Voltar para a tela anterior.

Chamar a Força Nacional para auxiliar na segurança dos gaúchos é o pedido do vereador Daniel Guerra

O parlamentar está preocupado com os índices de criminalidade de Caxias e o baixo efetivo de policiais no Estado


O vereador Daniel Guerra/PRB fez um pedido ao governo do Rio Grande do Sul tentando sensibilizá-lo a chamar a Força Nacional para auxiliar na segurança dos gaúchos. Na plenária desta terça-feira (22/09), o parlamentar informou que protocolou a solicitação na Câmara Municipal porque está preocupado com os índices de criminalidade de Caxias e o baixo efetivo de policiais no Rio Grande do Sul. "Pedimos a José Ivo Sartori que faça a formalização desse chamamento da Força Nacional porque é competência do governador. Não podemos nós, vereadores, fazermos isso", esclareceu o republicano.

Guerra acrescenta que esse expediente não implica em custo para o contribuinte ou para a administração estadual. Na sua opinião, a Força Nacional ajudaria a ampliar a proteção dos cidadãos e inibir a ação de delinquentes que têm cometido crimes em diversas cidades do Estado, em especial em Caxias do Sul. O parlamentar defende que essa ação de parte do governo gaúcho seja imediata. "Cada segundo que se espera aumenta a possibilidade de ocorrerem crimes e atos de violência", entende Guerra.

O republicano também apresentou números que demonstram defasagem no quadro funcional da Brigada Militar. De acordo com o vereador, o efetivo atual da BM no Estado é de 20.542 policiais. Entretanto, segundo Guerra, a lei definiria um mínimo de 37.050 brigadianos.  "Há um déficit histórico de 16.508 profissionais, ou seja, 44,56% a menos do exigido. Representa menos segurança nas ruas. Há um brigadiano fazendo o papel de dois e isso não é possível aceitar", critica Guerra.

Na sessão ordinária de hoje, o republicano também se solidarizou com a campanha de doação de órgãos, cuja semana está sendo lembrada nacionalmente e conta com apoio do Legislativo caxiense.

 

22/09/2015 - 18:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo