Voltar para a tela anterior.

Parlamento Regional esteve em Farroupilha 

Reunião tratou de Região Metropolitana, portaria da carne, capacitação e outros temas


A mobilização para que a Assembleia Legislativa vote logo os projetos de lei da Região Metropolitana da Serra foi destaque na reunião do Parlamento Regional nesta segunda-feira (10/07). Também entraram na pauta a portaria estadual que limita o comércio de carnes em pequenos estabelecimentos, serviços hospitalares, capacitação escolar sobre constituição e melhorias em estradas.
O encontro desta vez ocorreu na Câmara Municipal de Farroupilha. Na abertura, o coordenador do Parlamento Regional, Felipe Gremelmaier, destacou o trabalho do grupo junto à Assembleia para inclusão de Coronel Pilar e Nova Roma do Sul no projeto da Região Metropolitana. O objetivo é que o tema entre logo em pauta, com quórum suficiente para votação.
A portaria estadual que delimita venda de carnes em açougues e pequenos mercados foi o segundo assunto. Preocupa os representantes dos municípios que comerciantes de varejos menores sejam prejudicados devido às regras impostas. O Parlamento Regional pretende participar de audiência sobre o assunto promovida pela Assembleia.
Na área da saúde pública, o coordenador informou aos colegas parlamentares a disposição da diretoria do Hospital Geral em apresentar os serviços da instituição na próxima reunião do Parlamento Regional. Será no Legislativo de Bento Gonçalves, em 31 de julho. 
Ainda em relação à saúde, o presidente da Câmara de Farroupilha, Fabiano Piccoli, pediu apoio regional para que o Hospital São Carlos volte a receber um recurso relativo à porta de entrada de urgência e emergência. Na quarta-feira, a 5ª Coordenadoria Regional da Saúde promove reunião sobre o tema. O hospital perdeu o benefício há dois anos.
Melhorias em estradas da região também foram debatidas. O presidente da Câmara de Nova Prata, Magnus Spagnol, externou a preocupação da CIC/Serra em busca de reparos na Ponte Ernesto Dorneles, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, e o avanço do projeto de prolongamento da Rodovia do Parque, na parte que ligaria a Serra a Portão. O presidente da Câmara de Monte Belo do Sul, Nilso Cavaleri, sugeriu uma audiência pública para reivindicar ao Daer mais acostamentos na RST-470.
O presidente do Legislativo de Farroupilha, Fabiano Piccoli, pediu antecipação de 11 para 9 de agosto da capacitação sobre o “Manual Constituição em Miúdos”. Voltada a promover cidadania a alunos de ensino fundamental, a publicação será apresentada a professores em um evento organizado pela Escola Escola do Legislativo de Caxias do Sul. 
A sugestão partiu do parlamento farroupilhense. A ministrante será a autora do livro, Madu Macedo. Haverá participação de Florian Madruga, presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e Contas (Abel) e de representante do Senado.
Os presidentes também definiram que o Parlamento Regional terá participante na eleição da Aglomeração Urbana do Nordeste (Aune), em 17 de julho. A representante será a presidente da Câmara de Nova Roma do Sul, Marina Panazzollo.
Estiveram no sexto encontro do Parlamento Regional, Felipe Gremelmaier, Fabiano Piccoli, Marina Panazzollo, Magnus Spagnol, e também dos presidentes do Legislativo de Bento Gonçalves, Moisés Scussel Neto; de São Marcos, Patrícia Camassola; de Coronel Pilar, Fabiano Sabei; de Nova Prata, Magnus Spagnol; e de Monte Belo do Sul. Também participaram Eliana Tedesco e Tamara Gaio, servidoras da Escola do Legislativo de Caxias do Sul.
 
 

10/07/2017 - 18:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo