Voltar para a tela anterior.

Professor Périco apresenta relatório de missão à Itália

Viagem resulta na criação de subcomissão das APLs no Legislativo


A criação de uma subcomissão voltada ao desenvolvimento de novos Arranjos Produtivos Locais (APL) integrada à Comissão de Desenvolvimento Econômico, já em funcionamento na Casa, foi o primeiro resultado prático da viagem do vereador Paulo Périco/PMDB à Itália na semana passada. O parlamentar usou o Grande Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (29) para apresentar o relatório da missão oficial, que empreendeu as suas expensas, a Milão e Padova, representando o Poder Legislativo caxiense.  

O parlamentar viajou a convite do Promos, setor da Câmara de Comércio de Milão, que promove a competitividade de empresas da região da Lombardia no mercado internacional, cujo diretor, Andrea Bonalumi, desenvolveu para o SEBRAE o modelo de negócios que denominou Arranjos Produtivos Locais. O projeto das APLs foi concebido por Bonalumi de 2002 a 2006 graças à memorando de intenções formalizado entre as partes.  

O vereador havia observado que as APLs implantadas no Brasil privilegiaram outros Estados, especialmente do nordeste, em áreas em que Caxias do Sul e Serra Gaúcha tem grande potencial, porém, ainda não utilizados em sua plenitude. Com documentos e publicações de caráter institucional da CIC e da Câmara, Périco explanou as possibilidades de Caxias do Sul como polo produtivo e suas especialidades, abrindo perspectivas para estreitamento de relações com empresas italianas da região da Lombardia.

A interface destes relacionamentos serão as representações empresariais como CIC, CDL, Microempa, UCS, Prefeitura e Câmara de Vereadores, a quem caberá, pelo desenho das APLs, a aprovação de legislação que facilite o aporte de projetos inovadores no município. O vereador lembrou que atualmente Caxias do Sul tem três Arranjos Produtivos Locais em atividade ligados à moda, à informática (Trinopolo) e à metalmecânica. Sua proposta, já encaminhada à Câmara de Vereadores, é a criação de uma subcomissão para tratar exclusivamente do apoio à criação de novos Arranjos em áreas de relevância econômica.

Em seu relatório, o peemedebista ainda referiu contatos feitos em Aresi, terra da Alfa Romeu, empresa mundial que, ao ser adquirida pela Fiat, foi gradativamente desativada desempregando 18 mil pessoas. A estrutura física foi adaptada a um shopping Center que tem como âncora o museu da Alfa Romeu, passando de polo industrial a polo de serviços. Périco também esteve na Universidade de Padova, onde estudou como bolsista na área de Ciência Política através de convênio com a UCS, se reportando ao diretor técnico Calogero Licata e membros do equivalente parlamento local, onde discorreu sobre a realidade política caxiense, gaúcha e nacional.  

Foi em Padova que o parlamentar caxiense estabeleceu contato com Marco Rubinelli, CEO contratado para implantação do maior banco do mundo em ativos, o ICVE da China. Marco atualmente é consultor sênior de negócios e, apresentado ao potencial do mercado industrial caxiense e regional, se dispôs a colaborar na prospecção de parcerias a serem firmadas através da CIC, das secretarias de desenvolvimento econômico em nível local e estadual, com quem Périco já tem agenda marcada para repassar os contatos. O vereador viajou por sua conta.

Em aparte, o vereador Gustavo Toigo/PDT elogiou a prestação de contas de Périco e sugeriu a criação da APL da biotecnologia, segmento de alto valor agregado que Caxias do Sul tem. Manifestou sua satisfação com a abordagem relativa ao potencial do turismo industrial, pauta que defende na Comissão de Desenvolvimento Econômico, assim como o papel dos vereadores em aprovar leis que viabilizem o desenvolvimento de inovação tecnológica e competitividade através de APLs.

28/06/2017 - 12:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo