Voltar para a tela anterior.

Região Sul quer escolas de educação infantil, UBS e melhoria na segurança

As demandas de 30 localidades foram colhidas no Câmara Vai aos Bairros


Escolas de educação infantil, unidade básica de saúde (UBS) e melhoria na segurança foram os pontos que predominaram na pauta da 3ª edição do Câmara Vai aos Bairros 2013, realizada na noite desta segunda-feira (09/09), no salão da comunidade da igreja Santa Clara, no loteamento Fadanelli. Algumas das 102 pessoas presentes demonstraram angústia para resolver problemas de 30 bairros e loteamentos da região Sul do município. O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Edson da Rosa, conduziu a reunião. Os vereadores encaminharão as demandas colhidas para os órgãos competentes.

O pedido por escolas de educação infantil ganhou força a partir das manifestações de Aurora de Oliveira, do Residencial Bonalume, e Rosa Fonseca, do São Caetano. "O bairro tem 300 moradores e mais de 100 crianças. Algumas mães encontram dificuldades para trabalhar ou deixam as crianças com filhos maiores, o que demonstra a urgência por uma creche", desabafou Aurora.

Rosa complementou que a chamada Grande São Caetano também carece de outra escola de Ensino Fundamental. De acordo com ela, a região do Esplanada ficaria mais segura com módulo do policiamento comunitário e unidade do Corpo de Bombeiros. Este último ponto recebeu o coro comum de Nelson Adriano, do loteamento Fadanelli e Santa Marta. Em seguida, Rosa ainda afirmou que a abertura da Rua João da Costa desafogaria o trânsito. Pediu quadra de esportes e pista de skate.

Para Luis Carlos Ferreira, do Esplanada, o perímetro que abrange bairros como o Aeroporto, o Consolação e o Monte Carmelo já apresenta demanda para UBS específica. Além disso, Cleusa dos Santos, do Vila Gauchinha, reclamou de assaltantes que, em bondes, prejudicam o acesso de alunos às escolas. Relatou o caso de um estudante que quase morreu durante um assalto. Conforme ela, a Brigada Militar precisa intensificar rondas nas saídas dos colégios.

Enquanto isso, Sebastião de Oliveira, do Salgado Filho, cobrou a devolução do dinheiro arrecadado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), a partir da taxa do Fundo Municipal de Recursos Hídricos. Para Maria Walter, do Jardim Oriental, o centro comunitário da localidade necessita de reforma.

Estes foram os 30 bairros e loteamentos contemplados nesta edição: Aeroporto, Alvorada, Arco Baleno, Arco Baleno II, Bom Pastor I, Bom Pastor II, Esplanada, Fadanelli, Glória, Jardim Oriental, Jardim Teresópolis, Kayser, Monte Carmelo, Montes Claros, Nossa Senhora da Consolação, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Caravaggio II, Paraíso Cristal, Residencial Bonalume, Salgado Filho, Santa Marta, Santos Dumont, São Caetano, São Mateus, São Salvador, União, Vila Brasil, Vila Gaúcha, Vila Gauchinha, Vila Lola.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado por meio de parcerias com as associações de moradores, clubes de mães, igrejas, instituições de ensino e quaisquer outras entidades interessadas. A intenção consiste em aumentar a participação da Casa, junto a variados segmentos da comunidade caxiense, bem como, intermediar a solução de problemas apontados pela população.

Além do presidente Edson da Rosa, integram a Câmara Municipal de Caxias do Sul os vereadores Arlindo Bandeira, Clair Girardi (Kiko), Daniel Guerra, Denise Pessôa, Edi Carlos, Felipe Gremelmaier, Flávio Cassina, Flávio Dias, Guila Sebben, Gustavo Toigo, Henrique Silva, Jaison Barbosa, Jó Arse, João Carlos Virgili Costa, Mauro Pereira, Neri Pereira (Neri, O Carteiro), Pedro Incerti, Rafael Bueno, Raimundo Bampi, Renato Nunes, Rodrigo Beltrão e Zoraido Silva.

09/09/2013 - 23:01
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo