Voltar para a tela anterior.

Paróquia Santa Catarina é homenageada pela Câmara Municipal pelos 60 anos de história

Proponente da iniciativa, o vereador Zoraido Silva/PTB destacou o envolvimento comunitário dos moradores


As atividades da Paróquia Santa Catarina ao longo de 60 anos de história foram celebradas pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, em sessão solene desta quinta-feira (14/08). Assinado pelo parlamentar Zoraido Silva/PTB, o requerimento da homenagem foi aprovado pelos vereadores em 2013. A cerimônia de hoje foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Gustavo Toigo.

Como proponente da iniciativa, Zoraido falou em nome da Câmara e lembrou um pouco da trajetória da Paróquia Santa Catarina, cuja criação coube ao Bispo Diocesano Dom Benedito Zorzi, no dia 25 de março de 1954. Já o alicerce da paróquia data de 1928, quando foi dada a bênção da pedra fundamental da Igreja de Santa Catarina, que fica localizada no bairro de mesmo nome. Antes de tê-la como padroeira, as devoções da comunidade eram dirigidas a Nossa Senhora das Dores, explicou o parlamentar.

O vereador comentou que foi o jornalista Dirceu Soares que o lembrou do aniversário da paróquia e da relevância de homenageá-la pelo trabalho desempenhado até hoje. Zoraido listou algumas ações promovidas pelos moradores, com destaque para o Mutirão da Solidariedade. Por meio desse projeto, diversas famílias são assistidas e obtêm recursos, sem os quais não poderiam sobreviver.

Além disso, a Paróquia Santa Catarina busca integrar os moradores em eventos, como a Festa em Honra à Santa Catarina, a Festa das Capelinhas e a Festa da Solidariedade, com fundos revertidos para o atendimento ao povo. "Homenagear a paróquia por seu sexagésimo aniversário é, principalmente, destacar o trabalho sempre voltado para o bem-estar da comunidade", frisou Zoraido.

Pelas seis décadas de história, os vereadores entregaram uma placa às mãos dos padres Renato Ariotti, Tiago Camozzato e Norberto Couto. Ariotti se manifestou e agradeceu pela honraria. O pároco citou o nome de diversos religiosos e moradores, valorizando a contribuição coletiva. "Tenho presente agora dois verbos: agradecer e perseverar. Agradecer a Deus pelo bem realizado e por tudo que a paróquia já fez. O outro verbo é perseverar, com a participação e envolvimento de todos", afirmou.

Segundo Ariotti, atualmente, a paróquia está organizada em 11 comunidades, as quais se reúnem pela fé, pelo trabalho e pela oração. Ariotti também relacionou diversos projetos e gestos voluntários e de solidariedade desenvolvidos pelos moradores da paróquia. Entre eles: Circulo de Paz, promovido com base da Justiça Restaurativa, e o Memorial por Carlos Miguel dos Santos, que foi um papeleiro que morreu queimado na cidade em 2012.

O bispo emérito de Caxias do Sul, Dom Paulo Moretto, também compareceu à homenagem. Ele explicou que Santa Catarina é representante do pensamento e padroeira do agir. "Uma grande coisa é pensar, mas não só. O ser humano tem de construir e o mais importante é trabalharmos juntos. O trabalho verdadeiro nunca é isolado, mas em conjunto", orientou, elogiando o desenvolvimento da paróquia.

A diretora de Proteção Social Básica da Fundação de Assistência Social (FAS), Alda Lundgren, representou o prefeito Alceu Barbosa Velho durante o ato. Ela sublinhou o compromisso social da paróquia e elogiou o empenho do padre Renato Ariotti e dos moradores. "Além de cuidar da igreja, o senhor tem uma equipe valorosa que atua no campo social", ressaltou Alda.

No encerramento da solene, o presidente da Câmara, vereador Gustavo Toigo, deixou registrado seu elogio à comunidade da paróquia, pontuando que esses 60 anos de trajetória também "simbolizam Caxias do Sul, constituída, em cima da fé, do trabalho e da família". Para finalizar, padre Renato Ariotti tocou gaita, juntamente com demais integrantes da Paróquia.


14/08/2014 - 21:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo