Voltar para a tela anterior.

Adiló propõe informações sobre podas em site

Vereador protocolou projeto para que a prefeitura disponibilize andamento de pedidos na internet


A possibilidade de o cidadão acompanhar via site oficial da prefeitura sua solicitação de poda ou corte de árvore é proposta pelo vereador Adiló Didomenico/PTB. No grande expediente desta quarta-feira (05/07) na Câmara Municipal, o petebista explicou esse projeto de lei e tratou de temas noticiados pela imprensa.
A ideia foi protocolada no Legislativo na semana passada. Conforme Adiló, em caso de aprovação, o Executivo fica obrigado a disponibilizar na internet pedidos de corte e podas protocolados no setor de Praças, Parques e Jardins (PPJ) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Também deve constar o encaminhamento e a situação do serviço.
Na avaliação do parlamentar, o canal de informações beneficiará o contribuinte, além de colaborar para a transparência de ações do Poder Executivo prevista em lei. A prefeitura deverá respeitar a ordem das solicitações, se elas foram deferidas ou indeferidas, o cronograma de execução e a data de conclusão do serviço.
O vereador comentou sobre lentidão dos atendimentos da PPJ e que muitos contribuintes são notificados para consertar calçadas com avarias causadas pelo crescimento das árvores. No entanto, não podem fazer o corte ou poda sob risco de notificação.  
Em aparte, Flávio Cassina/PTB alertou para a dificuldade enfrentada por de pedestres no Centro em dias de chuva. Devido a galhos da vegetação estarem muito baixos pela falta de poda, as pessoas têm de desviar ou se molham pela água que cai das árvores. Adiló lembrou que situação semelhante ocorre nos pontos de ônibus, onde as pessoas têm a visão prejudicada pelos galhos e têm de avançar na via para ver a chegada do coletivo.
Em seu espaço, Adiló comentou sobre notícias desta quarta-feira. Citou como bom exemplo Farroupilha, onde se anunciou que neste ano ocorre a última Fenakiwi com remodelação no ano que vem. Lamentou que o mesmo não aconteceu em Caxias do Sul em relação à cancelada Festa da Uva.
Crítico da falta de segurança pública, o parlamentar elogiou o governo estadual pelo anúncio de concurso para 6,1 mil vagas para policiais civis e militares e bombeiros. Em relação ao preço do gás de cozinha, o petebista observou que o governo reduziu em R$ 0,88 (4,5%), mas que quando aumenta, o reajuste chega a R$ 3. O vereador ainda criticou o fato de o Daer pedir à população pedidos via telefone para tapa-buracos na Rota do Sol, quando os pontos avariados são conhecidos.

05/07/2017 - 10:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo