Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal enaltece os 50 anos de história da Igreja Adventista em Caxias do Sul

A sessão solene sugerida pelo vereador Edio Elói Frizzo/PSB foi realizada nesta quarta-feira (20/07) e contou com a apresentação do Coral Jovem do templo


O Legislativo municipal enalteceu a trajetória de 50 anos da Igreja Adventista em Caxias do Sul, durante a sessão solene desta quarta-feira (20/07). O 1º vice-presidente da Câmara, parlamentar Flavio Cassina, conduziu a cerimônia, que teve bela apresentação do Coral Jovem do templo. O requerimento da homenagem partiu de sugestão do vereador Edio Elói Frizzo/PSB e contou com autoria coletiva, sendo aprovado pelo plenário.  

Frizzo discursou representando a Casa e recuperou um pronunciamento que a então vereadora Geni Peteffi/PMDB (que morreu em 2013) fez em 2011. Na época, a parlamentar detalhou a história da igreja, desde os primeiros impressos chegados ao Brasil, nos Estados de Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo. Frizzo também detalhou  a trajetória da igreja em Caxias do Sul, onde existe desde o ano de 1966.

No dia 23 de julho de 1966, foi realizado o primeiro culto, em uma sala alugada na Rua Olavo Bilac. Depois, seguiu para outra sala na Rua Bento Gonçalves. Anos depois, ocorreu a aquisição do terreno na Rua Marechal Floriano, 307. Posteriormente, houve a construção do templo. A mudança de endereço foi no final da década de 1970. Atualmente, em Caxias, há 26 unidades da igreja, com cerca de 3 mil membros, e uma escola, no bairro Jardim América.

A atuação da Igreja Adventista não se limita às reuniões religiosas. Possui diversas ações sociais em prol dos cidadãos, como a Ação Solidária Adventista (ASA) e o Clube de Aventureiros e Desbravadores. “Deixamos hoje registrado aqui na Câmara de Vereadores o sucesso de um trabalho reconhecido no Brasil e em nossa cidade. É mais do que justa esta homenagem pelo que a Igreja Adventista faz pelo próximo, buscando uma vida melhor para todos”, ressaltou Frizzo.

Pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Caxias do Sul, Charles Veiga agradeceu pela distinção do Legislativo e apresentou uma parte do coral de jovens, que entoaram hinos e receberam os aplausos da plateia. Veiga informou que o coral completo conta com 130 vozes. O pastor fez uma oração e convidou os caxienses para o Culto de Gratidão, que ocorre no próximo sábado (23/07). Também pastor, Luiz Varreira declamou uma poesia em reverência ao templo. Um vídeo referente à estrutura da Igreja no mundo foi mostrado à plateia.

Por fim, o presidente da Igreja Adventista para a Região Central do Rio Grande do Sul, pastor Marcos Júnior, disse que a instituição somente tem a agradecer à cidade de Caxias e sublinhou o propósito de bem acolher a todos. Marcos Júnior informou que, em breve, a igreja instalará, na Rua Dr. Montary, 1441, um Centro de Influência, onde serão oferecidos serviços e cursos gratuitos à população. “A igreja está disponível à comunidade caxiense. Queremos ser relevantes, estender laços de amizade e ajudar as pessoas a se sentirem melhor. Estamos aqui para servir”, enfatizou Marcos Júnior.   

O requerimento 46/2016, referente à honraria à Igreja Adventista, também traz a assinatura dos parlamentares Adelino Teles/PMDB, Ana Corso/PT, Arlindo Bandeira/PP, Denise Pessôa/PT, Felipe Gremelmaier/PMDB, Renato Oliveira/PCdoB e Rodrigo Beltrão/PT. Frizzo cumprimentou Renato Oliveira por ter concedido um de seus espaços de homenagem para a realização desta sessão solene.

20/07/2016 - 22:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo