Voltar para a tela anterior.

Parlamentar Neri, O Carteiro defende horário ampliado em UBS da região do Cruzeiro

A falta de segurança na zona Leste da cidade também é motivo de preocupação do vereador


O parlamentar Neri, O Carteiro/SD defendeu, na sessão ordinária desta quarta-feira (27/09), ampliação de horário nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região Leste da cidade, em que se encontram bairros populosos como Cruzeiro e Bela Vista. O vereador também está preocupado com a falta de segurança nesse lado da cidade.

De acordo com Neri, a sugestão que ele já apresentou à Secretaria Municipal da Saúde é de aumentar até 21h o atendimento em alguma das UBSs da zona Leste, assim como já ocorre em postos dos bairros Esplanada, Desvio Rizzo, Reolon e Vila Ipê. “A possibilidade de ampliar o horário precisa ser estudada, principalmente porque, na região do Cruzeiro, residem mais de 40 mil pessoas e ajudaria muito essa comunidade”, frisa Neri.

De acordo com o vereador Ricardo Daneluz/PDT, o distrito de Fazenda Souza também precisaria dispor de mais horário de atendimento na UBS. A vereadora Gladis Frizzo/PMDB observa que os horários estendidos trazem benefícios especialmente a quem trabalha durante o dia. Na opinião da parlamentar Paula Ioris/PSDB, diante dessa necessidade de maior atendimento nos postos de saúde, será necessário analisar melhor o projeto de lei 41/2017, de autoria do Executivo e que está em tramitação na Casa, o qual possibilita a redução de carga horária para os médicos com 20 horas semanais.

Na questão da segurança, Neri contou que, na última terça-feira (26/09), esteve reunido com os moradores do Cruzeiro, próximo à antiga Pena Branca, onde a comunidade está apreensiva. “Numa floricultura da região, o criminoso chegou a assaltar duas vezes no mesmo dia. A gente participa de várias reuniões sobre segurança e, nessa de ontem, chegamos a repassar para os moradores as orientações que a Brigada Militar nos informa, como a necessidade de sempre registrar as ocorrências e a formação de grupos de WhatsApp (como meio de alerta para riscos de perigo)”, relata o parlamentar.

Neri demonstrou preocupação com a insegurança na região e, por conta disso, observa que a comunidade está começando a se organizar para fazer o que o poder público não consegue.

Outro assunto mencionado pelo vereador foi a proposta de sua autoria para mudança do pictograma que identifica serviços, ações ou espaços voltados aos idosos. Hoje, essa imagem traz um homem com bengala. A sugestão de Neri é mudar para a imagem de um homem em movimento, acrescentado da inscrição “60+”. “É um projeto simples, mas que vai contribuir com a autoestima das pessoas mais velhas”, acredita o vereador.

27/09/2017 - 12:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo