Voltar para a tela anterior.

Vereadores conferem os trabalhos de destinação do lixo e abastecimento de água

O 5º Visitas Legislativas foi no aterro sanitário Rincão das Flores e na ETA do Morro Alegre


Os trabalhos de destinação do lixo e de abastecimento de água, em Caxias do Sul, foram conferidos por vereadores do Legislativo caxiense, na manhã desta quarta-feira (1º/10), na 5ª edição do Programa Visitas Legislativas. Primeiro, os parlamentares estiveram no aterro sanitário Rincão das Flores, em Vila Seca. Em seguida, deslocaram-se até a estação de tratamento de água (ETA) do Morro Alegre. O presidente da Câmara Municipal, vereador Gustavo Toigo, conduziu a visitação.

De acordo com Toigo, tratou-se de uma oportunidade para os parlamentares se apropriarem de políticas e serviços de abastecimento e saneamento da cidade. Com isso, segundo ele, cada um pode fazer a sua avaliação, de modo a contribuir com o município. Salientou o fato de as visitas terem coincidido com a Semana Estadual da Água, que se estende até o próximo sábado.

No aterro sanitário, o secretário municipal do Meio Ambiente, Adivandro Rech, comentou que, diariamente, a cidade gera 450 toneladas de lixo, sendo 20% seletivo. O engenheiro químico João Osório Martins, responsável técnico pela estação de tratamento de efluentes (ETE) do aterro, destacou que estão sendo desenvolvidos estudos para outros empregos do chorume (líquido que resulta da decomposição do lixo). "Em alguns testes, no campo, verificamos a possibilidade de ele servir para a irrigação do solo. Também buscamos, no futuro, disponibilizá-lo como adubo", explicou Osório.

O técnico detalhou que, todo dia, a ETE produz 144 metros cúbicos de chorume. Osório disse que a estação possui cerca de 40 mil metros cúbicos de chorume armazenados, em uma capacidade total de 50 mil metros cúbicos. Junto com Adivandro e Osório, estava o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Valter Webber.

Na ETA do Morro Alegre, os vereadores foram recebidos pela direção do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Colheram esclarecimentos de Edio Elói Frizzo, diretor-presidente, e de Alaor de Oliveira, assessor de relações institucionais. As orientações técnicas couberam ao diretor de distribuição de água, Gerson Panarotto.

Conforme Panarotto, a ETA tem capacidade instalada de tratamento de até mil litros de água por segundo. Enfatizou que o acionamento do sistema Marrecas, no último dia 13 de setembro, na própria ETA, marcou o início do processo de distribuição de água do complexo. Ressaltou que, inicialmente, a intenção consiste em complementar o abastecimento suprido pelos sistemas do Faxinal (1.100 litros por segundo) e da Maestra (300 litros por segundo), que estão operando em capacidade máxima. Acrescentou ainda não ser necessário que o Marrecas trabalhasse com a força total de captação, de 900 litros por segundo.

O diretor de distribuição do Samae comentou que têm sido bombeados 170 litros por segundo de água bruta, desde o Marrecas até a ETA do Morro Alegre, onde já existem oito milhões de litros de água tratada e armazenada. Afirmou que, no Bairro Jardim das Hortênsias, há um reservatório com outros cinco milhões de litros de água tratada e armazenada. "A partir da ETA, a água do Marrecas segue até o reservatório do Jardim das Hortênsias, de onde, conforme a demanda, acontece o abastecimento da região Nordeste da cidade, incluindo os bairros Capivari, Castelo, São Ciro, São Ciro II, São Cristóvão, Serrano e Vila Telli", salientou.

O Programa Visitas Legislativas é organizado pela Câmara Municipal e possibilita aos vereadores verificarem obras, serviços e projetos públicos em funcionamento ou em construção, em Caxias do Sul. Desde sua criação, neste ano, foram realizadas outras quatro edições.  Em maio, os parlamentares conferiram as estações de transbordo dos bairros Floresta e Imigrante, que integram o projeto de trânsito SIM Caxias; em julho, visitaram o Monumento Natural Palanquinho, no distrito de Criúva; em agosto, compareceram a unidades e serviços  coordenados pela Fundação de Assistência Social (FAS). No último dia 4 de setembro, verificaram o Rota Nova, projeto para reassentamento de famílias que vivem às margens da Rota do Sol (RSC-453), e o loteamento popular Campos da Serra.

Participaram das visitações de hoje os vereadores Adelino Teles, Felipe Gremelmaier, Henrique Silva, José Dambrós, Kiko Girardi, Raimundo Bampi, Toni Andreis, além do diretor-geral da Câmara, Normelio Zanotto.

01/10/2014 - 13:57
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo