Voltar para a tela anterior.

Ana Corso toma posse no Legislativo caxiense e garante defesa dos direitos humanos

Primeira suplente, a petista substituirá Denise Pessôa, que entrou em licença maternidade


A primeira suplente do PT, Ana Corso, foi empossada vereadora no início da sessão ordinária desta terça-feira (04/07), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Ela começa a substituir Denise Pessôa, vereadora petista em licença maternidade. Nas eleições de 2016, Ana somou 1.401 votos. “Estou cumprindo 17 de anos de atuação, no Legislativo caxiense. Esta Casa faz parte da minha história de vida”, destacou. Hoje, Ana também preside o PT local.

Ana lembrou ter presidido a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, hoje com o vereador Rodrigo Beltrão/PT à sua frente. A parlamentar ressaltou que manterá a própria atuação política em defesa dos trabalhadores, negros, mulheres, pessoas com deficiência, do grupo LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros).

A petista lamentou a situação política brasileira. “Hoje, na Presidência da República, temos um governo ilegítimo que atua na ameaça de conquistas. Querem relativizar os efeitos do assédio sexual. O resultado das reformas previdenciária e trabalhista será uma CLT facultativa”, lamentou. Para ela, a chamada negociação entre patrão e empregado não pode prevalecer às regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

De acordo com Ana, outro ponto de preocupação dela, enquanto substituir Denise, se dará no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, presidida pelo vereador Elói Frizzo/PSB. Ela anunciou que pretende contribuir com a revisão do Plano Diretor do Município (lei complementar 290/2007). Considerou que essa discussão se encontra atrasada.

Ao longo do ano passado, na suplência, Ana chegou a assumir como vereadora e presidiu a Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente. Já foi vereadora de Caxias do Sul por quatro mandatos consecutivos (1997-2012), atuando como líder da bancada petista.

Como suplente, Ana exerceu mandato de deputada federal (2001-2002). É graduada em Artes, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Desde o início dos anos 1980, está filiada ao PT, sigla que ajudou a fundar. Antes de ingressar no partido, militava no movimento estudantil, contra a ditadura militar brasileira (1964-1985), e no sindicato de trabalhadores do setor de fiação e tecelagem.

Diversos vereadores se manifestaram em saudação ao retorno de Ana à Câmara. Um deles foi Rafael Bueno/PDT, para quem a colega o ensinou a lutar pelas minorias sociais.

04/07/2017 - 10:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo