VEREADOR ARLINDO BANDEIRA (PP): Senhor presidente, senhoras e senhores vereadores.
VEREADOR RENATO NUNES (PR): Vereador Bandeira, só para não interrompê-lo depois, se o senhor puder um apartezinho.
VEREADOR ARLINDO BANDEIRA (PP): Quero cumprimentar quem se encontra no plenário, uma linda plateia e todos que nos assistem pela TV Câmara, canal 16, e também no Facebook. Desde já, de imediato, vereador.
VEREADOR RENATO NUNES (PR): Bem rapidinho, vereador Bandeira. Só que eu esqueci uma coisa muito importante. Esse áudio que eu passei e que está na internet à disposição de qualquer pessoa, por incrível que pareça, depois teve a reportagem que foi entrevistar o Alceu e ele reconheceu – isso está no jornal, está na mídia – ele reconheceu que era ele que falou aquilo ali, aqueles critérios de CC-8 e Secretaria para quem o apoiasse e disse que não tinha problema nenhum, que era jogo normal da política, aquilo que nós repudiamos. Vereador Bandeira, muito obrigado.
VEREADOR ARLINDO BANDEIRA (PP): Obrigado, vereador Renato Nunes. E estamos sempre à disposição. Quando a gente puder dar aparte, a gente com certeza nós temos que ter esse diálogo também e ter essa parceria com os colegas e ceder apartes aos colegas. Obrigado. Mas o meu assunto aqui, hoje, é outro. Então eu estou... Eu sempre digo aqui, como já falei aqui com os colegas, que nem patrola, fuçando pelas beiradas e indo em frente, não perdendo o rumo da estrada. Então... E ontem mais uma vez, mais um encontro, estivemos com a empresa aqui de Caxias do Sul, dos carros-fortes, eu e a minha equipe, minha assessoria, o nosso gabinete, da bancada Progressista, tivemos essa importante reunião, vereador Adiló, colegas, vereador Felipe, senhor presidente. E essa reunião, então, visa contemplar os motoristas, os carros-fortes da nossa cidade de Caxias do Sul. O que é, o que eles querem? É pequeno. É um assunto que é... É uma demanda que requer pouco esforço e, com certeza, quem ganha é a nossa cidade, e para nossa cidade evoluir muito. O que é, nobres colegas? Apenas um recuo eles querem. Onde não tem recuo, fazer um recuo para esses carros-fortes; colocação de placas, colocação de placas para que, em determinados horários, seja de manhã, de tarde, para que esse carro-forte possa estacionar sem complicar a vida do nosso cidadão caxiense; sem complicar as nossas viaturas, as nossas ambulâncias, que, muitas vezes... Inclusive, eles são multados, colegas, porque eles têm que subir a calçada e, quando passa uma viatura, uma ambulância ou alguma coisa, têm que subir a calçada para deixar o espaço para eles passarem. E depois, vem o guarda, pá! Multado. Então tem que ter essa parceria junto com a Guarda Municipal. A gente, inclusive, vai se encontrar junto com a Secretaria de Trânsito para resolver esse problema. Porque assim também não podem. Com certeza, é uma ação rápida, fácil, e quem ganha é a nossa cidade. Iremos protocolar – não protocolamos ainda – uma indicação, então, sugerindo ao Executivo Municipal esse pedido. E após essa... Mas que a gente irá fazer mais uma reunião com o secretário, iremos planejar, iremos conversar, junto com as empresas, junto com o Executivo, secretaria, Beltrão, para fazer um... Para ver se conseguimos contemplar um... Fazer um projeto para que o novo prefeito que venha, seja Pedro ou Paulo, para que essa lei já esteja em Caxias do Sul e contemple a nossa cidade para que nós não fiquemos prejudicados por causa dessa simples questão na nossa cidade. Então vejo que, a cada dia, a gente tem que trazer essas demandas, demandas são... Daqui a pouco, alguém poderá... As pequenas... Como já falei, é pequena, sim.
VEREADOR ADILÓ DIDOMENICO (PTB): Permite um aparte, vereador?
VEREADOR ARLINDO BANDEIRA (PP): Mas quem ganha é a nossa comunidade, e não atrapalha o trânsito. E, com certeza, ele pode transportar o seu dinheiro de valores, o dos carros-fortes, sem prejudicar o pedestre, com segurança, inclusive. Colocar bem na frente do banco, que ele possa não... Que ele não precise caminhar quadras, muitas vezes; bem na frente do banco, que é mais ágil e fácil. E, com certeza, se dá um ataque, por exemplo, assim, ele não vai ter... Os criminosos não vão ter muita ação, de muito tempo. Ele vai ser mais rápido para descarregar o seu... Fazer o transporte do dinheiro. O seu aparte, vereador Adiló.
VEREADOR ADILÓ DIDOMENICO (PTB): Obrigado, vereador Bandeira. Cumprimentá-lo por esse tema importante e a sua atuação. O carro-forte tem uma lei federal que lhe dá o direito de livre parada. Só que, infelizmente, às vezes, pela localização da agência bancária – e isso já deveria ter sido observado, quando do alvará de localização da agência bancária –, ele acaba criando um transtorno enorme. E eu cito alguns pontos: aqui na Sinimbu; na General Sampaio, ali próximo aos Capuchinhos. Onde, infelizmente, o carro-forte acaba causando um transtorno muito grande. O que deveria ser observado, no mínimo, os horários desse pessoal, dessa livre parada. Mas V. Exa. traz um tema pertinente. Cumprimentos. E eu acho que, dessa sua atitude aí, vai sair uma solução bem interessante. Muito obrigado, vereador Bandeira.
VEREADOR ARLINDO BANDEIRA (PP): Obrigado, vereador Adiló.
VEREADOR NERI, O CARTEIRO (SD): Um aparte, vereador.
VEREADOR ARLINDO BANDEIRA (PP): Pela belíssima contribuição. Porque aqui, muitas vezes, temos pessoas que criticam, pessoas que elogiam, e a gente tem que aceitar. E é assim que se forma um bom debate. Então, desde já parabenizar por essa contribuição bela e favoravelmente para que isso possa acontecer. Vereador Neri, já de imediato o seu aparte, com todo o carinho.
VEREADOR NERI, O CARTEIRO (SD): Obrigado, vereador Bandeira. Apenas para contribuir. Agradeço pelo aparte. O senhor que vem fazendo um belo trabalho pela nossa cidade, não só apenas no interior, mas também pela cidade. E cumprimentar o senhor, que não é a primeira vez que o senhor traz a esta tribuna esse tema, da questão dos carros-fortes. Como bem fala o vereador Adiló, através de uma lei federal, permite com que eles parem em qualquer local da rua. Mas isso acaba atrapalhando bastante o trânsito dos veículos da nossa comunidade. E também tem que validar a questão da importância do trabalho que essas pessoas, através do carro-forte, fazem para a nossa comunidade. Então, através da sua ideia, desse tema aí de propor a questão de recuos, eu acho que é bem importante. Com certeza pode beneficiar tanto o pessoal dos carros-fortes como, em especial, a nossa comunidade na questão da mobilidade, sendo que hoje eles param em qualquer local e qualquer horário. Então, o que vier a somar, conte com o apoio deste vereador. Parabéns pelo importante tema. Obrigado, vereador.
VEREADOR ARLINDO BANDEIRA (PP): Obrigado, vereador Neri, pela sua contribuição também. A gente agradece pela sua explanação e estar favorável pela sua fala. Ontem, então, nobres colegas, estavam presentes... Eu quase estava até esquecendo. É bom ressaltar a presença de quem estava presente, que é o Rubini, então, que é diretor. O Rubini é diretor do Sindicato de Transporte de Valores do Rio Grande do Sul. Também estavam presentes o Jocemar, da Proforte; o Luiz Rogério, da Prosegur; e o Igor, então, da Brink’s. Estavam presentes. Desde já a gente agradece a presença deles também. Porque, quando esse povo, seja lá da comunidade, lá no distrito, seja no nosso bairro, eles vêm visitar a gente, a gente tem que agradecer, porque eles estão procurando o gabinete, o gabinete, sim, que é do povo, daqueles que nos elegeram. Então eles têm que participar sim, tem que vir ao nosso gabinete, porque sem eles votarem na gente nós não teríamos o gabinete. Então eles têm que participar sim, tem que cobrar as ações, sejam pequenas, mais grandiosas. E é isso, nós temos que falar aqui o que a gente está fazendo. Então agradecer, sim, a presença deles, de eles procurarem a gente nessa parceria, de eles verem que também... Como eu fui motorista – podemos assim dizer, por 14 anos –, a gente sabe, muitas vezes, a dificuldade de não ter um estacionamento aqui na nossa cidade de Caxias do Sul; a dificuldade, muitas vezes, de parar um ônibus. Que você não utiliza o corredor. Muitas vezes tu queres utilizar um espaço aqui em Caxias é impossível, podemos dizer. É muito difícil estacionar um ônibus aqui no nosso centro da cidade. Inclusive, quando se fala em ônibus, a gente já procurou também o secretário, o pessoal, aos quais a gente agradece. Um estacionamento na rodoviária, que a gente foi atendido e hoje tem um estacionamento. Uma quadra só exclusiva para ônibus então. Mas, digamos, na área central, é difícil você encostar um ônibus nesse sentido. E esses carros-fortes então... Voltando, então. Para concluir, senhor presidente. Com certeza, com o recuo onde não tem, na frente dos bancos, fazer um recuo adequado, vereador Felipe; fazer placas com identificação. Identifique, seja o horário, seja de manhã ou de tarde para tal carro-forte, tal empresa que estacione lá bem tranquilo, bem em frente ao banco. (Esgotado o tempo regimental.) Para concluir, senhor presidente. Um espaço bem em frente ao banco para evitar, muitas vezes... Vai assegurar a nossa população e não vai dar transtorno ao nosso trânsito de Caxias do Sul. Era isso, senhor presidente. Meu muito obrigado.