Voltar para a tela anterior.

Escola de Trânsito alerta para cuidados que idosos devem ter como pedestres e motoristas

Carlos Beraldo, gerente da unidade, abordou o assunto na Tribuna Livre do Parlamento caxiense, em espaço solicitado pelo Conselho do Idoso


O gerente da Escola Pública de Trânsito (EPT) de Caxias do Sul, Carlos Beraldo, alertou sobre os cuidados que idosos devem ter como pedestres e motoristas. Nesta quarta-feira (26/07), ao abordar o assunto na Tribuna Livre do Parlamento caxiense, em espaço solicitado pelo Conselho Municipal do Idoso, Beraldo também considerou a necessidade de a população em geral ter mais respeito e ser mais tolerante com as pessoas mais velhas.

Segundo o gerente, nos últimos anos, além da atuação constante da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) – à qual a EPT está ligada –, no sentido de coibir acidentes e de conscientizar sobre os riscos da imprudência no trânsito em quaisquer idades, é desenvolvido um trabalho voltado especificamente ao público idoso.

Entre os dados tristes e, ao mesmo tempo, motivadores desse trabalho, está o número de mortes de idosos no trânsito no ano de 2015. De acordo com Beraldo, foram 14 mortes. Muitas atividades, palestras e orientações foram promovidas desde então e, no ano seguinte, a quantidade foi bem menor: três idosos morreram. Neste ano, porém, seis pessoas idosas perderam a vida em acidentes, sendo quatro por atropelamentos.

Para que a conscientização permaneça viva na sociedade e se evite novos casos, é que a EPT, o Conselho Municipal do Idoso e demais entidades não param de atuar e orientar idosos e a população em geral sobre a atenção e os cuidados necessários como pedestres, motoristas e ciclistas. “Mudança de comportamento é fundamental. Não adianta fortalecer o sistema viário e a sinalização, se não mudarmos nosso comportamento no trânsito. E a Escola Pública de Trânsito está aberta para ajudar”, enfatiza Beraldo.

Em termos de dados gerais, o gerente lamenta que, em 2016, em Caxias do Sul, 34 vidas se foram no trânsito. Até o momento, em 2017, o total de perdas já chega a 27. O gerente ressalta que, apesar dessas estatísticas, toda a equipe do trânsito tem trabalhado para que os índices de ocorrência sejam zerados.

Pontualmente aos idosos, Beraldo deixou algumas dicas para quando estiverem no trânsito: caminhar atentamente; ter poucos objetos nas mãos; andar pela calçada e longe do meio-fio; não correr ao atravessar a rua e não ter vergonha de pedir ajuda para efetuar a travessia; utilizar sempre a faixa de segurança; dirigir devagar e evitar longos percursos. Ao final da manifestação em plenário, diversos parlamentares elogiaram Beraldo pela dedicação e comprometimento à frente da Escola Pública de Trânsito da SMTTM. O fone de contato da comunidade com a EPT é 3290.3955.

26/07/2017 - 14:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo