Voltar para a tela anterior.

Kiko avalia impeachment e líderes homenageiam Geni

Projeto Vereador por Um Dia também foi tratado em espaço de líderes de bancada


No espaço de declaração de líderes de bancada nesta terça-feira (26/9) na Câmara Municipal, os principais temas tratados foram o pedido de impeachment do prefeito, o projeto Vereador por Um Dia e a ex-vereadora Geni Peteffi.

O constrangimento a que foi submetido como vereador do PSD diante da decisão do colega de partido e atual vice-prefeito, Ricardo Fabris de Abreu, de encaminhar à Câmara pedido de impeachment contra o prefeito Daniel Guerra/PRB, à revelia de seu conhecimento, motivou o líder do PSD, Kiko Girardi, a anunciar sua abstenção na votação da matéria que ocorreu na sequência.

O vereador não se considera vítima por não ter participado de qualquer análise prévia da denúncia, o que justificou sua reação de surpresa em plenário, o que abriu espaço para uma série de questionamentos sobre sua situação no partido. Destacou a necessidade de manter a coerência, enfatizando que não tem privilégio algum do Executivo, que não responde seus questionamentos feitos a esses e tampouco consegue agendar uma audiência com o prefeito.

O vereador entende que politicamente o governo Guerra está perdido, reflexo de suas atitudes contra as Associações de Moradores de Bairros, entre outras. Porém, independentemente de Fabris ter ingressado no PSD, como não foi consultado, Kiko manifestou-se contrário à denúncia, face o momento político inoportuno e por carregar junto a sigla e o nome do próprio vereador. Ao final, o parlamentar declarou que, para evitar atritos e penalizações internas a que estão sujeitas as siglas, iria abster-se na votação do pedido de impeachment que viria a seguir.

Em nome da liderança do PMDB, o vereador Edson da Rosa relatou o sucesso do evento “Vereador por Um Dia”, promovido na segunda-feira (25/9), graças ao empenho da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer  e Turismo, integrada pelos vereadores Paulo Perico/PMDB, Kiko Girardi, Rafael Bueno/PDT e Alberto Meneguzzi/PSB.

 O parlamentar recordou a passagem da vereadora Geni Petteffi, falecida há quatro anos, coincidentemente no dia do aniversário da Câmara de Vereadores, que nesta terça-feira comemora 125 anos. Para ele, Geni é uma das pessoas cuja memória jamais deve ser esquecida por tudo que fez no exercício de seus mandatos na Casa.

O resgate da figura feito pelo parlamentar provocou apartes de vários vereadores. Gustavo Toigo/PDT destacou o papel de Geni como presidente da Comissão de Construção da sede própria do Poder Legislativo e sua luta em defesa da saúde das mulheres.

Paulo Périco saudou a lembrança trazida à plenário por Edson da Rosa e prestou homenagem à vereadora e a todos os parlamentares que exerceram mandatos na Câmara de Caxias, lembrando a trajetória de seu pai, Dino Périco, vereador e presidente do Legislativo.

Édio Eloi Frizzo/PSB revelou os vínculos afetivos que construiu ao acompanhar a atuação da vereadora Geni e de sua caminhada dentro do Poder Legislativo. Aproveitou para cumprimentar o jornal Pioneiro pelo caderno sobre os 125 anos da Câmara publicado nesta terça-feira.

Em nome do PT, a vereadora Ana Corso, também colega de legislatura de Geni, lembra  de grandes debates que travou com a peemedebista em plenário, realçando o comportamento fraterno que sempre mantiveram como pessoas. Resgatou um dos projetos de iniciativa de Geni que teve a honra de assinar: o que instituiu o “Troféu Mulher Cidadã”.

26/09/2017 - 12:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Clever Moreira - 8697
Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo