Voltar para a tela anterior.

Executivo responderá ao Legislativo sobre o funcionamento de laboratórios de análises clínicas

O pedido de informações partiu dos vereadores Ana Corso e Renato Oliveira e foi aprovado


Informações sobre o funcionamento de laboratórios de análises clínicas deverão ser prestadas pela Prefeitura Municipal. Na sessão ordinária desta terça-feira (18/07), por unanimidade, foi aprovado o requerimento de 119/2017, de autoria dos vereadores Ana Corso/PT e Renato Oliveira/PCdoB. Conforme a Lei Orgânica do Município, o Executivo terá 30 dias para enviar as respostas ao Legislativo.

No texto, os autores abordam informação atribuída à secretária da Saúde, pela não renovação do contrato 926/2012, referente à prestação de serviços laboratoriais de diagnósticos e exames de análises clínicas, que se encerra no próximo dia 7 de agosto. Conforme o requerimento, a quantidade mensal de exames gira em torno de 20.000 por mês. Aponta que a Associação Cultural Virvi Ramos manifestou interesse em absorver toda a demanda.

Ana e Renato consideraram que, localizada na Zona Norte da cidade, se a associação assumir todo o serviço, poderá haver transtornos para o deslocamento de pessoas que necessitarem dos exames, sobretudo as que dependem do transporte coletivo. Ponderaram que, recentemente, foi constatado que a Virvi Ramos se encontrava desabilitada da condição de entidade filantrópica sem fins lucrativos.

Entre os questionamentos, estão: se procede a informação de não renovação do contrato; a real necessidade de exames mensais; quantos a Virvi Ramos realiza atualmente; quantos e em quais laboratórios também são feitos os procedimentos. Os parlamentares também indagam acerca daqueles feitos na Central de Exames do Município. Solicitam, ainda, se há estudo que contemple o deslocamento até a associação, se esta permanece na condição de entidade filantrópica sem fins lucrativos, com a anexação de documentos comprobatórios.

No debate de hoje, outros vereadores também se manifestaram. Para Rafael Bueno/PDT, idosos poderão ser prejudicados. Edson da Rosa/PMDB considerou difícil a centralização do atendimento laboratorial. Paula Ioris/PSDB quer maior atenção às coletas. Adiló Didomenico/PTB e Paulo Perico/PMDB compartilharam das preocupações dos colegas.

 

REQUERIMENTO 119/2017 (votação):

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Presente

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA PRB Sim

GLADIS FRIZZO PMDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO PMDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

18/07/2017 - 11:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo