VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Não, presidente, colegas vereadores, vereadoras, eu entendo o vereador Claudio que queria pedir o adiamento do Projeto nº 50/2025, mas uma coisa eu tenho que falar ao vereador Claudio e aos demais vereadores sobre uma situação que está acontecendo aqui na Câmara, como por exemplo adiamento de moções, adiamento de pedido de informações. São coisas, regras que estão sendo criadas e eu acho que agora, nesse processo de adequação do regimento interno nós vamos poder dar uma analisada melhor, porque todos os requerimentos, colegas vereadores e vereadoras, quando são aportados aqui na Câmara, eles ficam acessíveis para todos os vereadores e toda assessoria, todos os projetos, eles são públicos. Aí, vereador Claudio, foi chamada uma reunião, cerca de uns 15 dias, vereador Frizzo, o senhor estava em Brasília, então eu recordo, senhor, é o único que tem a desculpa de dizer que não estava aqui, mas foi chamada uma reunião, presidida a reunião pelo vereador Lucas Caregnato, onde esteve todos os secretários da Prefeitura, relacionado aos projetos, esteve a Gregora falando sobre o projeto das ACS; esteve a servidora pública, como é que é o nome, Cristiano? Que estava ali, a Ketlen, juntamente com o secretário Dornelles e o Micael falando sobre o projeto, esteve outros secretários falando sobre cada projeto que seria aportado aqui na Câmara para nós tirarmos todas as nossas dúvidas, e nós ficamos ali quase duas horas tirando dúvidas, perguntando e perguntando. Então nós estivemos aqui na Câmara para tratar sobre todos os projetos que seriam aportados e serão aportados ainda nos próximos dias aqui na Câmara. Então, vereador Claudio, o senhor está na sua legitimidade de pedir o adiamento, mas o senhor não estava na reunião, não estava na reunião. Então o que acontece, o senhor quer pedir o adiamento de uma coisa que o senhor não estava na reunião, que ali era o momento de sanar as dúvidas, e a gente podia ter feito... Não, nós tivemos tempo de fazer emendas ao projeto nesse período de tempo!
VEREADOR CLAUDIO LIBARDI (PCdoB): Vou lhe pedir um aparte.
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Porque agora movimenta toda uma Câmara aqui, todas as comissões que já têm muita coisa para fazer com pareceres, tem que refazer um parecer, voltar o projeto. Então acaba a gente tendo... Alterando todo o organograma aqui da Câmara de procedimentos aqui de trabalhos. Servidores aqui de comissão que já tinham projetos para fazer, vai ter que refazer. Servidores que vão ter que dar outros pareceres, colocar na pauta. Então se a gente pudesse começar a participar mais das reuniões quando o Executivo vem na Câmara para que a gente pudesse atentar os projetos, seria mais útil para que a gente otimizasse o tempo Legislativo. Seu aparte, vereador Claudio.
VEREADOR CLAUDIO LIBARDI (PCdoB): Obrigado pela gentileza, vereador Rafael. Eu acredito que não tenha ficado compreendido pelo senhor qual era o objeto. Meu objeto não é nenhuma questão de esclarecimento quanto à norma, eu entendi perfeitamente; novamente, um erro. Agora, de forma efetiva, a apresentação da emenda pode ser feita até o início... Perdão, até o final da primeira discussão. É legítimo a minha apresentação de emenda, o senhor é legítimo para votar contrário. Agora, de toda forma, se toda oportunidade que nós tivermos que debater quanto custa o tempo do Legislativo, tenho certeza que o Executivo, com erros, gasta muito mais que eu, e o senhor também sabe disso. A gente pode debater isso, não tem nenhum problema. O que eu estou falando para o senhor aqui, de forma muito transparente, é que eu acredito que nós precisamos fazer uma adequação na lei e eu posso apresentar uma lei complementar amanhã e alterar a lei. O senhor é legítimo para votar contrário. Agora, que da minha parte falta transparência na lei, embora seja clara qual é o objeto, falta transparência. Por isso, a emenda. Eu não tinha nenhum compromisso com o governo, que o governo votasse favorável. Procurei o vereador Daniel, procurei o vereador Wagner, eles conseguiram acertar comigo a retirada. Posteriormente, em razão dessa reunião que foi realizada, eles optaram por alterar o entendimento e votar de forma contrária. Não tem nenhum prejuízo. Agora, é legítimo o meu requerimento, eu vou continuar apresentando o requerimento, e infelizmente, o que tem tomado o nosso tempo, tomado as nossas discussões em uma parcela significativa, são erros no projeto de lei do Executivo como esse erro. A gente não precisaria estar discutindo, eu podia ter apresentado uma lei complementar anteriormente, e vamos combinar, se fosse clara as coisas, o Executivo nem precisaria vir aqui explicar como tem vindo, envergonhado não só o senhor, como tem me envergonhado e envergonhado toda a Caxias, como me envergonhou o secretário Milton Balbinot. Obrigado pela gentileza.
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Bom. Vereador, eu faço aqui uma referência ao vereador Ramon, estava presente e tirou várias dúvidas. Essa reunião não é da base do governo, é para todos os vereadores estarem presentes. Então, ali é o momento de sanar as dúvidas e ainda, inclusive, apontar o erro para o Executivo: “Olha, não está correto”. Agora, deixar vir para plenário, dar um delay de quase um mês o projeto, ver o erro no plenário e querer retardar um processo, eu acho que aí também é sacanagem. Concordo com o que o senhor falou, mas aí é sacanagem deixar vir a plenário. E o senhor, se votar adiamento de novo, vou votar contra. Obrigado, presidente.