VEREADOR ZÉ DAMBRÓS (PSB): Senhora presidenta, nobre colegas. Eu faço um voto de pesar pela passagem do Ivan Cavagnoli. Um policial civil aposentado, colega do delegado Paulo, da delegada Suely, foi colega do meu irmão, mas um vizinho meu de porta. Construiu um prédio na frente de casa, e nós tivemos muitos e muitos anos uma relação de muita amizade. Então ele deixa três filhos e três netos, com 67 anos. E deixa um legado de amizade, de parceria, enfim. O Ivan foi um grande vizinho que, por muitas e muitas vezes, esteve na minha casa e que construiu um prédio com a nossa ajuda, com a nossa parceria, cedendo água. Enfim, essas coisas que marcam na vida da gente. Então à família nossos sentimentos, e que Deus o receba de braços abertos. Era isso, senhora presidenta.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR ALEXANDRE BORTOLUZ – BORTOLA (PP): Senhora presidente, senhoras e senhores vereadores, bom dia a todos. Gostaria de externar nossos sentimentos aos familiares do ex-deputado Idivar Francisco Appio, natural de Lagoa Vermelha, mas que se enraizou em Vacaria, do Partido Progressista. Uma pessoa muito bem-quista, radialista. Faleceu no dia de ontem, à tarde. Trabalhou desde jovem na rádio. Foi narrador esportivo pela Rádio Esmeralda.
VEREADOR OLMIR CADORE (PSDB): Um aparte, vereador.
VEREADOR ALEXANDRE BORTOLUZ – BORTOLA (PP): Então, os Campos de Cima da Serra ficam muito entristecidos com a partida dele. Também ressaltar que, no período em que ele deputado, mesmo não sendo natural de Caxias do Sul, ele tinha escritório político aqui em Caxias do Sul, ali na Rua Matteo Gianella, em frente ao Ponto Sete. Então, para mostrar a importância também para os deputados de fora, a importância que Caxias do Sul tem e tinha na época também, para se ter um escritório político de uma pessoa que nem era natural de Caxias. Seu aparte, vereador Olmir Cadore.
VEREADOR OLMIR CADORE (PSDB): Vereador Bortola, não sabia do falecimento do Appio, o deputado Appio, meu amigo particular. Nós tivemos por muito tempo uma amizade muito próxima. Ele foi deputado estadual, federal, e eu disputei eu acho que a eleição de 2002 com ele. Ele fez sempre grande votação em Caxias do Sul. Retribuiu com muito trabalho em defesa de Caxias e da região. E eu, sinceramente, lamento e me solidarizo à família neste momento de dor. É uma grande perda.
VEREADOR ALEXANDRE BORTOLUZ – BORTOLA (PP): Obrigado, vereador Cadore. Então fica aqui, senhora presidente, senhoras e senhores vereadores, a nossa manifestação de pesar pela partida do sempre deputado Francisco Appio. Que Deus acolha os familiares, que Deus conforte os familiares de uma maneira que conforte a todos neste momento de dor. Obrigado, presidente.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR LUCAS CAREGNATO (PT): Bom dia, presidenta Denise, colegas vereadoras, colegas vereadores, as pessoas que nos acompanham aqui na plateia e as pessoas que nos acompanham pelo canal da TV Câmara, pelas nossas redes sociais. Utilizar este espaço aqui, este voto de congratulações para destacar a festa da democracia que ocorreu no domingo. Este parlamento aqui, que tem mais de 120 anos, ele acompanham todos os processos da República, desde a República Velha, onde o voto era de cabresto; passou pela ditadura do Estado Novo; pela República Populista, de 45 a 64; pelo Estado de Exceção, de 64 a 85; pela redemocratização e o que a gente chama de Nova República; e ontem, mais uma vez, aliás, domingo mais uma vez esse processo eleitoral. Saudar e congratular os dois eleitos, que fazem relação diretamente com a nossa vida. Em primeiro lugar, o governador Eduardo Leite, primeiro governador reeleito na história do Rio Grande do Sul e que quebra várias barreiras, principalmente pelo fato da reeleição, do projeto que ele defende, e de conseguir congregar os diferentes, que é o nosso caso, o caso do Partido dos Trabalhadores, que seguirá sendo oposição; mas, por uma opção ideológica e pelos nossos princípios, apoiamos o governador Eduardo Leite. Desejamos um ótimo governo e que o olhar seja atento para corrigir vários problemas que a nossa cidade tem. E ainda eu infeliz...
VEREADOR CLOVIS XUXA (PTB): Se possível um aparte, Lucas.
VEREADOR LUCAS CAREGNATO (PT): Já no momento oportuno, vereador Clovis Xuxa. Infelizmente, na sexta-feira não sobrou tempo. Vários colegas tinham compromisso, e não deu quórum na hora que eu ia fazer minha Declaração de Líder. Uma tristeza, porque geralmente tem quórum, não é? Mas, enfim, destacar aqui e parabenizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito pela votação mais expressiva na história da república e que nos governará. Eu aqui, como líder da bancada de oposição, já me manifestei várias vezes. Certamente estaremos em Brasília buscando recursos, pensando em obras e melhorias para a nossa cidade, já que passamos quatro anos esquecidos. Então, o desejo é de que a democracia precisa ser respeitada. Aqui no Rio Grande do Sul, foi eleito um governador do PSDB; o presidente Lula do PT. Assim como em outros estados, outros governadores de distintos partidos que apoiavam o presidente Lula, que eram oposição então, de um sistema eleitoral reconhecido internacionalmente. E certamente, o que nós temos de mais bonito no nosso país e na nossa nação é o estado democrático de direito, que seguirá vigoroso, agora com um governo do PT. Pode... Seu aparte, vereador Clovis Xuxa.
VEREADOR CLOVIS XUXA (PTB): Obrigado, vereador Lucas. Quero cumprimentar os eleitos. A nossa única esperança é que nós consigamos juntos fazer um bom trabalho, olhar para as pessoas mais carentes. Que viva também a democracia, que a democracia seja respeitada aqui em Caxias do Sul e demais no país. Que nós possamos também juntos agora cobrar e construir um Rio Grande melhor e um Brasil para todos. Obrigado.
VEREADOR LUCAS CAREGNATO (PT): Obrigado, vereador Xuxa. Na Declaração de Líder aprofundaremos esse tema. Obrigado, presidenta.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADORA TATIANE FRIZZO (PSDB): Senhora presidenta, nobres pares colegas vereadores. Eu quero aqui fazer um voto de congratulações para a Unidade Básica de Saúde do Parque Oásis, que recebeu o certificado UBS Amiga do Idoso, por meio da Secretaria Estadual do Rio Grande do Sul. Esse certificado é conferido às unidades básicas que alcançam indicadores do primeiro ciclo de avaliação do programa Rede Bem Cuidar RS, que implementou ações e processos que permitem aos usuários idosos vivenciarem uma atenção acolhedora, inclusiva, eficiente e humanizada. Fica aqui, portanto, meus parabéns à gerência e a toda a equipe dessa Unidade Básica de Saúde do Parque Oásis. Em breve estarei visitando para compreender um pouco mais dessa experiência. E a gente torce para que outras unidades básicas de saúde participem desse projeto e também tenham cada vez mais essa visão inclusiva, necessária e acolhedora com nosso público idoso. Era isso, senhora presidenta. Muito obrigada.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADORA ESTELA BALARDIN (PT): Bom dia a todas e a todos. Hoje, com muita alegria, voltamos a ter as nossas sessões sendo passadas para a população. Então, bom dia a todos que nos assistem. E é, sim, vereador Rafael Bueno, com muita alegria que subo a esta tribuna, no dia de hoje, para saudar a eleição do meu presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Saudar também a eleição do governador Eduardo Leite. Desejar a eles uma boa gestão. Ainda convivemos com uma meia dúzia de pessoas que não aceitam a democracia. Milhões de trabalhadores, de trabalhadoras, de estudantes, de insumos perecíveis e de carros da saúde tiveram o seu direito de ir e vir barrados no dia de ontem por aqueles que dizem defender a liberdade, mas mesmo assim a democracia venceu. A única mulher eleita presidenta deste país sofreu um golpe. Luiz Inácio Lula da Silva foi preso injustamente por um juiz que, de forma muito parcial, se tornou ministro. Foram destiladas fake news. O nordeste teve a tentativa de ser impedido de votar; mas, mesmo assim, nós vencemos. Lutamos bravamente, defendemos aquilo que acreditamos, sempre estando ao lado da verdade, da legalidade, da justiça e daquilo que julgamos certo. Sempre estivemos contra a fome, contra o racismo, contra o machismo, contra a LGBT fobia. Sempre lutamos do lado certo da história. Com muito orgulho vemos esse resultado se mostrar correto nas urnas. Essa não foi uma eleição comum, eu acredito que tenha sido uma das mais difíceis eleições da nossa vida. Mas, com a responsabilidade histórica que o Partido dos Trabalhadores tem, nós vencemos e vamos governar para todos. Como bem disse Lula, só existe um Brasil.
A gente precisa de uma responsabilidade com o meio ambiente, botar pobre no orçamento, o pobre de volta na universidade, reconstruir as nossas empresas, o cenário econômico e a nossa imagem para fora do país, mostrando que podemos e devemos ser uma pátria respeitada. Eu sou, sim, patriota. Sou patriota com muito orgulho. Defendo a bandeira do meu partido e defendo a bandeira do meu país que não é de apenas um lado; é de todos e assim voltará a ser, principalmente na hora que a gente for comemorar o hexa. Quero fazer aqui a observação de que, a última vez que o presidente Lula ganhou, nós ganhamos, e assim será dessa vez.
VEREADORA DENISE PESSÔA (PT): Permite um aparte, vereadora?
VEREADORA ESTELA BALARDIN (PT): Que possamos somar ainda mais vitórias nessa caminhada, porque eu acho e acredito fielmente que quem ganha é o povo, quem ganha é a democracia, é o respeito. Tanto no estado, tanto no país, o respeito venceu. O ódio, a desavença ficou de lado. Nós não estamos em guerra como alguns falam, nós estamos agora com uma tarefa gigantesca que é de, juntos e juntas, querer a melhoria do país. Essa deve ser a soberania na cabeça de todos nós, pois é o mais importante. Vereadora Denise, seu aparte.
VEREADORA DENISE PESSÔA (PT): Bom, vereadora Estela, eu quero me somar a senhora e dizer que estamos muito felizes. Eu, particularmente, já falava antes, sempre fui uma parlamentar de oposição. Então vai ser a minha estreia como parlamentar de situação e de situação do governo Lula, do governo federal, algo que nos dá muita responsabilidade, mas muito orgulho. E quero dizer que, enquanto representante aqui de Caxias do Sul e da serra, a gente quer auxiliar na busca de recursos para a nossa região, de políticas públicas para a nossa região. E tenho certeza que quem vai ganhar vai ser a indústria nacional, a agricultura familiar, setores que são importantes. Que a gente volte a desenvolver políticas habitacionais para quem mais precisa, como o Minha Casa, Minha Vida, e várias políticas. Que se fortaleçam os institutos federais, o ProUni. Então o Brasil, agora, passa... Acho que passou a eleição, a gente precisa, sim, nos dar as mãos e entender que a gente precisa trabalhar juntos para construir e reconstruir esse Brasil, para superar as diferenças, trabalhar a partir das semelhanças, não é. Ninguém quer que o estado vá mal ou que o Brasil vá mal. Então que a gente, que cada um dê um pouco de si para essa construção. E lamento essas manifestações antidemocráticas, porque, sim, são antidemocráticas. Nós já perdemos eleições, nós inclusive já ganhamos eleições e não levamos o governo, porque sofremos golpe em 2016. Então, em nenhum momento, a gente fez o que está sendo feito agora. Então eu quero lamentar, porque quem está trancando rua, porque não aceita a derrota são pessoas que estão fazendo manifestações antidemocráticas. Não é legítimo esse tipo de manifestação. Teve todo o período de campanha para fazer campanha, para procurar voto, agora, quando perde na urna, tem saber reconhecer. Nós já reconhecemos muitas vezes. Porque o que a gente mais sabe fazer é perder eleição. Então agora a gente precisa, sim, é fazer, reconstruir com quem quer construir um Brasil melhor para todos e todas. Então a democracia, na democracia, faz parte perder e ganhar. E as lideranças políticas precisam também auxiliar a acalmar os ânimos. E lamentar que o presidente Bolsonaro não tenha se manifestado até agora. Isso mostra a irresponsabilidade que ele vem tendo durante esses quatro anos e que refletiu na derrota dele, porque é o primeiro presidente da República a não se reeleger. E isso tem um grande símbolo que fica o aprendizado aí para os políticos. Muito obrigada.
VEREADORA ESTELA BALARDIN (PT): Muito obrigada, vereadora Denise.
VEREADOR ZÉ DAMBRÓS (PSB): Um aparte, vereadora.
VEREADORA ESTELA BALARDIN (PT): E parabéns por ser a deputada de situação.
VEREADOR ZÉ DAMBRÓS (PSB): Eu trago para nossa cidade, o nosso candidato não era o Adiló; era o Búrigo. E nós sabemos que, por exemplo, vou citar o Monte Carmelo, por exemplo, o Pepe fez mais votos, no entanto, o Adiló esteve lá esses dias e está dando dignidade com regularização e ajudando aquela comunidade. Então eu quero dizer que não existem dois brasis. Essa é a frase que me chamou muita atenção, e que o Lula é o nosso presidente e a gente precisa conhecer. Como não existe duas e assim nós vamos construir uma cidade melhor. Então Minha Casa, Minha Vida eu espero que seja retomado porque inclusive estivemos sábado lá no Campos da Serra, juntamente com o colega Xuxa, com o  prefeito, e as pessoas estão vivendo lá e precisamos de muito mais Minha Casa, Minha Vida. Então acho que é um projeto... um dos prioritários que será retomado e que Caxias precisa muito. Então esperamos diálogo, harmonia. Esperamos que os nossos representantes tragam investimentos, melhorias para a nossa cidade porque a gente, nos municípios, melhore a vida das pessoas. Obrigado.
VEREADORA ESTELA BALARDIN (PT): Muito obrigado. Parabéns também ao PSB que elegeu o Alckmin como vice-presidente do país. Então quero reforçar mais uma vez, nós não estamos em guerra, estamos rumo ao progresso, a volta de investimento robusto na assistência social, na cultura, a volta do Fome Zero, a volta de um Brasil que pensa por todos, de um Brasil que quer o fim da fome, que quer o jovem saindo do ensino médio tendo a certeza que vai poder ir para a universidade, seja pelo Prouni ou seja pelo Fies ou seja porque esses programas diminuem a mensalidade até para os pagantes. Para o trabalhador que voltará a ser valorizado, terá um aumento real do seu salário, algo que não teve durante quatro anos. Para o aposentado, para a aposentada, para todos e todas, aqueles e aquelas, que vivem no nosso país e que eu não tenho dúvidas que junto com o presidente irão querer o melhor já que todos aqui somos patriotas não sairá da boca de ninguém que nós não queremos ver o nosso país andar para frente. Muito obrigado.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR MAURÍCIO SCALCO (NOVO): Senhora presidente, caros colegas, pessoas que nos assistem através da TV Câmara e redes sociais. O Brasil perdeu! Domingo foi um dos dias mais duros para as pessoas que tem compromisso com um país mais sério e honesto. Foi eleito um ex-presidiário e espero que não coloquem a mesma quadrilha para governar nosso país pelos próximos quatro anos.
VEREADOR LUCAS CAREGNATO (PT): Declaração de Líder da bancada do PT, presidenta.
VEREADOR MAURÍCIO SCALCO (NOVO): Como vocês sabem eu sou de direita, eu defendo a vida, a propriedade e a liberdade. Acredito que cada cidadão tem o dever e a capacidade de gerir a sua própria vida. Eu defendo a redução de impostos, a liberdade para trabalhar e para empreender. Defendo a liberdade de imprensa e de expressão sempre. Por isso serei oposição firme e forte ao governo do ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva e ao PT.
VEREADOR MAURÍCIO MARCON (PODEMOS): Concede um aparte.
VEREADOR MAURÍCIO SCALCO (NOVO): Reafirmo aqui o meu compromisso com a nossa cidade e com o Brasil. Vou continuar trabalhando com seriedade e empenho para entregar sempre o melhor possível...
VEREADOR SANDRO FANTINEL (PATRIOTA): Peço um aparte, vereador.
VEREADOR MAURÍCIO SCALCO (NOVO): Depois de tudo que avançamos nosso país não merece regredir. Eu me posiciono contra a corrupção. O nosso país precisa continuar crescendo com trabalho, honestidade e respeito. A nossa liberdade é inegociável, caros colegas. Meus amigos, da mesma forma que o povo caxiense mostrou nas urnas eu também não idolatro político corrupto. Chega de malandragem. Nós não vamos desistir. Eu faço aqui uso das palavras de um grande amigo, Marcel Van Hattem: Eu não quero viver em outro país, eu quero viver em outro Brasil. Por favor, o seu aparte, vereador Marcon.
VEREADOR MAURÍCIO MARCON (PODEMOS): Obrigado, vereador Scalco. Tem alguns comentários sobre o que a vereadora Estela fez, eu acho que hoje é o dia do PT comemorar, estão de parabéns, venceram a eleição. Mas a gente tem que ter ciência que a gente... o PT não é mais oposição, agora vão ser governo. Então as promessas feitas... o vereador Lucas por diversas vezes queria a gasolina a 2,50, a gente vai aguardar, até menos. Oh, que fique dia 1º de novembro de 2022, vereador Lucas disse que quer a gasolina a menos de dois reais, 2,50. A gente vai certamente cobrar na Câmara dos Deputados. A gente tem que... eu não sei qual que vai ser a mágica que vai ser feita porque existe um teto de gastos e hoje, como é sabido, a responsabilidade fiscal, a âncora fiscal, para ser mudada precisa de 2/3 da Câmara e do Senado. A população, na mesma democracia, elegeu oposição ao governo Lula e provavelmente não vai aceitar. As estatais certamente, em breve, vão começar a dar prejuízo como era no governo petista. Então a gente vai ver agora, nos próximos quatro anos, vereador Scalco, a mágica acontecer, onde o dinheiro vai acontecer, como ele vai sair. A gente tem um Banco Central independente. Então a produção de moeda, como foi feito na Argentina e na Venezuela, também não vai poder ser feito de forma muito fácil porque teoricamente tem que mudar através da PEC a independência do Banco Central. Então vamos ver a mágica que vai acontecer. Espero que o mensalão não aconteça de novo, que quem foi eleito para ser oposição ao governo seja eleito. Eu posso dizer que como deputado federal obviamente serei oposição. Pautas importantes e positivas para o Brasil, como provavelmente a reforma tributária, que é uma urgência e precisa vir, e a gente vai pautar ela, vamos discutir com seriedade, mas vamos ver a mágica, enfim, acontecer, ProUni, construção de faculdades, construção de estádios para quem sabe uma próxima copa, vamos ver de onde vai sair tanto dinheiro assim para fazer a mágica prometida. Ah, e nunca vamos nos esquecer, vereador Scalco, isenção de imposto de renda até cinco salários mínimos prometido. Cinco mil? Cinco mil, beleza. Então nós vamos ver. Isso abrange 80% dos trabalhadores brasileiros. A gente vai ver... isso do 1º de janeiro a gente já vai estar cobrando. Obrigado, vereador Scalco.
VEREADOR MAURÍCIO SCALCO (NOVO): Obrigado, vereador Marcon. Como a gente tem agora dois deputados federais eleitos, um de oposição, que vai cobrar as reformas, que é o Marcon, e a vereadora Denise, que agora é deputada federal, vai trazer recursos para a cidade e nós vamos cobrar bastante ela também para que venha os recursos para a cidade, para que venha dinheiro público federal para a cidade, que venham obras para a cidade porque ficar criticando era fácil, agora vamos cobrar resultado aqui. Seu aparte, vereador Fantinel.
VEREADOR SANDRO FANTINEL (PATRIOTA): Obrigado, vereador Scalco, obrigado pelas suas palavras, pela sua colocação. Eu, com todo respeito, sempre disse aqui dentro que defendo a democracia. Então a questão presidencial eu vou aguardar a manifestação do presidente antes de fazer a minha manifestação quanto a isso. Eu queria dizer que a única coisa é que a gente... eu vi também a vereadora Estela falar tanto da democracia, da democracia, da democracia, mas a democracia ela preza que as pessoas tenham os direitos iguais e os deveres iguais. E essa eleição mostrou que um lado não teve direito e o outro teve. Então eu não sei aonde que teve democracia nessa campanha. Mas tudo bem, se o meu presidente reconhecer, como a gente espera que aconteça, beleza, caso contrário a gente toca para frente, a gente respeita, mas não tem a necessidade e a obrigatoriedade de reconhecer. E seremos, sim, com certeza, oposição. Se, já quero deixar claro, cumprirem as promessas e trabalharem bem serão enaltecidos, caso contrário faremos o que eles fizeram. Obrigado.
VEREADOR MAURÍCIO SCALCO (NOVO): Obrigado, vereador Fantinel. Reafirmo aqui, não abriremos mão da nossa liberdade de expressão também e não nos limitem nas redes sociais, não bloqueiem conteúdos porque é um direito do povo brasileiro expor a sua opinião e cobrar resultado. Muito obrigado.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR LUCAS CAREGNATO (PT): Novamente bom dia, presidenta, colegas vereadoras e vereadores, às pessoas que nos acompanham. Uma terça-feira de ambiente fechado em Caxias, mas estamos com o coração grandão e cheio de esperança e de compromisso com a construção do novo Brasil. De fato é difícil ter que reconhecer que o projeto da fome, da desesperança, do terraplanismo, da ivermectina, das obras superfaturadas, esse programa foi derrotado nas urnas. E talvez por isso que os meus colegas aqui da bancada anti-PT tenham dificuldade de escutar, tenham dificuldades de dar quórum, mas isso faz parte da democracia. Um colega que meu antecedeu aqui, que inclusive me parece, eu escutei aqui, que ia ser prefeito e tal... E, vereador Rafael, um dos pressupostos básicos para um homem público que se pretende prefeito de uma cidade como Caxias é não ser hipócrita.
VEREADOR OLMIR CADORE (PSDB): Peço Declaração de Líder da bancada do PSDB.
VEREADOR LUCAS CAREGNATO (PT): Porque a hipocrisia não combina com o tamanho da responsabilidade de quem que vai ocupar o outro lado do Paço Municipal. E aí vem me dizer que não gosta de bandido, de ladrão e de não sei o quê. Não sei se as pessoas têm um problema de memória, se foi a covid, se foi o excesso de ivermectina, mas, meus queridos e queridas colegas edis, no governo Bolsonaro teve rachadinha. Aliás, nos mandatos do Bolsonaro teve rachadinha, teve funcionário fantasma lá do interior do Rio de Janeiro, teve milícia. Pesquisem “Adriano Nóbrega”, quem é o Adriano Nóbrega e ao que ele está envolvido. Ainda: cheques do Queiroz à Michelle Bolsonaro. Tem ainda propina em barra de ouro para o Ministério da Educação. Se fala tanto em democracia e estado democrático de direito. Pois o presidente interviu em inúmeras oportunidades na Polícia Federal, tanto que o ministro, o juiz parcial, se demitiu e depois voltou para apoiar o ex... Não, o presidente Bolsonaro. Ainda: ônibus superfaturado. Falou-se aqui no mensalão. Não querem que tenha o mensalão. Pois bem, uma das primeiras medidas do presidente Lula – presidente Lula, voltem a utilizar o pronome correto, presidente Lula – vai ser acabar com o orçamento secreto. Não tem mensalão, mas tem emenda de relator com pencas de dinheiro que está na mão do presidente do Congresso Nacional. E, por fim, eu não vi mais o presidente Bolsonaro. A primeira vez na história do Brasil em que um presidente não reconhece a derrota, não se manifesta. Mas está tudo bem, não é? O presidente, em geral, quando se manifesta fala coisas tão indigestas. Eu estou achando que o Bolsonaro está em um dos 51 imóveis que foram comprados com dinheiro vivo. Pensem vocês. Eu não estou falando de comprar um sobradinho ali no Altos do Planalto de 150 mil. Eu estou falando de grandes propriedades que foram comprados na mascada. E os colegas que antecederam aqui esquecem. Têm uma memória seletiva.
VEREADOR CLOVIS XUXA (PTB): Se possível, um aparte.
VEREADOR LUCAS CAREGNATO (PT): Bueno, a ideia não era falar sobre isso, mas acho que a gente precisa deixar registrado nos Anais desta Casa. E dizer que eu, enquanto líder da bancada de oposição, tendo carregado essa função ao longo deste ano do processo eleitoral, o que nós temos para dizer à população e aos colegas vereadores primeiro é que, pela primeira vez na Nova República, nós tivemos uma eleição entre candidato apoiado por pessoas de distintos campos políticos. O presidente Lula recebeu apoio, por exemplo, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do ex-ministro da economia e presidente do Banco Central Henrique Meirelles, de Marina Silva, de tantos homens e mulheres do campo progressista, da esquerda, da centro-esquerda e da direita, comprometidos com a democracia. Então fiquem tranquilos. Há falácia de que, no dia primeiro de janeiro, vai ter banheiro unissex, ideologia de gênero e essa patacoada toda. Isso, em geral, é da turma que defende o terraplanismo. Não vai ter, fiquem tranquilos. O governo do Lula vai ser um governo do povo, até porque nós temos minoria no Congresso. Vai ser um governo em que as conferências vão retornar; vai ser um governo, vereador Renato Oliveira, do investimento na habitação popular. Em Caxias, desde o final do governo Dilma, nós não tivemos mais nenhuma obra de habitação efetivamente que dê conta da necessidade do povo.
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Um aparte, vereador.
VEREADOR LUCAS CAREGNATO (PT): Este vai ser o governo do presidente Lula. Um tempo atrás, aqui, um vereador, eu não lembro quem foi, acho que era alguém da saúde, veio me dizer que apoiava o Bolsonaro porque não sei o quê, porque o Bolsonaro... Pois o presidente Lula fez o programa Sorriso para Todos, onde garantia, por exemplo, que as pessoas que não têm recurso para uma prótese dentária tivessem. Como o Luz para Todos, como tantos programas. Ônibus para as escolas. Então eu quero dizer, tranquilizá-los. O presidente Lula virá a Caxias na próxima Festa da Uva, certamente o receberemos com festa para os anúncios que sempre os governos do PT fizeram na Festa da Uva. Lembro a última vez que a presidenta Dilma veio a Caxias, veio distribuir máquinas, e máquinas para a agricultura familiar, para os prefeitos de todos os partidos. Fiquem tranquilos. Ao prefeito Adiló, que apoiou com muito afinco o presidente Bolsonaro, eu até quero ver se consigo marcar um café ou um chimarrão com o prefeito Adiló. Sei que a agenda é grande. Acho que deputado Neri está aí pela cidade; não sei se eu consigo. Mas quero dizer ao prefeito Adiló para ele se tranquilizar, porque vai ter verba do governo Lula para Caxias, vai ter investimento para a FAS, vai ter escola de educação infantil. Com dificuldades. Não estamos fazendo proselitismo; porque a situação econômica não é fácil. Mas certamente o governo federal não virará as costas às prefeituras, independente de partidos. Por fim, antes de passar os apartes, eu quero destacar novamente aqui a vitória do governador Eduardo Leite. Vereadora Tatiane Frizzo e vereadora Marisol, as senhoras que foram as... Ao menos falo do meu olhar e do meu lugar de fala. Mas as senhoras que foram sempre defensoras várias vezes em que eu critiquei, e vou seguir criticando, as senhoras fizeram defesa sempre de uma forma comprometida, correta. As senhoras estão de parabéns porque, diferente de outras pessoas, as senhoras estiveram e seguiram na campanha do atual governador, e acho que é um tapa na cara dessa sociedade fascista, homofóbica. As opções individuais, as características individuais de cada um não se sobrepõem à política. De fato, eu não sei se o pronome é esse, e independente disso, eu lembro que o candidato Onyx falou em “teremos uma primeira-dama”. Independente se o termo é primeiro-cavalheiro ou o que seja, nós teremos um governador que não é fascista, que não defende o terraplanismo e nem a ivermectina. Portanto, parabéns a vocês e à democracia no estado do Rio Grande do Sul. Seu aparte, vereador Clovis Xuxa.
VEREADOR CLOVIS XUXA (PTB): De forma bem rápida, vereador Lucas. Foi um processo bem democrático e surgiu uma esperança nova em toda Caxias do Sul, nos bairros mais carentes. Então eu quero dizer viva aos sindicatos, que fazem um trabalho muito lindo em Caxias do Sul. Parabéns aos sindicatos. Parabéns aos professores de Caxias do Sul, professores que também estavam sendo massacrados. Parabéns à classe trabalhadora, que estava sendo massacrada. Parabéns aos bairros. Eu lembro que eu estava no Campos da Serra semana passada, e foi uma alegria imensa de estar junto com aquele povo, um povo carente, um povo sofrido, um povo com esperança. Então, viva os direitos iguais de todos, a Caxias do Sul e a todo o Brasil. Obrigado.
VEREADOR LUCAS CAREGNATO (PT): Obrigado. Vereador Rafael, peço desculpas. Mas, enfim, acaba o racismo, o machismo, a homofobia, o terraplanismo, o ódio. Tinham se naturalizado no Brasil, e é disso que nós estamos falando. Certamente, daqui a 50 anos, a história dará conta de contar a mudança que nós viveremos no Brasil a partir de então. Muito obrigado, presidenta. E vamos com o nosso coração grandão.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADORA TATIANE FRIZZO (PSDB): Bom dia a todos que nos acompanham pelas redes sociais e também pelo canal da TV Câmara Caxias.
PRESIDENTA DENISE PESSÔA (PT): Só um minutinho, só um minutinho, só uma correção: Declaração da bancada do Patriota, que fica prejudicada, porque o vereador não está. E agora, então, a Declaração de Líder da bancada do PSDB. Pode retomar, por favor, o tempo da vereadora Tatiane. Obrigada.
VEREADORA TATIANE FRIZZO (PSDB): Bom dia a todos que nos acompanham pelas redes sociais, também pelo canal da TV Câmara Caxias. Aos colegas vereadores; nossa presidenta, vereadora Denise Pessôa, a plateia que nos saúda aqui com a sua presença. Sejam todos muito bem-vindos. Nessas eleições, e quero falar especificamente sobre o governo do estado, por muitas vezes, aqui nesta tribuna, nós nos sentimos, sim, intimidadas. Por vezes, tentaram nos calar, nos desmoralizar com palavras e ações que saíam do campo democrático e agrediam as pessoas. Eu quero dizer o quanto eu acredito e, hoje, após o resultado das eleições, eu vejo que cumpri o meu papel, defendendo um governo reconhecido democraticamente pelos gaúchos. Sabemos, sim, que ainda existem muitos desafios, ainda há muito por se fazer. Não está tudo bem, mas essa é uma administração que se propõe a ser não apenas um governo de continuidade, mas, sim, de superação, de melhoria. Um dos princípios nesse contexto é o respeito, é a capacidade de ouvir as pessoas...
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): No momento oportuno, um aparte, vereadora.
VEREADORA TATIANE FRIZZO (PSDB): ...de agregar por meio do diálogo. A política não é uma guerra entre o bem e o mal.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Um aparte, vereadora.
VEREADORA TATIANE FRIZZO (PSDB): E, embora a gente tenha divergências no campo das ideias, sempre temos que respeitar uns aos outros. Tenho muita alegria de construir junto esse projeto democrático e ver o reconhecimento da nossa sociedade que escolheu, sem dúvidas, o melhor candidato ao governo do Estado. Um projeto em prol do desenvolvimento econômico, da responsabilidade com as contas públicas em defesa das mulheres, das minorias, da inclusão, principalmente da comunidade autista, que é uma pauta com a qual eu me identifico muito e tenho trabalhado incansavelmente aqui na Câmara de Vereadores. Dessa forma, eu tenho a certeza de que, em breve, vamos avançar muito mais. Obrigada a todos que fizeram parte desta história e desta vitória da democracia e escolheram um governador com habilidade de unir as pessoas, que vai, vereador Felipe, governar para todos, para aqueles que votaram nele e para aqueles que não votaram também. Que respeita as divergências, que tem capacidade de compreender que as nossas diferenças são menores do que os nossos pontos incomum. Quero agora a ceder os apartes. Vereadora Marisol. Opa, vereador Rafael Bueno primeiro.
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Bom, vereadora, primeiro, eu quero parabenizá-la. Nada como um dia depois do outro. É bíblico, Mateus dez alguma coisa: exalte-se e será humilhado; humilha-se e será exaltado. E a senhora foi humilhada há poucos dias aqui na sessão, e, hoje, está subindo a tribuna com toda a honra, com toda a glória. Sabe por que, vereadora? Porque quando a gente acredita naquilo que a gente luta, a gente vai até o final na humildade, sem a soberba, sem o ódio, sem o rancor. E, às vezes, a gente conta com aquilo, o ovo nas nádegas da galinha, vamos dizer assim, e contaram a vitória antes do tempo. Então quero lhe dizer, vereadora, que a senhora está de parabéns. E tanto no governo estadual, tanto no governo federal, nós estamos todos no mesmo avião. Todos os brasileiros, todos os gaúchos. E se a gente torcer para que esse avião vá mal, que de turbulência, todo mundo vai morrer. Não vai se salvar ninguém. É o nosso Brasil, mas principalmente o nosso Rio Grande do Sul. Aquelas crianças estão sem escola, sem alimento. Aquelas pessoas estão famintas. Nós precisamos lutar conjuntamente, independente de quem ganhou ou não. O presidente Bolsonaro está isolado. Tanto é que no palácio onde ele está, só ele e os filhos deles estão juntos. Os próprios ministros dele já reconheceram a vitória do presidente Lula, os governadores eleitos. O cara dele de São Paulo lá já disse: “Eu quero estar na base do Lula”. O mundo inteiro, os presidentes já estão ligando, todos os presidentes, do mais à esquerda ao mais à direita. Então nós temos que trabalhar em conjunto pelo bem da cidade. E vereador Scalco, só quero fazer uma fala. A vereadora Denise, deputada, tenho certeza de que vai trazer recursos para Caxias, aliás, porque nós vamos cobrar dela. Mas deveria cobrar também do deputado dele que ele citou, o Van Hattem, que, pelas planilhas, se não estão erradas, aqui da Secretaria de Saúde, ele fez 17 mil votos na última eleição e só trouxe 350 mil para Caxias. Poderia trazer muito mais. Aliás, ele foi o terceiro mais votado em Caxias. Obrigado, vereadora.
PRESIDENTE TATIANE FRIZZO (PSDB): Vereadora Marisol.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Vereadora Tatiane, eu queria também fazer uma referência a esse dia muito especial para nós, uma semana que começa com as certezas que nós sempre tivemos. Hoje eu até me atrasei um pouco para sessão, hoje tinha que fazer um exame, hoje cedinho, e quando eu saí de casa, com esse frio, deu uma vontade de botar um casaco branco porque é assim que eu sinto que a gente recomeça, num clima de paz. Que é o que a gente precisa, não é? Acho que é o que a gente quer em todos os sentidos na nossa cidade, no nosso estado e no nosso país. Mas quando a gente fala sobre o governador Eduardo Leite... Primeiro reeleito da história, mais um feito inédito de alguém que tem uma capacidade muito acima da média para liderar. Um excelente gestor, que, muitas vezes, a gente pode não concordar, os colegas já falaram isso em algumas situações, mas é um excelente gestor, alguém que tem interesse em fazer o bem para as pessoas sempre, que nunca mediu esforços, que é uma pessoa dedicada, mas que tem no sangue mesmo, assim, na forma de falar, essa questão da paz, do respeito às pessoas. Tem tantas frases do nosso governador eleito, Eduardo Leite, que eu vou levar para a vida porque foram incríveis nos debates, nas entrevistas, como aquela: “Onde o senhor vê um eleitor lulista, um eleitor bolsonarista eu vejo gaúchos. Eu vejo as pessoas para quem eu vou ter que governar”. Então ter a certeza de que nós teremos mais quatro anos de total dedicação do governador Eduardo Leite, do vice-governador Gabriel Souza, mas principalmente num clima de paz, de tolerância, de respeito às diferenças é algo que me dá efetivamente esperança para que nós tenhamos cada vez mais o crescimento do nosso estado, o reconhecimento de tudo que já foi feito e daqui para frente. Então acho que é um dia mesmo para agradecer aos gaúchos pelo entendimento, pela percepção, pela compreensão desse trabalho e também agradecer aos caxienses, afinal o governador Eduardo Leite venceu também em Caxias do Sul. Isso é muito gratificante para todos nós.
VEREADORA TATIANE FRIZZO (PSDB): Obrigada, vereadora Marisol. Vereador Felipe. Bom, para concluir, então, eu espero que todos nós possamos, de hoje em diante, nos unir e trabalhar cada dia mais pelo nosso Rio Grande.
VEREADOR FELIPE GREMELMAIER (MDB): Uma Declaração de Líder da bancada do MDB.
VEREADORA TATIANE FRIZZO (PSDB): ...Sem orgulho, sem vaidades, seja fazendo parte do governo, seja fiscalizando o governo, fazendo sugestões, levando propostas de ideias, de projetos porque sim, é dessa forma que a gente vai deixar um legado. Viva a democracia, viva o povo gaúcho, viva as diferenças. O Rio Grande falou mais alto. Um grande abraço a todos os nossos eleitores gaúchos que conduziram Eduardo Leite aos próximos quatro anos no governo do estado com a certeza de que não faltará, por parte dele, dedicação para entregar um estado ainda melhor. Muito obrigada.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR FELIPE GREMELMAIER (MDB): Senhora presidente, senhores vereadores, eu venho a essa tribuna e talvez nem ocupe os 10 minutos, vereadora Denise, porque... só desejar muito sucesso, muita sorte e muito respeito aos eleitos no último domingo. Que eles respeitem as urnas, que eles respeitem quem votou neles, que eles respeitem quem não votou neles e que façam governos muito propositivos porque a sociedade precisa, merece e anseia por tudo isso. Mas eu faço questão, vereadora Marisol, de vir falar sobre um grande amigo meu e que no último domingo acabou eleito vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul. Quem conhece o Gabriel Souza, a capacidade que ele tem... Gabriel Souza é deputado estadual; o Gabriel Souza líder do governo Sartori, na Assembleia Legislativa; o Gabriel Souza presidente da Assembleia Legislativa no período da pandemia e que, diga-se de passagem, fez um grande trabalho, propôs um grande estudo com relação a deficiência que a pandemia causou na educação e que tem  um grande relatório e que eu tenho convicção, vereadora Marisol, que vai colocar em execução agora no governo do estado com o governador Eduardo Leite. O vice-governador Gabriel Souza, que foi presidente da juventude do partido estadual, que conhece cada cidade do Rio Grande do Sul e que essa eleição permitiu algo inédito no Rio Grande do Sul, que é uma sequência de três governos com a mesma linha de pensamento. Começou lá com o Sartori enfrentando muitas dificuldades, propondo mudanças, enfrentando essas mudanças. Teve sequência no governo do Eduardo Leite e a grande marca talvez tenha sido de sequência a colocação em prática do regime de recuperação fiscal, algo que tanto foi trabalhado no governo Sartori pelo governador, pelo Búrigo quando secretário, pelo próprio Gabriel quando líder do governo na Assembleia. Eu tenho certeza que tudo aquilo que o Gabriel passou quando escolhido em convenção partidária... eu fui a Porto Alegre e naquele período votei a favor da candidatura própria do partido, mas a tese que eu defendia acabou derrotada e aí obviamente abracei o Gabriel como candidato a vice-governador e tenho certeza que a gente elege um grande vice-governador que vai ajudar muito o governador Eduardo Leite e principalmente vai ajudar muito o Estado do Rio Grande do Sul. Esse período foi um período muito pesado, muito conturbado e eu espero sinceramente, vereador Rafael, que tudo que aconteceu na eleição...
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Pela Ordem, vereador. Eu só peço a verificação do quórum, presidenta, por favor, porque nós estamos aqui... está vazio o plenário. Por favor.
PRESIDENTA DENISE PESSÔA (PT): Pois não, vereador. Então para conferência do quórum solicito que os vereadores e vereadoras registrem presença no terminal eletrônico. Estão presente o vereador Camillis, vereador Xuxa, vereadora Estela, vereador Felipe, vereador Juliano, vereadora Marisol, vereador Rafael Bueno, vereador Renato Oliveira, vereadora Tatiane e vereador Wagner Petrini. Então tem quórum suficiente. Pode retomar, vereador Felipe.
VEREADOR FELIPE GREMELMAIER (MDB): Obrigado, vereadora Denise. Retomando o raciocínio, foi um período muito pesado para o Gabriel esse processo todo interno do partido, mesmo durante a eleição quando alguns membros do partido não aceitaram inclusive e tentaram transformar, chamando inclusive de “MDB do bem”, não é? E eu quero elogiar aqui a postura do presidente estadual do MDB, o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, pela postura firme, pela postura democrática e pela forma como conduziu o partido dentro do período eleitoral, auxiliando e muito a candidatura do governador Eduardo Leite e do vice-governador Gabriel Souza, pensando no melhor para o Rio Grande do Sul. Eu tenho certeza de que o Rio Grande do Sul fortalece inclusive um jovem líder que tem muito a nos oferecer, já mostrou a sua capacidade. E eu reforço aqui: um dos seus grandes trabalhos foi o fato de ter sido líder do Governo Sartori em um período extremamente difícil, em um período de proposição de mudanças, em um período de enfrentamento de crise, que começa naquele momento a colocar o Estado do Rio Grande do Sul em um outro rumo. Eu tenho certeza de que esse terceiro governo agora vai ter uma sequência bastante interessante, com muito mais conquistas para a nossa região, para as regiões do Estado do Rio Grande do Sul, e isso tudo vai ter reflexo nas políticas públicas, principalmente no lado social, que a gente precisa recuperar essas questões todas que aconteceram em virtude muito da pandemia. E, entre elas, está a educação. Tanto o Gabriel como o Eduardo, em momento algum da campanha titubearam em apontar a educação como o grande foco do seu novo governo, que inicia no dia 1º de janeiro. Então eu quero apontar aqui esse momento extremamente positivo, propositivo. E a eleição do governador Eduardo Leite e do vice-governador Gabriel Souza mostrou que existe, sim, vida além dos extremos, vereadora Marisol.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Um aparte, vereador.
VEREADOR FELIPE GREMELMAIER (MDB): Mostrou que, em um período tão polarizado, tão difícil, a eleição deles mostrou que a gente tem condições de trabalhar com diálogo, de trabalhar de forma propositiva, de trabalhar sem agressões, mesmo sofrendo tanta agressão durante a campanha. Tem como fazer política de forma propositiva e pensando, sim, no bem de grande parte da sociedade gaúcha nesse caso em específico. Então, confesso que fiquei muito feliz, porque confio muito nessa sequência que o Estado do Rio Grande do Sul impõe através da urna, que é o terceiro governo de uma sequência que vem logo aí na frente. Vereadora Marisol, seu aparte.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Obrigada, vereador Felipe. Para a gente que tem esse perfil de construção, como é importante a gente ver o reconhecimento de tanto trabalho. O Rio Grande do Sul elegeu dois jovens extremamente competentes, muito inteligentes e que há muito tempo vêm militando e vêm trabalhando nas questões políticas e comunitárias. Eu ouvi muito, ao longo dessa campanha, eu não eu não preciso falar sobre a palavra, não é? Falar a palavra “verdade”. Porque tem verdade no que a gente está falando, não é? Então não precisa citar isso. E foi tão bonito de ver isso tudo. Eu acho que o senhor tem toda a razão quando diz que essa eleição é o reconhecimento de um trabalho responsável que vinha sendo feito no nosso estado nos últimos anos, que vem sendo feito, na verdade, e que a gente vai poder ter essa continuidade. Houve divisões ao longo desse período não só no seu partido, em muitos partidos. Houve muitas divisões. E aí o que eu fico mais feliz é que, ao mesmo tempo, houve também muitas alianças. E não aliança no sentido de um cargo, de uma troca; não, aliança no sentido de compreensão de que era realmente e efetivamente o melhor candidato e o melhor caminho para o nosso estado. Então que bonito a gente poder ver a união de vários partidos, de várias cores e de várias pessoas pensando de formas diferentes e respeitando a sua forma de pensar, mas entendendo e percebendo a importância desse projeto.
VEREADOR JULIANO VALIM (PSD): Declaração de Líder, presidente.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): E por que é que a gente viu essa união? No meu entendimento, fica muito claro. Porque nós tínhamos dois candidatos que têm esse perfil, um perfil de união, de construção, de diálogo, de fazer junto, de se entender, de conseguir buscar na tolerância, no amor e na paz a solução dos problemas. Não no ódio, não na intriga, não no grito e, sim, nessa conversa. Então, eu tenho certeza, eleições... Para mim é tudo muito novo, não é? Mas eleições são sempre aprendizados. A gente sai muito mais fortalecido, porque a gente aprende das pessoas que efetivamente estão ao nosso lado, das pessoas que efetivamente têm projeto, compreensão de projeto de governo e não das suas individualidades. Então fiquei muito feliz também. Conheci o deputado Gabriel na Assembleia, o respeito profundamente e acho que teremos quatro anos de um governo excelente, porque temos dois jovens absolutamente comprometidos com o Rio Grande do Sul.
VEREADOR FELIPE GREMELMAIER (MDB): Obrigado, vereadora Marisol. Para concluir, senhora presidente. Nesse período, a gente conversou, eu sempre converso muito com o deputado Búrigo, que a gente tem uma proximidade muito grande. E a defesa do deputado Búrigo ao governo Leite e a reeleição do governador Eduardo Leite é simbólica, porque ele foi secretário do Sartori, entendeu a dificuldade, conseguiram implementar diversas mudanças e, agora, dando sequência a tudo isso. Então, é momento de acabar com a raiva e aumentar a fiscalização, de respeitar a urna, mas cobrar dos eleitos. Muito mais do que isso, momento de torcer pelo Brasil e pelo Rio Grande do Sul; porque aí, a gente torcendo e fazendo com que os dois deem certo, as pessoas que mais necessitam serão beneficiadas e poderão ter a sua ascensão através da inclusão social. Muito obrigado, senhora presidente.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR JULIANO VALIM (PSD): Vereadora Denise, demais colegas vereadores e vereadoras, quem nos prestigia pela TV Câmara e demais redes sociais. Estamos passando por um momento histórico da nossa sociedade brasileira, onde foi eleito o nosso governador à reeleição, o Eduardo Leite, o novo presidente da república, o presidente Lula. Mas acabo ressaltando que este vereador não é direita, não é esquerda. O PSD é um partido de centro. E o meu objetivo, eu fui eleito para defender a sociedade caxiense, os interesses da nossa região. Nesse contexto, ressalto à população caxiense, em específico à região norte e oeste da nossa cidade, onde tem a Rota do Sol, que eu cobro desde esta gestão anterior, que é antecedente ao governador Eduardo Leite, que estarei sim cobrando e bastante os acessos através da Rota do Sol, RSC 453. Acesso ao Bairro Serrano, Jardim das Hortênsias, ao Espaço Nobre Eventos. Na frente de uma das maiores empresas de Caxias do Sul, que é a Acrilys, que de fato não há soluções. Ressaltando que este vereador já esteve três vezes em reuniões na capital, junto ao Daer, e vou falar abertamente aqui, juntamente ao nosso reeleito deputado estadual Neri, o Carteiro, e ressalto: só fui gastar gasolina, juntamente da minha assessoria. Despesas. Porque resultado, até o presente momento, zero. Então, já que temos deputados eleitos na nossa cidade, em nível estadual e federal, estarei cobrando sim, porque todos foram eleitos, e quem paga o salário é a população. Como o meu salário como vereador, quem paga é você que está me assistindo neste momento nesta minha fala. O cidadão contribui com seus impostos. Ressaltando que só no acesso da Rota do Sol ao Bairro Serrano, só naquele local já teve a 16ª morte. Óbitos por causa de acidentes. Ano passado, somente no acesso à empresa Acrilys, em um único acidente três óbitos. Totalizando toda essa região, mais de 25 óbitos, 25 famílias destruídas, que ficará marcado na história. Às vezes, simples acessos, que é só uma melhor sinalização: tartarugas, placas, uma lombada eletrônica. “Ah, lombada eletrônica é só para cobrar multas.” Não. É para reduzir o fluxo. Porque tem lugares que, muitas vezes, as pessoas passam a 150/hora e não respeitam que é 40, 60. E nesses pontos, onde existe grande trafegabilidade, temos que ter um olhar atento, porque são vidas, vidas não voltam mais. Inclusive, eu tenho uma família que me tornei conhecido da mesma ali junto a Ana Rech, que acabei auxiliando com alguns direitos que existem em lei, que me comove. Porque tem muitas pessoas que sofrem acidente e acabam falecendo, mas outras que acabam fraturando coluna, perdem membros do corpo, ficam muitas vezes acamados o resto das suas vidas, cadeirantes usando prótese. E eu deixo essa reflexão para essas pessoas que já passaram por essas circunstâncias, porque muitas vezes estamos aí perfeitos, andando de veículos, andando pelas vias públicas, e, independente se você é classe A, B ou C, se é pobre ou rico, no momento de um acidente, nós somos todos iguais, vamos parar num leito de hospital, numa UTI, e a luta é pela sobrevivência. Então reitero que estarei cobrando, sim, o governo do Estado fortemente, porque um dos meus anseios e dos meus objetivos, junto da minha assessoria, é que Deus me ilumine e ilumine a mente dos demais políticos, secretários para que consigamos em equipe, em união esses direitos básicos que são esses acessos, mais segurança para nós termos mais qualidade de vida. E que, até 2024, nesta minha gestão, como vereador, eu possa realizar esse sonho. Porque a população norte, oeste, leste e sul, Caxias está num progresso, ela está cada vez mais numa crescente. E ela está estagnada, ela anda a passos de tartarugas em alguns objetivos e anseios que, de fato, ficam em promessas e não saem do papel. E, através do diretor-geral Luciano Faustino do Daer, ele é um que se comprometeu que, até final de 2022, estaria feito o acesso, nem que fosse paliativo junto ao Bairro Serrano, que só ali já aconteceram 16 mortes. Então espero e não desejo que jamais aconteça com algum parente dessas autoridades, dessas pessoas que no momento estão no poder, porque é uma tristeza, é um desgosto, é um desânimo para quem perde um ente querido numa fatalidade, num acidente que, às vezes, algo tão simples que pode sanar um problema desses não é realizado. E o poder de concretizar essas demandas, essas obras, elas passam pelos políticos. São eles que têm o poder da caneta, que têm o poder de buscar as verbas e fazer que se torne prática a realidade para a sociedade que contribui e paga seus impostos. Meu muito obrigado à presidente Denise, aos demais colegas vereadores. E a você que nos prestigia aí pelas redes sociais e TV Câmara, meu muito obrigado.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR CLOVIS XUXA (PTB): Bom dia, presidente. Bom dia, demais colegas vereadores. Bom dia, pessoal que nos assiste através da TV Câmara. Está acontecendo em nossa cidade um processo muito importante que é o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana, pessoal. Esse processo que vai dar a liberdade do nosso povo caxiense dos bairros poder participar desse processo de mobilidade urbana. É muito importante. A nossa cidade tem uma necessidade grande, a cidade de Caxias do Sul, de mobilidade urbana. E semana passada estivemos reunidos ali no Bairro Jardim Eldorado, na quarta-feira, às sete da noite, onde tinha uma quantidade de gente e fomos discutindo e achando as prioridades e necessidades que nós temos para que nós possamos trazer mobilidade urbana em nossa região. Foi discutido sobre a pavimentação asfáltica ali na rua da Thomé, que é conhecido por rua da Thomé, que vai da ligação da 13 de Junho para a BR-116, onde vai desafogar muito ali a BR-116, quando a 13 de Junho sai na BR-116. Achei de grande importância. Foi eleita uma das obras mais importantes, onde passamos para o Plano de Mobilidade Urbana. Também foi discutido – uma forte discussão – sobre uma rotatória enorme ali na BR-116, onde sai de Ana Rech e cruza a BR-116 tem uma grande necessidade. Depois também conversamos sobre a entrada do Serrano, foi conversado e foi botado na Mobilidade Urbana também. Depois colocamos também o transporte coletivo, que tem uma necessidade grande de chegar mais rápido a Caxias do Sul. Discutimos ali uma EPI, que fosse feita uma EPI ali para o Bairro São Ciro, ou até mesmo ali próximo ao Chaparral, por ali, o antigo Chaparral, onde nós poderíamos implantar um EPI que daria condições ali de ter mais mobilidade urbana, retirar as pessoas do bairro mais rápido, trazer ali e botar em um coletivo maior onde traria até o centro. Está acontecendo em todos os bairros. Quero proclamar à comunidade. Você, comunidade de Caxias do Sul, que mora nesta cidade e que sabe o quanto o trânsito está impactado aqui em Caxias do Sul. Então segunda-feira foi feito no Bairro Santa Fé, terça-feira foi feito no Bairro Cidade Nova, e dia 26, quarta-feira então, foi feito no Bairro Jardim Eldorado. E, dia 27, foi feito o Plano de Mobilidade Urbana, conversado com a comunidade do Bairro São Leopoldo. Quero deixar meu pedido, proclamar a toda a comunidade que venha discutir o Plano de Mobilidade Urbana de Caxias do Sul, que é de grande necessidade de cada um que possa ajudar nós a fazermos esse Plano de Mobilidade que venha a trazer condições para todos os caxienses. É uma maneira para nós chegarmos mais rápido ao nosso trabalho e nos mobilizarmos mais rápido. Obrigado, presidente.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR LUCAS CAREGNATO (PT): Agora durante a sessão falei rapidamente com o vereador Rafael sobre um problema que eu achei que fosse só comigo, vereador Rafael. Neste momento em que as eleições nacionais, estaduais, enfim, findaram, eu acho que a gente segue discutindo e repensando sobre as questões de Caxias. Eu tenho uma reunião com a secretária Grégora em seguida, porque eu acho que a gente precisa, precisamos aqui na cidade, melhorar uma questão. É a seguinte: eu tenho duas emendas parlamentares em via de serem executadas aqui em Caxias. Emendas parlamentares para saúde e uma é para o Esporte e Lazer. E aí é assim: na hora da emenda vir, a gente tem uma reunião com o prefeito, com o secretário, que lindo, que bom, vamos fazer, vamos acontecer. Às vezes, em geral, a emenda não dá conta do custo e aí a Prefeitura se responsabiliza em complementar, suplementar para garantir a realização e execução da obra, mas é o que não acontece. Eu cito aqui, por exemplo, vereador Renato, uma emenda parlamentar para reforma e equipamentos na UBS do Cristo Operário e Planalto II. Elas já foram usadas. Isso em um acordo que a gente fez para custeio, só que aí é assim: a reforma Cristo Operário e Planalto II elas já foram usadas isso num acordo que a gente fez para custeio, só que aí é assim a reforma da UBS do Planalto II custa um milhão, aí tem que fracionar, daí não anda. Equipamento para o Cristo Operário não precisa. E ainda uma outra emenda para uma pista de skate aqui no parque dos macaquinhos foi feito um projeto e aí o que eu acho que tem que se pensar. Bom, se a emenda de 200, quando o prefeito diz que vai colocar recursos para dar conta de executar a obra já há de se pensar no limite desses recursos. Foi feito um projeto, a secretária acompanhou esse projeto. O projeto da pista é de um milhão de reais... como eu disse, esse projeto a Secretaria de Esporte e Lazer participou da construção do projeto para depois licitar e aí agora a informação é de que não há recursos para suplementar dessa forma e aí então o que a gente faz com a emenda? Ah, mas então faz uma pracinha e não sei o quê... Não, não foi para isso que foi construído, não foi para isso que a emenda foi destinada. Inclusive o objeto da emenda é esse. Então eu não sei se esse problema acontece só comigo, mas acho que a gente precisa pensar de uma forma, eu digo nós no Legislativo, que temos relações com os deputados, e o Executivo, na pasta de quem tem uma gerencia maior, uma visão maior, para que não acorram esses problemas, porque daqui a pouco essas emendas se perdem. Então eu trago essa preocupação... como eu disse tenho reunião hoje a tarde para tratar de uma delas, o que não dá é para a gente perder emendas em necessidades que são reais e efetivas para a cidade de Caxias do Sul. Obrigado, presidenta Denise.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Presidenta, já que o vereador Lucas antecipou a minha fala, eu ia até falar no Grande Expediente um desse tema, mas como hoje, no início da sessão foi falado sobre já antecipar o debate de 2024, vereador Lucas, o PDT está neste cenário. O PDT terá candidato para chapa majoritária, com certeza nós estaremos contribuindo na discussão de uma Caxias do Sul que nós queremos. Estaremos participando desse debate, a gente não trata de forma isolada. E continuaremos, enquanto vereador de terceiro mandato, buscando recursos ainda mais agora que a gente tem a presença do partido, provavelmente em nível estadual e federal, para conquistar recursos. Eu não me canso de dizer aqui abertamente e reconhecido que eu batalho muito pela saúde, que já consegui mais de 30 milhões de reais nestes anos que estou aqui de vereador, para a saúde. Talvez na história de Caxias o que mais conseguiu para esta pasta principalmente. E graças a esse esforço que a gente faz independente se é Bolsonaro ou Lula. Eu estive lá entregando uma camiseta do Juventude para o Bolsonaro. Se tiver a oportunidade, a presidenta Denise, enquanto deputada, conseguir uma agenda estarei entregando também do Juventude para o presidente Lula. Não importa qual é o presidente que está, o que importa é que tenha um olhar voltado para a nossa cidade de Caxias do Sul, para a nossa serra gaúcha porque Caxias indo bem  são 48 municípios que estarão indo bem. Vamos falar então de saúde, vereador Lucas, e eu vou falar melhor no próximo momento. Nós temos 48 cidades que vem para Caxias do Sul e um Hospital Geral que está na eminência de abrir 118 leitos. Aliás, entregar a obra de 118 leitos, mas vocês sabiam, colegas e quem participou da audiência pública de quinta-feira com a secretária de Saúde, ela disse que o município de Caxias não tem recurso e realmente não tem recurso e que o estado ainda não sinalizou. Então nós corremos o risco, nos próximos dias, de ter entregue o prédio e não ter aberto os 118 leitos. Por isso que a gente tem que bater perna com os nossos deputados estaduais e federais e conseguir recursos. Eu tenho essa dedicação para a saúde. Eu comungo da fala do vereador Lucas porque aqui não... O vereador Juliano Valim é do PSD e eu consegui uma emenda de 400 mil reais com o então deputado Danrlei, depois ele se tornou secretário do estado, e com o deputado Nereu Crispim, que não conseguiu se eleger, de 750 mil reais. Então deu 1 milhão e 150 mil reais de emendas e que  já tinha a destinação, tanto é que a Secretaria de  Saúde fez uma listinha. Olha, nós queremos para comprar duas vans, nós queremos para montar uma sala de cirurgia no CES e outros questões. Eu fui atrás das emendas. Vereador Lucas, eu já até lhe dou aqui onde foi a emenda da saúde para o senhor, foram para mais de 20 UBSs. Então essa emenda de 750 mil, do deputado Nereu Crispim, que ele me pediu e não se elegeu, mas provavelmente vai compor o governo do Eduardo Leite, porque ele é do PSD, da base de apoio, ele pediu: “Bah, Rafael, vê como é que está aquela emenda. Eu quero ir lá para Caxias.” Parece que foi lá para o Parque Oásis para reformar não sei o que lá. Nem foi para a indicação que a gente pediu. Então eu podia indicar, olha, para várias outras UBSs que estão também precisando. E outra: nem dizem para nós “Oh, Rafael, o que tu achas? A gente pode transferir para essa outra UBS?” O que adianta ir lá para Brasília pedir dinheiro para os deputados se não é para o devido fim aquilo que a gente solicitou? Então eu acho que tem que ter um pouquinho mais de conversa, sentar com os vereadores, porque senão é o seguinte... Eu acho que a secretária Daniele é uma ótima pessoa. Não estou falando mal dela. Só estou querendo dizer isso, a destinação de recursos. A secretária quantas vezes foi para Brasília buscar recursos? Ela mesma disse que nenhuma vez. Ela deveria ir, bater... A gente deveria ter alguém lá em Brasília da Prefeitura para solicitar recursos. Ontem, eu estava conversando, vereadora Denise, com o assessor de Orçamento, deputado Afonso Motta. E eu estava falando: “O único voto que eu perdi nessa eleição foi o do Olívio.” E ele disse assim: “Eu era o assessor do Olívio em Brasília.” O Olívio era governador e ele era assessor do Olívio em Brasília. Ele tinha um crachá, que ele ia em todos... Nós não temos ninguém aqui em Caxias que vá pedir recurso nos ministérios. Ninguém! E quando a gente consegue recursos, não é para aquilo que a gente vai lá e alcança os recursos. Então eu estou pedindo, por favor, que qualquer emenda que eu consiga e que tenha o meu nome – e tem mais de R$ 20 milhões que estão para ser carimbado para os hospitais uns 10 milhões e 10 milhões para UBSs, para reformas, para custeio – conversem comigo se for destinado para outro fim que não é aquilo que foi pleiteado. Porque senão fica muito feio eu chegar lá em Brasília e não ser destinada. Eu vou concluir. (Esgotado o tempo regimental.) Nós tivemos em outros momentos, um prefeito que a gente cassou, que o Mauro Pereira mandou quando ele era deputado meio milhão para o Hospital Geral, não mandaram para o hospital, mandaram para o fim que queriam. O Marchezan – já estou encerrando – o deputado mandou o dinheiro para uma praça, a Paula Ioris, vice-prefeita, nem ficou sabendo da inauguração da praça. Na abertura da Festa da Uva, o Pepe Vargas conseguiu não sei quantas ambulâncias e não foi nem convidado para a entrega das ambulâncias. Então fica feio isso. Fica feio, porque a gente consegue as emendas e a gente não sabe para onde que vai. Obrigado, presidenta.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR RENATO OLIVEIRA (PCdoB): Bom, minha saudação a todas e a todos aqui presentes. Quero, primeiro, parabenizar os eleitos, não é? Os eleitos dia 30. Depois do dia 30, não teve mais eleição. Vai ter eleição daqui a dois anos ou daqui a quatro anos. Principalmente, o Eduardo Leite, que fez do primeiro turno... Superou o representante do Bolsonaro aqui no estado. E o Lula passou por várias dificuldades, não é? Problema de saúde, prisão e mostrou a sua competência. Esse é o tríplex que o pessoal precisava e queriam saber que tríplex o Lula tinha. Esse é o tríplex. Vai ser o terceiro governo do Lula, não é? Então o Lula vai governar para todos. Quem ouviu o discurso dele, quem ouviu a fala dele no domingo, vai governar para 215 milhões de brasileiros. É isso, vereador Juliano? É isso aí. Ele vai governar para todos. Não tem credo, não tem religião, não tem cor, não tem isso. Ele vai governar para todos. Isso que é o mais importante. Agora eu espero também que saia lá do gabinete do presidente... Nós temos que revogar a reforma trabalhista. Nós temos que revogar a reforma da Previdência. Da forma que teve, não tem jeito. Nós precisamos revogar. Isso é um compromisso do nosso presidente Lula de revogar. E outra coisa que me passou agora, poucos dias atrás, verba para o transporte coletivo aqui de Caxias. Eu quero saber se essa verba existe. Eu quero saber se essa verba existe para o Monte Carmelo. Se vai ser repassado este ano ainda. Hoje, o vereador Dambrós falou da questão do Monte Carmelo. Na semana passada, foi falado que a verba da Habitação e a verba do transporte coletivo, que foi falado ainda semana passada aqui na Casa, essa verba era para ser mandada aos municípios e aos estados ainda este ano. Quero saber do orçamento da União se existe essa verba, porque nós não podemos... E essas paralisações sabemos que, até meio-dia, se já não terminaram todas vão terminar, porque as pessoas vão saber que o presidente já... Talvez não saibam ainda na emoção que o presidente já disse mais que uma vez que vai governar para todos. A gente pode dizer que o vice-presidente Mourão já ligou para o vice-presidente, o Alckmin, dizendo: “Vem aqui, vamos conversar. O gabinete já está à disposição. Os ministros, os governadores que foram eleitos já se posicionando, que vão atrás do governo Lula, atrás de recurso. Isso já era sabido disso. Agora nós precisamos saber da questão dos recursos, esse de imediato que era para o transporte aqui, principalmente na nossa região, Caxias, se esse, de fato, esse dinheiro tem que era para vim este ano. E a gasolina, como eu tinha dito para várias pessoas conhecidas minhas que a gasolina aumentava ainda no dia de ontem, as pessoas diziam: “Olha, vocês procurem encher o tanque.” Diziam: “Não, não vai aumentar.” Já aumentou, e hoje de novo. Então, assim, quanto ao presidente, se ele não quiser entregar, pode deixar para o vice que entregue. Ele já assumiu que vai entregar, então essas coisas eu fico tranquilo, fico... Agradeço o presidente por esse quatro anos que ele já teve. Então será, para mim, se ele não se pronunciar, deixando que o vice-presidente eleito senador, hoje, vice-presidente entregue para ele, que ele faz uma bela transição, e nós precisamos trabalhar para o ano que vem. Então a transição precisa ser imediata, para que no ano que saibamos governar. Então vereadora Denise, deputada Denise, essa reforma trabalhista precisamos rever na Câmara Federal, conjuntamente com o nosso presidente, a reforma do INSS, pessoas que não se aposentam mais. E é bom a gente dizer também que gostaria de saber sobre aquele deputado que falou sobre as... se ele participou dessas movimentações que houve nas paralizações, porque quando os estudantes tiveram, ele teve uma fala que foi bastante triste. Só para eu saber se ele esteve junto fazendo algumas manifestações que foram pequenas, mas para algumas pessoas parece muito né? Mas o que mais interessa para nós nesse caso, vários ministros, principalmente o Mourão que já está se disponibilizando a entregar o que deve ser entregue mesmo. Então mais uma vez, parabéns ao Superior Tribunal Eleitoral pelo que fez nesse processo eleitoral. Obrigado, presidenta.
Parla Vox Taquigrafia
Ir para o topo