VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Presidente, primeiro quero fazer uma saudação aqui aos familiares do Seu Honorino, a sua filha Maria Terezinha Bianchi, que está aqui presente; e também a Adriana Bianchi, nora, esposa do Mário Bianchi. Bom, presidente, colegas vereadores, o Honorino Silvestre Bianchi, podemos observar a foto dele no telão, nasceu no dia 4 de outubro de 1926 e é natural do Travessão Solferino da 5ª légua da Cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS
Senhora Presidente, Senhoras Vereadoras e Senhores Vereadores,
Honorino Silvestre Bianchi nasceu no dia 04 de outubro de 1926 e é natural do Travessão Solferino, 5ª légua, na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Até os 14 anos de idade, foi agricultor, trabalhou em pedreiras, foi viajante e foi também motorista da Prefeitura de Caxias do Sul, durante o mandato do Prefeito Euclides Triches. Porém, a principal fonte de renda de sua família era a comercialização de leite.
Casou-se com Therezinha Formolo Bianchi, de cuja união nasceram oito filhos: José, Agostinho (in memoriam), Eugênio, Ana, Maria, Luis, Glória e Mário. Tiveram ainda um filho do coração, o Padre Renato Antonio Ariotti, que foi adotado carinhosamente pela família ao vir de Bento Gonçalves, com 15 anos de idade, para Caxias do Sul. A amizade foi tão grande que a família o adotou como filho e irmão.
Junto à sua esposa, estabeleceu residência no centro de Caxias, para a criação de gado de leite, na propriedade adquirida na Rua Tronca. Na década de 50, com a urbanização avançando na área central, mudaram-se para o Bairro Cruzeiro, uma região mais afastada, a qual ainda não era considerada bairro, na época, para assim dar continuidade à produção de leite, além da criação de porcos, atividade que garantia o sustento da família de oito filhos.
Tinha uma vida social muito ativa e a capacidade de alegrar as pessoas, com suas piadas, histórias, risadas e muitos elogios. Com facilidade na comunicação, além de português e italiano, também arriscava algumas frases na língua alemã.
Ao lado de sua esposa, sempre levou os princípios da religião católica como forte inspiração de sua vida. Rezavam juntos, ao acordar, antes das refeições e ao se deitarem. Eram o casal com mais tempo de matrimônio no Bairro Cruzeiro.
Em 2020, ano em que celebrava 66 anos de casado, aos 97 anos, foi vítima de COVID-19, e sua partida repentina, em 18 de dezembro, abalou a todos, deixando uma lacuna na família.
O seu principal legado, segundo os filhos, é justamente o valor que a família tem e tudo aquilo que ele transmitiu em termos de valores.
São essas as razões que motivaram a apresentação deste Projeto. Contamos com a acolhida dos Nobres Pares no sentido de sua aprovação.
Caxias do Sul, 18 de novembro de 2024; 149º da Colonização e 134º da Emancipação Política.
Documento assinado eletronicamente em 18/11/2024 às 14:58
RAFAEL MALCORRA BUENO - Vereador - PDT
(Ipsis litteris – Legix)
São essas razões, colegas vereadores, a qual eu peço a aprovação de todos os colegas para o senhor Honorino Silvestre Bianchi, essa justa homenagem de uma pessoa que ajudou no desenvolvimento, em uma época que tudo era distante, mas que criando seus oito filhos, muitos continuam ainda o legado do pai, trabalhando na área de venda de frutas, verduras, agricultura, mas nos Bairros Cruzeiro e Bela Vista, com certeza, através do seu Honorino Bianchi e de outras pessoas do seu tempo, ajudaram no desenvolvimento de Caxias e o que ela é hoje. Obrigado, presidente.
[J1]Transcrição do Rodizio 10 da Sessão: Sessão Ordinária 29ª