Voltar para a tela anterior.

Legislativo aprova moção em defesa do Banrisul

Iniciativa se deve à possibilidade do banco ser privatizado pelo Estado


Uma moção de apoio em defesa do Banrisul como patrimônio dos gaúchos foi aprovada por unanimidade nesta quinta-feira (29/06) pela Câmara Municipal. O documento pede à Assembleia Legislativa que não aprove qualquer proposta de federalização, privatização ou alienação do banco.
A vereadora Denise Pessôa/PT, que apresentou a moção de autoria  coletiva dos parlamentares, manifestou-se no plenário. Agradeceu a presença em plenário de representantes do Sindicato dos Bancários, acrescentado que na semana passada participou de audiência pública na Assembleia, quando se decidiu a moção municipal.
Denise Pessôa argumentou que um projeto do Executivo trata da alienação de estatais e outro de privatização, com emendas do deputado estadual Marcel Van Hattem, da base do governo, no sentido de incluir o Banrisul. Então, acha importante a manifestação do Legislativo, com debate em defesa do banco.
Para justificar que a privatização não é vantagem, a petista citou o exemplo da telefonia, que passou por esse processo e acabou com serviço mais caro, menos investimentos e menor eficiência à população.
Destacou que a instituição patrocina eventos culturais e esportivos, dá lucro ao Estado do Rio Grande do Sul e é estratégico para o desenvolvimento estadual. 
Em aparte, Adiló Didomenico/PTB também defendeu o banco. Afirmou que não viu nenhuma manifestação do Executivo contra a venda do Banrisul e que o governador afirma que o banco não está na pauta. 
Rafael Bueno/PDT, que estagiou na instituição, informou que 98% dos municípios gaúchos estão contemplados pelo Banrisul e que em 97% ele é o único a prestar o serviço. Lembrou que todo lucro do banco fica no Estado.
Do PSB, Elói Frizzo analisou que nenhum país no mundo será organizado se privatizar suas instituições. Opinou que ideologicamente o país só será soberano se controlar sistema financeiro e sua política de juros. Ressaltou a presença do Banrisul em pequenas cidades onde bancos privados não investem.
Paulo Périco/PMDB reforçou que a moção mostra a importância do banco. No entanto, destacou que em nenhum momento o governador José Ivo Sartori falou em privatizar a instituição. Acha que alguém está plantando boato. O peemedebista opinou que vender o banco não resolveria o problema financeiro do Estado. Argumentou que ele dá lucro, e que privatizar serve para estatais que não contribuem com o Estado.

Vereador Partido Voto
ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim
ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim
ALCEU THOMÉ PTB Sim
ARLINDO BANDEIRA PP Não Votou
CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim
DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim
EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim
EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim
EDSON DA ROSA PMDB Sim
FELIPE GREMELMAIER PMDB Presente
FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA PRB Sim
GLADIS FRIZZO PMDB Sim
GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim
NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim
PAULA IORIS PSDB Sim
PAULO FERNANDO PERICO PMDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO DANELUZ PDT Sim
RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim
Total Sim: 21     Total Não: 0     Total Abs: 0
Aprovado por Unanimidade
 

29/06/2017 - 12:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo