Voltar para a tela anterior.

Aprovada moção de apoio à indústria de veículos pesados

Mauro foi o proponente do requerimento


As fábricas de ônibus e caminhões nacionais receberam moção de apoio do vereador Mauro Pereira/PMDB, na sessão ordinária desta quinta-feira (31/05). O documento, assinado por 14 parlamentares, foi aprovado pela unanimidade do plenário. O peemedebista relatou que a medida posiciona-se contra a revisão da legislação nacional, através de resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), com relação ao peso dos veículos para transporte de carga e passageiros. Para ele, a diminuição dos limites prejudica a indústria do setor.

Mauro lembrou que estamos no polo brasileiro da fabricação de ônibus. Ele disse acreditar que as novas determinações federais atendem às demandas ambientais para a diminuição, na emissão de gases. No entanto, ele solicitou que sejam revistas as cotas de pesagem para níveis maiores.

Segundo o vereador, o peso dos veículos aumentou devido aos novos equipamentos, necessários para controlar a emissão de gases. O peemedebista afirmou temer a sustentabilidade das fábricas e a manutenção dos empregos no setor, se não forem tomadas medidas favoráveis às indústrias. A opinião foi compartilhada pelo pedetista Vinicius Ribeiro.

O vereador Francisco Spiandorello/PSDB destacou a forte presença de empreendedores na região. Na mesma linha, o vereador Gustavo Toigo/PDT relatou que a nova regulamentação vem da Europa e tem sido instituída em outros continentes. Lembrou que os novos equipamentos, necessários a ônibus e aviões, aumentam o peso dos veículos.

O documento destaca que as resoluções, vigentes desde janeiro deste ano, buscam instituir limites para emissões de gases em veículos pesados. Abrange a segurança, o conforto e a estabilidade dos caminhões e ônibus. De acordo com o texto, essas determinações provocaram o aumento de pesagem dos veículos. Mauro reiterou que a indústria nacional utilizou tecnologia avançada e não conseguiu alcançar os índices máximos permitidos.

A moção de apoio recebeu assinatura dos vereadores Alaor de Oliveira/PMDB, Ana Corso/PT, Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/PMDB, Francisco Spiandorello/PSDB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Guiovane Maria/PT, Gustavo Toigo/PDT, Marcos Daneluz/PT. Pedro Incerti/PDT, Rodrigo Beltrão/PT, Renato de Oliveira/PC do B e Vinicius Ribeiro/PDT. O documento será enviado à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

 

ALAOR MICHELS DE OLIVEIRA PMDB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDSON DA ROSA PMDB Ausente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FRANCISCO DE ASSIS SPIANDORELLO PSDB Sim

GENI PETEFFI PMDB Presente

GUIOVANE MARIA PT Ausente

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

MARCOS ANTONIO DANELUZ PT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VINICIUS DE TOMASI RIBEIRO PDT Sim

31/05/2012 - 20:20
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo