Voltar para a tela anterior.

Setembro Amarelo em prevenção ao suicídio aguarda pela sanção do prefeito

A matéria é de autoria da vereadora Paula Ioris e foi aprovada por unanimidade, em plenário


Só depende da sanção do prefeito municipal para que Caxias do Sul passe a ter o Setembro Amarelo. Isso porque, na sessão ordinária desta terça-feira (22/08), por unanimidade, foi aprovado o projeto de lei 49/2017, de autoria da vereadora Paula Ioris/PSDB. Ela pretende que, a cada ano, em setembro, ocorra a necessária reflexão sobre a prevenção ao suicídio.

Entre as justificativas do projeto, a vereadora Paula elencou dados da Vigilância Epidemiológica/DANTS do município. Só no primeiro trimestre de 2017, em tentativas de suicídios, foram 37 casos, e dez suicídios. No ano passado, o órgão contabilizou 191 tentativas de suicídio e 28 suicídios. A parlamentar referiu que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez atentados contra a própria vida poderiam ter sido prevenidos.

No debate de hoje, a vereadora Paula destacou a atuação do Centro de Valorização da Vida (CVV), em Caxias do Sul. Diariamente, das 8h30min às 22h30min, pelo número gratuito 188, 58 voluntários atendem pessoas em estado de vulnerabilidade emocional, com intuito de dissuadi-las da ideia de suicídio. “É a maior violência que o ser humano pode cometer contra si e a sua família. Conforme a OMS, o Brasil é o oitavo país no mundo em suicídios, com crescimento de 10% na faixa etária de 15 a 19 anos de idade”, informou.

De acordo com a parlamentar, outras seis cidades gaúchas prestam atendimento pelo 188. Ressaltou que, em média, no Estado, há 1,5 mil ligações por dia. Alguns dos colaboradores do CVV de Caxias acompanharam a votação em plenário.

Diversos vereadores se manifestaram em apoio à iniciativa de Paula. Rafael Bueno/PDT sugeriu que os símbolos de Caxias fossem iluminados em tom amarelo, em setembro. Ana Corso/PT alertou que o Rio Grande do Sul está em 1º lugar, no Brasil, com o dobro da média nacional de suicídios. Segundo a petista, essa causa só perde para acidentes de trânsito e homicídios. Renato Nunes/PR pontuou que a depressão é o principal motivo para atentados contra a própria vida.

 

PL 49/2017 (votação):

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ADRIANO BRESSAN PMDB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Presente

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA PRB Sim

GLADIS FRIZZO PMDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO PMDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

22/08/2017 - 13:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo