Voltar para a tela anterior.

Conhecidos os agraciados com a Comenda Medalha Zumbi dos Palmares 2015

A condecoração será entregue em sessão solene de 19 de novembro, às 19h30min, no plenário da Câmara Municipal


Foram conhecidos na tarde desta quinta-feira (05/11), na sessão ordinária da Câmara Municipal, os nomes que receberão a Comenda Medalha Zumbi dos Palmares 2015. De autoria da Mesa Diretora da Casa, o requerimento 83/2015 teve aprovação unânime na plenária. A sessão solene deverá ocorrer no próximo dia 19 de novembro, às 19h30min, no plenário da Casa. Neste ano, a indicação ficou com Ademir Antônio dos Santos Neves, Jocemar Barbosa e Irmã Maria do Carmo Gonçalves.

Todo ano, a distinção é oferecida a três pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado na defesa dos direitos humanos e da cidadania, no combate à discriminação e ao preconceito, entre outras formas de inclusão social. Instituída pelo decreto legislativo 174/A, de 4 de outubro de 2005, a partir de proposição do vereador Edson da Rosa/PMDB, a medalha homenageia os nomes forem indicados pelos líderes de bancadas da Casa e pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra (Comune).

Além do vereador-presidente Flavio Cassina, integram a Mesa Diretora os vereadores Edi Carlos Pereira de Souza (vice-presidente), Guila Sebben (2º vice-presidente), Edson da Rosa (secretário) e Pedro Incerti (2º secretário).

 

Conheça os homenageados:

Ademir Antônio dos Santos Neves

Ademir Antônio dos Santos Neves, 53 anos, é fundador do Templo Africano Oxum e Ogum, em 1980, onde exerceu trabalhos da religião afro-umbandista. Atualmente, é líder religioso do Conselho Municipal da Comunidade Negra (Comune) de Caxias do Sul. Em 1996, foi eleito delegado do Conselho Estadual de Umbanda e Cultos Afro (CEUCAB). Em 2000, assumiu a Delegacia Nacional do Superior Órgão Internacional de Umbanda e dos Cultos Afros (SOI), cargo em que atua até hoje. Em 2011, criou o Troféu Alabê de Ouro (aos tamboreiros). No mesmo ano, esteve à frente da criação do Tributo à Ancestralidade, ato responsável por homenagear as mais antigas e experientes mães-de-santo do município.

 

Irmã Maria do Carmo Gonçalves

Irmã Maria do Carmo dos Santos Gonçalves, 40 anos, é natural de Rio Grande (RS). Desde 2010, ocupa o cargo de coordenadora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), onde pleiteia melhores condições sociais para haitianos, senegaleses e outros imigrantes que vêm chegando ao município. Quando jovem, além de ter participado da Pastoral da Juventude, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas. É formada em Filosofia, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e mestra em Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

 

Jocemar Barbosa

Jocemar Barbosa, 48 anos, foi moradora do Bairro Sagrada Família, durante mais de 40 anos, quando atuou como secretária-geral e diretora da associação de moradores do bairro. Hoje, diretora de formação da União das Associações de Bairros (UAB) e diretora da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), foi uma das sócias-fundadoras da União das Mulheres Caxienses (Umca) e lutou em prol da Delegacia da Mulher de Caxias do Sul. Também foi conselheira do Conselho Municipal da Comunidade Negra (Comune). Atualmente, reside no loteamento Campos da Serra, onde também acumula o cargo de diretora de comunicação da AMOB.

05/11/2015 - 19:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo