Voltar para a tela anterior.

Prefeito em exercício destaca o impacto do crescimento demográfico, durante a abertura do ano legislativo

Antonio Feldmann ocupou a tribuna da Casa, conforme previsto na Lei Orgânica Municipal


O prefeito de Caxias do Sul em exercício, Antonio Feldmann, destacou as ações que serão prioridades do governo para 2014, em manifestação na abertura da primeira sessão ordinária do ano, nesta terça-feira (04/02). Conforme previsto na Lei Orgânica Municipal, o prefeito deve expor a situação do município e os planos de governo na primeira plenária de cada ano legislativo. Feldmann, que é o vice-prefeito, substituiu o prefeito Alceu Barbosa Velho, que cumpre agenda com a comitiva da Festa da Uva, na Capital.

Em seu discurso, Feldmann relatou iniciativas que estão sendo executadas e atendem ao crescimento demográfico da cidade, especialmente em áreas como educação, mobilidade urbana, água e saneamento, gestão de recursos financeiros, segurança e meio ambiente. O prefeito em exercício argumentou que, tratando-se de densidade populacional, Caxias do Sul cresce 20% a cada 10 anos. Por isso, os recursos financeiros e humanos são insuficientes e, muitas vezes, há a ocorrência de retrabalho. "Temos elevadas taxas de manutenção. Isso é dinheiro público gasto porque uma parcela da sociedade não cuida do que é seu", cobrou, referindo-se ao vandalismo para com bens públicos.

Conforme ele, a situação atual do município exige mais políticas de acolhimento, educação e integração social. "O movimento migratório que a cidade vive chama a atenção do país, impondo desafios, a partir deste ano", salientou.

Uma das áreas enfatizadas pelo porta-voz do Executivo foi a mobilidade urbana. Feldmann explicou que as obras do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) vão interferir na dinâmica viária. Além disso, comentou sobre o planejamento de um novo aeroporto, em Vila Oliva, sobre o trem regional e a respeito da interligação desses modais para desafogar o ingresso e a saída de pessoas e mercadorias.

Na área ambiental, o prefeito em exercício comentou sobre políticas para a melhoria no abastecimento de água e no tratamento de esgoto. Também explicou que, através de múltiplas secretarias, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), a cidade estará totalmente enquadrada na Lei do Programa Nacional de Destinação dos Resíduos Sólidos.

Feldmann ainda mencionou a instalação de câmeras em diversos pontos da cidade e o investimento na qualificação da Guarda Municipal, a fim de incrementar a segurança pública. Outra medida a ser ativada em 2014 é a infovia local, que deve oferecer tecnologia da informação, via internet, a todos que precisarem do atendimento dos órgãos públicos municipais. O acesso gratuito à rede a partir de dispositivos móveis, nos principais pontos de aglomeração humana e logradouros públicos, também foi sinalizado.

   Sobre o trabalho da Casa Legislativa, Feldmann destacou que a oposição faz o contraponto daquilo que entende justo e que possa melhorar os projetos para a cidade. Para ele, os desafios de um ano com Festa da Uva, Copa do Mundo e eleições são maiores. "A nós, que atuamos na vida pública, as demandas vão aumentar e o tempo para atendê-las ficará mais escasso e caro. Temos importantes compromissos assumidos com a comunidade", frisou.
04/02/2014 - 21:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo