Voltar para a tela anterior.

Vereadora Denise Pessôa relata a trajetória e a influência de Sílvio Toigo na arquitetura da região

Em defesa da comenda que traz o nome do profissional e homenageia quem atua na Construção Civil, a parlamentar mencionou as obras que ele deixou em Caxias


A trajetória e a influência de Sílvio Toigo na arquitetura da região foram reverenciadas pela vereadora Denise Pessôa/PT, na sessão ordinária desta quinta-feira (21/08). Em defesa da Comenda Mérito Silvio Toigo de Construção Civil, Denise listou várias obras que o profissional deixou na cidade. A parlamentar explicou que, na atuação de projetista e arquiteto, ele trabalhou diversas linguagens, como a Art Déco. Informou que Sílvio Toigo veio da Itália no momento em que o país da Europa passava por dificuldades econômicas. Chegou a Caxias em 1922 e sua primeira obra foi o pedestal da Estátua da Liberdade, que fica na Praça Dante Alighieri.

  Durante a plenária, a vereadora mostrou imagens de diversos trabalhos elaborados por Toigo na cidade. Entre eles, algumas residências; clubes sociais, como o atual prédio do Clube Juvenil, que data de 1928; a parte de alvenaria do antigo Cine Ópera, que existia na Rua Pinheiro Machado; o prédio da Metalúrgica Abramo Eberle; a Cooperativa Aliança; e o Monumento ao Imigrante. "Um dos prédios que mais considero é o Auto Palácio. Tenho um carinho especial por ele porque, quando eu fazia parte do Diretório Acadêmico de Arquitetura, conseguimos garantir o tombamento desse espaço. Sofreu alterações, mas está mantido", comemorou Denise.

A parlamentar ressaltou que, na década de 1950, um jornal já destacava as obras de Toigo, elogiando-o por contribuir para a modernização do município. "Todas as academias reconhecem o trabalho dele na cidade e fora de Caxias. Quando trago esse histórico de Sílvio Toigo, trago um ícone, para mostrar a importância que arquitetura tem para a cidade e para o ser humano. A gente acaba traduzindo em obra o momento que se está vivendo", explicou.

Sobre a comenda, cujo projeto é de sua autoria, Denise diz que é uma proposição que também busca valorizar os trabalhadores que edificam as obras no campo da construção civil. Em apoio à manifestação da petista, o vereador Felipe Gremelmaier/PMDB pontuou que progresso não é derrubar prédios, mas saber utilizá-los com atrações interessantes e positivas. "A senhora fez, neste momento, um resgate histórico de Caxias, que serve de incentivo a quem atua na área e aos novos que virão daqui para frente", afirmou Felipe, defendendo que se tenha no município e no Brasil a mesma atenção ao patrimônio histórico e cultural que há na Europa.

Já o vereador Daniel Guerra/PRB salientou que respeita a história de Silvio Toigo, entretanto, se manifestou contrário à criação de mais uma comenda no Legislativo. Na sua opinião, essas distinções devem ser concedidas pelas entidades de classe.

 

21/08/2014 - 20:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo