Voltar para a tela anterior.

Vereador Gustavo Toigo destaca o trabalho da cadeia de reciclagem em Caxias do Sul

O parlamentar elogiou a atuação de diferentes agentes ambientais, defendendo maiores ganhos aos catadores


O trabalho da cadeia de reciclagem em Caxias do Sul marcou o pronunciamento do vereador Gustavo Toigo/PDT, durante a plenária do Legislativo caxiense, nesta terça-feira (1°/03). O pedetista elogiou a atuação de diferentes agentes ambientais, defendendo maiores ganhos aos catadores, que são, normalmente, os primeiros a zelarem pelo recolhimento e separação dos resíduos.

Toigo apresentou alguns números que destacam o consumo e a produção de lixo por parte da população caxiense. De acordo com o parlamentar, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), empresa de economia mista responsável pela coleta do lixo domiciliar na cidade, recolhe, diariamente, 450 toneladas de resíduos, sendo 80% do tipo orgânico e 20% seletivo. Um sistema de contêineres está sendo ampliado para diferentes regiões da cidade e já envolve 4 mil recipientes instalados até o momento, informou Toigo.

O vereador detalhou a estrutura principal da cadeia da reciclagem, envolvendo a atividade de quem cata e seleciona os resíduos, passando pela comercialização dos materiais até o reaproveitamento pela indústria. “A reciclagem envolve um bem econômico e social, pois gera emprego e renda à comunidade, além de auxiliar o meio ambiente. Mas, nessa cadeia, o catador é o que tem menor salário e deveria receber mais”, defendeu Toigo, lembrando que recentemente protocolou projeto para instituir o Dia Municipal dos Catadores de Material Reciclável em 23 de setembro.

Na avaliação do pedetista, a prefeitura de Caxias do Sul já desenvolve diversas ações que potencializam e valorizam a cadeia da reciclagem como um todo e o município é exemplo em termos de saneamento. Ao mesmo tempo, o pedetista acredita que há espaço para o poder público se inserir ainda mais como indutor de novas atividades e empreendimentos no setor, dentro do que estabelece a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

 

01/03/2016 - 18:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo