Voltar para a tela anterior.

Negócios em queda e segurança no trânsito preocupam líderes

Paula Ioris propõe reflexão e Arlindo Bandeira quer sinalização de vias


A vereadora Paula Ioris/PSDB abriu o espaço das declarações de líder na sessão ordinária desta quarta-feira (28) manifestando preocupação com os efeitos da crise econômica na indústria e comércio de Caxias do Sul. Ao recepcionar visitantes que desejavam comprar artigos de lã em Caxias, visitou lojas de pronta entrega e outlets e verificou a redução significativa dos estabelecimentos.

Em compensação verificou que produtos de inverno confeccionados em Caxias do Sul estão presentes com destaque em centros comerciais que estão “bombando”, mas na vizinha Farroupilha. Sugeriu que se avaliem as razões para esta debandada que prejudica a economia caxiense já que os impostos ficam em ouro município.

A parlamentar fez uma avaliação positiva das viagens dos vereadores Gustavo Toigo/PDT e Paulo Périco/PMDB ao exterior e Edson da Rosa/PMDB a Uruguaiana, em especial pelo conhecimento que agregaram e que compartilharam com os vereadores em suas prestações de contas. Ela propõe refletir sobre o fato de, ao buscar informações e relacionamentos que vão acrescentar ao desempenho do Legislativo e da comunidade, caiba aos vereadores custear do próprio bolso as despesas.

No seu entendimento, mesmo reconhecendo que há episódios de mau uso do dinheiro público, não é possível que um Poder se submeta ao julgamento da população para não gastar em diárias, abrindo mão de sua independência e da iniciativa dos parlamentares em buscar soluções fora da sua realidade em outros locais do mundo, desde que preste contas. Fez um paralelo com a atitude das empresas que incentivam a viagem de seus funcionários na expectativa de que retornem com percepção de novas oportunidades, além do equilíbrio emocional proporcionado pelas visitas turísticas que fizerem.

Em aparte o vereador Édio Elói Frizzo/PSB manifestou seu apoio à reflexão proposta pela vereadora Paula Ióris, reconhecendo o aprendizado que teve ao participar de quatro congressos nacionais relacionados com o saneamento, e que conseguiu adotar na gestão pública nas áreas em que atuou. Defendeu que não apenas vereadores, mas funcionários devem apropriar conhecimento em viagens que resultem em benefício para a comunidade.

Em sua declaração de líder do PP, o vereador Arlindo Bandeira relatou encontro mantido como Secretário Municipal de Transito, Transportes e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares, do qual participaram lideranças do bairro Cruzeiro e de outras comunidades. Foi solicitar investimentos do município na sinalização com pintura de faixas laterais e divisórias nas vias públicas, em especial em estradas do interior, como do trevo de acesso até o distrito de Fazenda Souza na Rota do Sol. Além disso, pediu a instalação de uma sinaleira na esquina da Ribeiro Mendes com a Frei Pacífico no bairro Pio X.

Embora a boa vontade do Secretário, Bandeira diz ter sido informado que para investimentos nestas melhorias, o município depende de licitações, o que pode demorar um pouco. Sua preocupação é com a segurança no transito e a necessidade de se evitar a repetição de acidentes cuja frequência assusta a população. Aproveitou para agradecer a atenção conferida pelo diretor de iluminação pública aos pedidos que tem feito para instalar lâmpadas, especialmente nas comunidades do interior do município.

Em aparte o vereador Alceu Thomé/PTB enfatizou a importância da sinalização nos trechos de estrada que ligam Fazenda Souza a Santa Lúcia do Piaí, além de outras ligações distritais. Já o vereador Adiló Didomênico/PTB sugeriu ao líder do governo, Chico Guerra/PR, que avalie a retomada do acordo sobre intervenções em pontos críticos, que já vigorou entre CODECA e Secretaria de Trânsito e Transportes, utilizando recursos oriundos de multas de trânsito.

28/06/2017 - 13:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo