Lucas Caregnato

Lucas Caregnato
  • Partido: PT
  • Email: lcaregnato@camaracaxias.rs.gov.br
  • Votação: 1728 votos
  • Telefones: (54) 3066-3879/ (54) 99118-8208
  • Data de nascimento: 18/01/1985
  • Estado civil: Solteiro
  • Escolaridade: Graduado em História, especialista em História Regional, mestre em História e doutorando em Educação
  • Profissão: Professor
  • É natural de: Caxias do Sul

Biografia Política

Principais objetivos para o mandato:

Desenvolver políticas que defendam a Educação Pública de qualidade, articulando-a com a Saúde, o lazer e a assistência social, desde a educação infantil. Promover a valorização dos artistas locais e a arte nos bairros. Lutar por projetos que promovam o respeito à diversidade, o antirracismo e acolham a comunidade.

Principais ações na carreira política, na vida pública e nas atividades profissionais:

Lucas Caregnato é morador do Bairro Planalto e iniciou sua atuação na Pastoral Afro e na Igreja Católica, por meio das Comunidades Eclesiais de Base e do Conselho Comunitário da Comunidade Cristo Operário. Militante no movimento estudantil secundarista, foi vice-presidente da UCES (União Caxiense de Estudantes Secundaristas).

Em 2004 ingressou no curso de Licenciatura em História da Universidade de Caxias do Sul, onde foi bolsista de iniciação científica e participou do ativamente do movimento estudantil e do movimento negro. Em 2008 iniciou sua trajetória docente, primeiro na rede privada e posteriormente atuando como professor em escolas de ensino fundamental e médio, pré-vestibulares e instituições de ensino superior. Em 2010 publicou o livro intitulado "A outra face: a presença de afrodescendentes em Caxias do Sul (1900 a 1950)", uma adaptação de seu trabalho de conclusão de curso da especialização em História Regional. No mesmo ano iniciou a sua participação como membro do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Caxias do Sul até 2014.

Em 2011 concluiu o mestrado em História, foi nomeado Coordenador Adjunto da 4ª CRE e ingressou na rede pública municipal de Caxias do Sul, onde lecionou em diferentes escolas da Zona Norte. Foi coordenador das Relações Universitárias entre os anos de 2011 e 2019 e do Núcleo de Acolhimento à Diversidade da UCS. Em 2018 ingressou no doutorado em Educação. Foi eleito em 2020 presidente do Conselho Municipal de Educação. Nas eleições municipais de 2020 foi eleito vereador para a XVIII Legislatura (2021-2024) com 1.728 votos.

Clique AQUI e conheça os projetos e outras ações do Parlamentar. 

Ir para o topo