Voltar para a tela anterior.

Parlamentares debatem sobre a atual situação da Unacon

Obra foi inaugurada no mês passado, mas ainda não conta com o serviço de radioterapia


A nova Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia (Unacon) do Hospital Geral (HG) gerou debate entre os parlamentares, durante a sessão ordinária desta terça-feira (10/06). A estrutura foi inaugurada no dia 9 de maio, mas ainda não conta com o serviço de radioterapia, propósito principal de sua criação.

O republicano Daniel Guerra abriu a discussão em plenário. Ele alertou que a promessa de funcionamento efetivo dessa unidade se arrasta desde 2011. Lamentou e disse não concordar que a obra tenha sido entregue sem ter condições de atender à população. O parlamentar ressaltou que as pessoas doentes continuam tendo que se deslocar a outros municípios para receber o devido tratamento.

Em contrapartida, o vereador Mauro Pereira/PMDB destacou que foi investido pesado nessa obra. Defendeu que o equipamento que a unidade dispõe é de ótima qualidade. O peemedebista reiterou que, de acordo com o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, o aparelho de radioterapia já tem condições de uso, porém, para funcionar a pleno, depende de um documento a ser emitido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). 

O líder de governo na Casa, vereador Pedro Incerti/PDT, mencionou que, embora o serviço de radioterapia ainda não esteja liberado, o número de atendimentos aos pacientes que precisam de tratamento de quimioterapia aumentou consideravelmente.

Guila Sebben/PP também considerou a obra de ótima qualidade. Destacou que muitos hospitais privados não contam com essa estrutura.

10/06/2014 - 21:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo