Voltar para a tela anterior.

Temática do idoso será incluída entre as comissões permanentes da Câmara

Assinada por 13 vereadores, a proposta teve acolhida e foi aprovada por unanimidade


A temática do idoso será incluída entre as comissões permanentes do Legislativo caxiense. Isso porque, na sessão ordinária desta quarta-feira (20/07), por unanimidade, foi aprovado o projeto de resolução (P.R.) 4/2015, assinado por 13 vereadores, viabilizando a criação do novo grupo de trabalho. A partir de agora, a Casa passará a contar com dez comissões de caráter contínuo, sendo que a de Ética Parlamentar só se reúne quando provocada.

Um dos 13 autores, o vereador Virgili Costa/PDT abriu o debate. Atualmente, o parlamentar preside uma comissão temporária especial da Câmara sobre o tema. Nos últimos anos, o pedetista vinha insistindo para que essa comissão se tornasse permanente. Lembrou que, em 6 de novembro de 2014, por exemplo, a maioria (11 X 10) do plenário havia rejeitado emenda aditiva proposta por ele, com a mesma intenção.

Na sessão de hoje, diversos representantes de órgãos defensores dos idosos acompanharam o debate de pouco mais de uma hora, em plenário. Ficou definido que a nova comissão estará no Regimento Interno da Casa, com diversas funções. Entre as quais, fazer zelar pelo cumprimento integral do Estatuto do Idoso, apresentar propostas relacionadas à área, encaminhar às autoridades competentes qualquer caso de violação aos direitos dessas pessoas.

Virgili voltou a mencionar que a população de idosos, em Caxias do Sul, já ultrapassou a faixa de 50 mil pessoas. Para ele, a nova comissão terá muitos desafios a defender, como as implantações, na cidade, de uma delegacia e de unidade de pronto atendimento (UPA) exclusivamente dedicadas aos idosos.

Em seguida, diversos vereadores utilizaram a palavra para denunciar abusos contra os idosos e reiterar o apoio à comissão. Entre outros pontos, trataram de violência, crédito consignado, planos de saúde elevados, Previdência Social com baixo poder aquisitivo de aposentadorias. Nessas linhas, manifestaram-se os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Ana Corso/PT, Denise Pessôa/PT, Elói Frizzo/PSB, Guila Sebben/PP, Gustavo Toigo/PDT, Jaison Barbosa/PDT, Pedro Incerti/PDT, Rafael Bueno/PDT, Renato Nunes/PR, Rodrigo Beltrão/PT.

Como autores, junto com Virgili, assinaram o P.R. 4/2015 os vereadores Adelino Teles/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT, Jaison Barbosa/PDT, Rafael Bueno/PDT, Renato Nunes/PR e Rodrigo Beltrão/PT, além dos ex-vereadores Flávio Dias, Henrique Silva, Kiko Girardi e Washington Cerqueira.

 

PR 4/2015 (votação):

ADELINO TELES PMDB Sim

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Presente

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Não Votou

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Ausente

20/07/2016 - 19:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo