grupo de Canto Vozes do Sul ganha destaque na Câmara

Os 20 anos de cultivo e divulgação da música tradicionalista gaúcha foram homenageados


As duas décadas de atividade do Grupo de Canto Vozes do Sul ganharam a atenção da comunidade e dos parlamentares caxienses, nesta quarta-feira (08/04), durante a sessão ordinária do Parlamento Municipal. O cultivo e a difusão da música tradicionalista gaúcha estão entre os propósitos do grupo, cujos integrantes foram homenageados na plenária conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Flavio Cassina.

Em nome do Legislativo, se manifestou o proponente da distinção, vereador Pedro Incerti/PDT. Também assinaram como apoiadores os parlamentares Arlindo Bandeira/PP, Guila Sebben/PP, Henrique Silva/PCdoB, Jaison Barbosa/PDT, Rafael Bueno/PCdoB, Raimundo Bampi/PSB e Washington Cerqueira/PDT.

De acordo com Incerti, a história do Vozes do Sul iniciou em 1994, quando a diretora e professora da Academia Tryanon, Heloisa Santini, convidou os alunos para formarem um coral de músicas gauchescas. Sob a regência do maestro Felix Slaviero, os participantes abraçaram o desafio. No final do mesmo ano, o coral se tornou independente e passou a se chamar Grupo de Canto Vozes do Sul. A partir daí, começou a se apresentar em escolas, missas crioulas, rodeios, atividades sociais públicas e privadas.

"O que esse grupo faz tem um grande significado especialmente porque atua de forma voluntária. São pessoas que dispõem de seu tempo para ensaios e apresentações em prol do nosso tradicionalismo. Difundem os valores, a música e a arte das coisas que integram a identidade do gaúcho", destacou Incerti.

De acordo com o  parlamentar, o grupo conta com 25 integrantes. É presidido por Gentil Zanatta e regido pela maestrina Maristela Cordeiro. A parte instrumental está a cargo dos músicos Rafael Siqueira (gaita), Rogério Lorenzi e Adair Dutra (violão) e Vanderlei da Silva (pandeiro). Um dos apoiadores é o ex-vereador Francisco Rech, que estava hoje no plenário.

O presidente do grupo, Gentil Zanatta, jamais imaginou um dia receber a distinção do poder Legislativo. Segundo ele, ganhar o reconhecimento da Câmara é de muita alegria para os componentes do Vozes do Sul. Zanatta agradeceu aos vereadores e lembrou de antigos membros e de eventos em que já participaram. Também sublinhou que os componentes atuam com dedicação e solidariedade. "Hoje, somos um grupo social, pois não deixamos de ir a uma escola ou local que convida a gente para cantar. Nós vamos com ou sem cachê", ressaltou Zanatta, emocionado.

Representando o prefeito Alceu Barbosa Velho, a secretária da Cultura, Rubia Frizzo, saudou a história do Vozes do Sul. "Por meio do prazer de cantar, o grupo valoriza a tradição e o amor por nossa cultura. É de grupos como o de vocês que Caxias precisa", elogiou.

Ao final da cerimônia, as vozes do grupo foram ouvidas por quem esteve no plenário nesta tarde. Os integrantes cantaram e tocaram algumas músicas tradicionalmente entoadas na região, entre as quais, o Hino do Rio Grande do Sul.

08/04/2015 - 17:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo