Voltar para a tela anterior.

Bueno elogia a destinação de 75% dos royalties do petróleo para a educação

O vereador afirmou que o setor é um dos pilares de sustentação do país


A lei que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação e outros 25% para a saúde recebeu o apoio do vereador Rafael Bueno/PC do B. Na sessão ordinária desta terça-feira (10/09), o parlamentar destacou a medida, recém-sancionada pela presidente Dilma Rousseff. O comunista afirmou que a educação é o pilar essencial para o desenvolvimento do país.

Bueno apresentou dados do governo federal, segundo os quais o repasse de recursos para a educação e saúde, ainda este ano, alcançará R$ 770 milhões. Disse que, em dez anos, o patamar poderá alcançar a faixa de R$ 112 bilhões. Destacou que as receitas serão fundamentais para se criarem as condições necessárias para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE).

O parlamentar atentou que, entre as metas, se encontram a educação inclusiva e a jornada integral. "O PNE, que ainda precisa ser aprovado pelo Congresso, agora, terá uma fonte concreta de recursos para que as suas diretrizes saiam do papel", afirmou. O vereador lembrou que, em 25 de fevereiro passado, havia protocolado uma indicação à Prefeitura, para destinar à educação 100% da verba proveniente da exploração e da extração do petróleo à qual o município tem direito. Manifestaram-se favoravelmente à lei os vereadores Felipe Gremelmaier/PMDB, Jaison Barbosa/PDT e Pedro Incerti/PDT.

A divulgação do ranking das melhores universidades do país foi outro tema abordado por Bueno. Salientou que a quarta posição geral, conquistada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), reforça a luta pela implantação da UFRGS, na Serra. Aproveitou para divulgar a campanha "Eu quero a UFRGS aqui". O lançamento oficial ocorrerá no próximo dia 14 de setembro, às 9h, na Praça Dante Alighieri.

10/09/2013 - 19:01
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo