Voltar para a tela anterior.

Meninas predominam no Vereador por um Dia 2012

Edson da Rosa destacou a desenvoltura dos alunos


Treze meninas participaram da sessão ordinária simulada do projeto Vereador por um Dia 2012, realizada na tarde desta segunda-feira (22/10), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. A presença maior delas, em relação aos oito meninos participantes, foi comemorada pela vereadora Denise Pessôa/PT. Recentemente, a parlamentar havia lamentado o fato de que, na próxima legislatura (2013-2016), a partir dos resultados do último pleito eleitoral, apenas ela representará as mulheres, entre os 23 vereadores que a Casa terá.

O presidente da Comissão de Educação, Edson da Rosa/PMDB, que conduziu as atividades, pela quinta vez, como vereador, destacou a desenvoltura dos alunos. Observou que, em quatro meses de preparação, os estudantes receberam a orientação de vereadores e professores de como, melhor, colher as demandas das suas comunidades, do bairro e a escolar. Eles conseguiram assimilar boa parte dos ritos do Legislativo, observou.

Edson garantiu que encaminhará as indicações dos adolescentes para o Executivo municipal. Disse que, no âmbito da comissão, será analisada a viabilidade de cada uma das propostas apresentadas.

Sob a presidência de Patrícia Scariot, do colégio Santa Lúcia, a mesa diretora contou com mais três meninas e um menino. A escolha da composição coube aos próprios alunos-vereadores. Antes de chegarem à Câmara, eles passaram por um processo seletivo, nas suas escolas, até receberem as indicações dos colegas.

Nas cerca de duas horas de duração da plenária simulada, iniciada pouco depois das 14h, os jovens demonstraram timidez. Seguiram as etapas de uma sessão padrão, com leitura do expediente, pequenas comunicações, grande expediente, ordem do dia e explicações pessoais. Todas as 21 proposições receberam aprovação unânime.

Mesmo assim, apartes não foram evitados. Após Stela da Silva, de 13 anos, pedir rampas de acesso para os prédios A e B da escola José Protázio Soares de Souza, o jovem Hudson Antunes, da Marianinha de Queiróz, enfatizou: isso é para ontem. Nas calçadas do Serrano, também faltam rampas.

Simpática e comunicativa, Stela dedicou o projeto a um colega cadeirante. Ressaltou que ele e outro aluno encontram dificuldades de acesso às salas de informática. Atentou que, dos R$ 26 mil necessários para o custeio de um elevador vertical, a escola só teria amealhado R$ 8 mil. Afirmou que, a partir do Vereador por um Dia, tomou maior gosto pela política.

Anna Paula Alves, da Laurindo Luiz Formolo, pediu que os vereadores eleitos para a próxima legislatura considerassem a sua sugestão. Ela atentou para providências, na construção de um muro de contenção, junto ao número 800 da Av. Alberto Pasqualini, nas imediações da escola, além de sistema de drenagem. Para a jovem, as medidas poderiam impedir desmoronamentos.

Preocupado com a formação política nas escolas, Vinicius Pozzebon, da Guerino Zugno, propôs uma disciplina sobre o assunto. Conforme o estudante, o tema deveria ser abordado no turno inverso ao das aulas formais. O adolescente demonstrou entusiasmo ao se pronunciar a partir da tribuna, já que, na plateia, colegas exibiram faixa endereçada a ele: Teus eleitores te apoiam. Os alunos-vereadores puderam escolher colegas como assessores políticos.

Outras temáticas ganharam espaço. Maria Eduarda Zambrano, da Armindo Turra, acenou com a obrigação da prática de campanhas de educação sobre doenças sexualmente transmissíveis, nas escolas de ensino fundamental. Solicitou, ainda, vacinas contra a gripe A (vírus H1N1), para os alunos. Alertou que eles não integram o chamado grupo de risco, que o Ministério da Saúde inclui na vacinação gratuita.

Com o Sustentabilidade para o Futuro, Danielle Nied manifestou a intenção de reflorestar praças e de abolir sacolas de plástico do comércio, que dariam lugar às de pano. Na mesma linha, Viviane Gaelzer, da Santo Antônio, apontou para o plantio de árvores nativas, na Rua General Sampaio, 205, Bairro Rio Branco. Para ela, seria uma forma de conscientizar crianças e jovens.

A mesa diretora dos alunos-vereadores ficou assim: Patrícia Scariot, do colégio Santa Lúcia (presidente); Hudson Antunes, do Profª Marianinha de Queiróz (vice-presidente); Bianca Schuster, do Vereador Macial Pisoni (2º vice-presidente); Anna Paula, do Laurindo Luiz Formolo (secretária); e Estela da Silva, do José Protázio Soares de Souza (2ª secretária). Os 21 participantes desta edição ganharam diploma.

A lei que regulamenta o Vereador por um Dia, de autoria do ex-vereador Waldemar Jones Biglia/PDT, existe desde 30 de junho de 1999. Em 7 de novembro de 2001, o vereador Vinicius Ribeiro/PDT propôs alteração à proposta, que foi aprovada. Desde então, passaram a ser contempladas as escolas de Ensino Médio.

Além do presidente Edson, integram a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo os vereadores Daniel Guerra/PSDB, Denise Pessôa/PT, Felipe Gremelmaier/PMDB e Pedro Incerti/PDT. Os parlamentares Mauro Pereira/PMDB, Renato Oliveira/PCdoB e Vinicius Ribeiro/PDT também prestigiaram a plenária simulada.

 

As 21 escolas que participaram do Vereador por um Dia:

Escola Municipal E.F. Fioravante Webber

Escola Municipal E.F. Érico Cavinato

Escola Municipal E.F. José Protázio Soares de Souza

Escola Municipal E.F. Guerino Zugno

Escola Municipal E.F. Governador Roberto Silveira

Escola Municipal E.F. Arnaldo Ballvê

Escola Municipal E.F. Fermino Ferronato

Escola Municipal E.F. Américo Ribeiro Mendes

Escola Municipal E.F. Santa Lúcia

Escola Municipal E.F. Armindo Mario Turra

Escola Municipal E.F. Luiz Antunes

Escola Municipal E.F. Vereador Macial Pisoni

Escola Municipal E.F. Profª Marianinha de Queiróz

Escola Municipal E.F. Laurindo Luiz Formolo

Escola Municipal E.F. Érico Veríssimo

Colégio Madre Imilda

Colégio Mutirão

Escola Cenecista Santo Antônio

Escola Estadual E.F. Abramo Eberle

Escola Estadual E.F. Victório Webber

Escola Estadual E.F. José Venzon Eberle

22/10/2012 - 18:27
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo