VEREADORA TATIANE FRIZZO (PSDB): Bom dia a todos que nos acompanham pelas redes sociais e também pelo canal da TV Câmara Caxias.
PRESIDENTA DENISE PESSÔA (PT): Só um minutinho, só um minutinho, só uma correção: Declaração da bancada do Patriota, que fica prejudicada, porque o vereador não está. E agora, então, a Declaração de Líder da bancada do PSDB. Pode retomar, por favor, o tempo da vereadora Tatiane. Obrigada.
VEREADORA TATIANE FRIZZO (PSDB): Bom dia a todos que nos acompanham pelas redes sociais, também pelo canal da TV Câmara Caxias. Aos colegas vereadores; nossa presidenta, vereadora Denise Pessôa, a plateia que nos saúda aqui com a sua presença. Sejam todos muito bem-vindos. Nessas eleições, e quero falar especificamente sobre o governo do estado, por muitas vezes, aqui nesta tribuna, nós nos sentimos, sim, intimidadas. Por vezes, tentaram nos calar, nos desmoralizar com palavras e ações que saíam do campo democrático e agrediam as pessoas. Eu quero dizer o quanto eu acredito e, hoje, após o resultado das eleições, eu vejo que cumpri o meu papel, defendendo um governo reconhecido democraticamente pelos gaúchos. Sabemos, sim, que ainda existem muitos desafios, ainda há muito por se fazer. Não está tudo bem, mas essa é uma administração que se propõe a ser não apenas um governo de continuidade, mas, sim, de superação, de melhoria. Um dos princípios nesse contexto é o respeito, é a capacidade de ouvir as pessoas...
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): No momento oportuno, um aparte, vereadora.
VEREADORA TATIANE FRIZZO (PSDB): ...de agregar por meio do diálogo. A política não é uma guerra entre o bem e o mal.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Um aparte, vereadora.
VEREADORA TATIANE FRIZZO (PSDB): E, embora a gente tenha divergências no campo das ideias, sempre temos que respeitar uns aos outros. Tenho muita alegria de construir junto esse projeto democrático e ver o reconhecimento da nossa sociedade que escolheu, sem dúvidas, o melhor candidato ao governo do Estado. Um projeto em prol do desenvolvimento econômico, da responsabilidade com as contas públicas em defesa das mulheres, das minorias, da inclusão, principalmente da comunidade autista, que é uma pauta com a qual eu me identifico muito e tenho trabalhado incansavelmente aqui na Câmara de Vereadores. Dessa forma, eu tenho a certeza de que, em breve, vamos avançar muito mais. Obrigada a todos que fizeram parte desta história e desta vitória da democracia e escolheram um governador com habilidade de unir as pessoas, que vai, vereador Felipe, governar para todos, para aqueles que votaram nele e para aqueles que não votaram também. Que respeita as divergências, que tem capacidade de compreender que as nossas diferenças são menores do que os nossos pontos incomum. Quero agora a ceder os apartes. Vereadora Marisol. Opa, vereador Rafael Bueno primeiro.
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Bom, vereadora, primeiro, eu quero parabenizá-la. Nada como um dia depois do outro. É bíblico, Mateus dez alguma coisa: exalte-se e será humilhado; humilha-se e será exaltado. E a senhora foi humilhada há poucos dias aqui na sessão, e, hoje, está subindo a tribuna com toda a honra, com toda a glória. Sabe por que, vereadora? Porque quando a gente acredita naquilo que a gente luta, a gente vai até o final na humildade, sem a soberba, sem o ódio, sem o rancor. E, às vezes, a gente conta com aquilo, o ovo nas nádegas da galinha, vamos dizer assim, e contaram a vitória antes do tempo. Então quero lhe dizer, vereadora, que a senhora está de parabéns. E tanto no governo estadual, tanto no governo federal, nós estamos todos no mesmo avião. Todos os brasileiros, todos os gaúchos. E se a gente torcer para que esse avião vá mal, que de turbulência, todo mundo vai morrer. Não vai se salvar ninguém. É o nosso Brasil, mas principalmente o nosso Rio Grande do Sul. Aquelas crianças estão sem escola, sem alimento. Aquelas pessoas estão famintas. Nós precisamos lutar conjuntamente, independente de quem ganhou ou não. O presidente Bolsonaro está isolado. Tanto é que no palácio onde ele está, só ele e os filhos deles estão juntos. Os próprios ministros dele já reconheceram a vitória do presidente Lula, os governadores eleitos. O cara dele de São Paulo lá já disse: “Eu quero estar na base do Lula”. O mundo inteiro, os presidentes já estão ligando, todos os presidentes, do mais à esquerda ao mais à direita. Então nós temos que trabalhar em conjunto pelo bem da cidade. E vereador Scalco, só quero fazer uma fala. A vereadora Denise, deputada, tenho certeza de que vai trazer recursos para Caxias, aliás, porque nós vamos cobrar dela. Mas deveria cobrar também do deputado dele que ele citou, o Van Hattem, que, pelas planilhas, se não estão erradas, aqui da Secretaria de Saúde, ele fez 17 mil votos na última eleição e só trouxe 350 mil para Caxias. Poderia trazer muito mais. Aliás, ele foi o terceiro mais votado em Caxias. Obrigado, vereadora.
PRESIDENTE TATIANE FRIZZO (PSDB): Vereadora Marisol.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Vereadora Tatiane, eu queria também fazer uma referência a esse dia muito especial para nós, uma semana que começa com as certezas que nós sempre tivemos. Hoje eu até me atrasei um pouco para sessão, hoje tinha que fazer um exame, hoje cedinho, e quando eu saí de casa, com esse frio, deu uma vontade de botar um casaco branco porque é assim que eu sinto que a gente recomeça, num clima de paz. Que é o que a gente precisa, não é? Acho que é o que a gente quer em todos os sentidos na nossa cidade, no nosso estado e no nosso país. Mas quando a gente fala sobre o governador Eduardo Leite... Primeiro reeleito da história, mais um feito inédito de alguém que tem uma capacidade muito acima da média para liderar. Um excelente gestor, que, muitas vezes, a gente pode não concordar, os colegas já falaram isso em algumas situações, mas é um excelente gestor, alguém que tem interesse em fazer o bem para as pessoas sempre, que nunca mediu esforços, que é uma pessoa dedicada, mas que tem no sangue mesmo, assim, na forma de falar, essa questão da paz, do respeito às pessoas. Tem tantas frases do nosso governador eleito, Eduardo Leite, que eu vou levar para a vida porque foram incríveis nos debates, nas entrevistas, como aquela: “Onde o senhor vê um eleitor lulista, um eleitor bolsonarista eu vejo gaúchos. Eu vejo as pessoas para quem eu vou ter que governar”. Então ter a certeza de que nós teremos mais quatro anos de total dedicação do governador Eduardo Leite, do vice-governador Gabriel Souza, mas principalmente num clima de paz, de tolerância, de respeito às diferenças é algo que me dá efetivamente esperança para que nós tenhamos cada vez mais o crescimento do nosso estado, o reconhecimento de tudo que já foi feito e daqui para frente. Então acho que é um dia mesmo para agradecer aos gaúchos pelo entendimento, pela percepção, pela compreensão desse trabalho e também agradecer aos caxienses, afinal o governador Eduardo Leite venceu também em Caxias do Sul. Isso é muito gratificante para todos nós.
VEREADORA TATIANE FRIZZO (PSDB): Obrigada, vereadora Marisol. Vereador Felipe. Bom, para concluir, então, eu espero que todos nós possamos, de hoje em diante, nos unir e trabalhar cada dia mais pelo nosso Rio Grande.
VEREADOR FELIPE GREMELMAIER (MDB): Uma Declaração de Líder da bancada do MDB.
VEREADORA TATIANE FRIZZO (PSDB): ...Sem orgulho, sem vaidades, seja fazendo parte do governo, seja fiscalizando o governo, fazendo sugestões, levando propostas de ideias, de projetos porque sim, é dessa forma que a gente vai deixar um legado. Viva a democracia, viva o povo gaúcho, viva as diferenças. O Rio Grande falou mais alto. Um grande abraço a todos os nossos eleitores gaúchos que conduziram Eduardo Leite aos próximos quatro anos no governo do estado com a certeza de que não faltará, por parte dele, dedicação para entregar um estado ainda melhor. Muito obrigada.