Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense propõe ao governador Sartori novo projeto de segurança

A ideia é que egressos do serviço militar obrigatório possam opcionalmente ser incorporados à Brigada


A Comissão de Pacificação Restaurativa do Legislativo caxiense, presidida pelo vereador Gustavo Toigo, propôs, na tarde desta quarta-feira (29/06), ao governador do Estado, José Ivo Sartori, um novo projeto de segurança. No Palácio Piratini, em Porto Alegre, o parlamentar explanou a proposta, entregue sob a forma de ofício. “Nesse momento de crise econômica, egressos do serviço militar obrigatório poderiam, de forma opcional, ser incorporados à Brigada Militar”, destacou. Toigo também pediu que Caxias do Sul servisse como piloto do futuro programa, a partir da experiência de 2012, quando a cidade foi a pioneira, no Rio Grande do Sul, na implantação do policiamento comunitário.

O governador mostrou-se receptivo e prometeu analisar a sugestão. Disse que tem avaliado modelos com policiais temporários. Sartori afirmou que, no momento, estão sendo desenvolvidas ações para qualificar o policiamento estadual.

De acordo com o presidente da comissão, o governo estadual poderia lançar uma sistemática articulada e integrada com a União, através do Exército Brasileiro, e com os municípios. “Pensamos em uma preparação intensiva de dois meses, anteriores ao término do serviço militar. O curso seria ministrado na própria unidade militar ou nos batalhões de Polícia Militar, consistindo na obtenção de práticas e técnicas de abordagem policial e de conhecimento de legislação correlata ao serviço de policiamento preventivo e ostensivo”, explicou Toigo.

O vereador ainda apontou que a remuneração caberia aos três entes da federação (União, Estado e município), com um salário mínimo nacional pago por cada um. Assim, cada policial receberia três remunerações mínimas por um período temporário e emergencial de dois anos.

Além do vereador-presidente Gustavo Toigo, integram a Comissão Temporária Especial da Pacificação Restaurativa os vereadores Adelino Teles, Daniel Guerra, Denise Pessôa, Guila Sebben e Neri, O Carteiro.

29/06/2016 - 18:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo