Voltar para a tela anterior.

Fechamento do Pronto Socorro do HG e denúncia contra Temer são pautados por Rafael Bueno

Pedetista foi um dos vereadores que ocupou o grande expediente nesta quarta-feira


O fechamento do Pronto Socorro do Hospital Geral (HG), que estampa as capas dos principais jornais do município, nesta quarta-feira (28/06), foi repercutido pelo vereador Rafael Bueno/PDT, na plenária de hoje. O pedetista destacou que esse fato e a própria superlotação do pronto atendimento (PA) 24 Horas, o postão, escancara a crise na saúde pública de Caxias do Sul.

Bueno disse que a situação é preocupante e que a população está agonizando diante da paralisação dos médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além da consequente superlotação do postão e de unidades básicas de saúde (UBS). O vereador declarou que, quando um pronto socorro é desativado, os postinhos acabam lotando ainda mais. Em seguida, alertou para o possível fechamento do setor de Oftalmologia do Hospital Virvi Ramos, o qual, segundo ele, pode não ter o convênio renovado com a Prefeitura.

O pedetista também tratou de recente denúncia contra o presidente da República, Michel Temer, por corrupção passiva, apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Janot pede a perda do mandato do presidente, o primeiro a ser denunciado pelo Supremo, no exercício do mandato, na história do Brasil. Bueno lamentou que o deputado federal Mauro Pereira/PMDB-RS fosse um dos defensores do chefe de Estado e definiu Temer como um criminoso, pedindo a prisão dele e de aliados envolvidos em escândalos de corrupção.

Os vereadores Renato Oliveira/PCdoB e Renato Nunes/PR manifestaram-se em aparte a Bueno. Oliveira afirmou que a crise financeira, marcada pelo desemprego, faz com que as famílias procurem o SUS com frequência, e cobrou medidas efetivas do prefeito Daniel Guerra, no que diz respeito à saúde pública.

Nunes pontuou que o pronto socorro do Hospital Geral foi fechado, por algumas vezes, na administração passada, e explicou a medida da Prefeitura, em deslocar médicos, das UBS para o postão. Segundo o republicano, profissionais experientes foram transferidos dos postinhos, para que atendessem os inúmeros casos de urgência do pronto atendimento.

28/06/2017 - 13:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo