Voltar para a tela anterior.

Presidente do Comitê Caí explana idéias do Sistema Estadual de Recursos Hídricos

Assunto foi abordado na Tribuna Livre desta quinta-feira (30)


 

Na sessão desta quinta-feira (29), o presidente do Comitê Caí Sebastião Teixeira Correia, usou a Tribuna Livre para explanar algumas das idéias do sistema estadual de recursos hídricos e as fases que o Comitê Caí se encontra. Ele informa que o Comitê Caí tem sido o único no Estado do Rio Grande do Sul que tem 100% das vagas previstas pelo poder legislativo ocupadas dentro do Comitê.

Sebastião explica que hoje é muito comum se trabalhar em forma de redes, de teias, em uma época que não se admite mais trabalhos isolados. Há alguns anos foi criado o Sistema Estadual de Recursos Hídricos. Um modelo histórico de mais de cem anos da França, sendo que o nosso modelo é adaptado ao francês e tem como objetivo principal a preservação dos recursos hídricos.

No decorrer da apresentação o presidente do comitê afirma que as pessoas vivem em um momento em que os recursos hídricos são solicitados a todo o momento ou para a geração de energia, para irrigação ou para outros usos e que houve uma hierarquização desses usos, onde a prioridade é o abastecimento público.

Sebastião encerra a Tribuna, informando que no dia 11 de maio será realizado em Canela um fórum da bacia hidrográfica, onde serão discutidas as alternativas de tratamento de esgotos domésticos que é o principal problema da bacia e não somente na nossa como em todos os recursos hídricos.

O Vereador Edio Elói Frizzo/PSB elogiou o trabalho realizado por Sebastião na presidência do Comitê Caí. Essa temática da questão do uso da águas é por demais importante. Isso ainda gera polêmica, mas é um caminho sem volta. Quem utiliza as águas dos comitês, certamente vão compreender a importância, pois tudo vai reverter em benefícios das próprias bacias.

Mauro Pereira/PMDB acredita que deve existir uma consciência da sociedade. Pois certamente existirão transtornos para a agricultura, mas com benefícios futuros.

Ari Dallegrave/PMDB diz que o comprometimento com a causa que Sebastião defende está acima de qualquer ideologia partidária.

A Vereador Denise Pessôa/PT, como proponente do requerimento, fez um agradecimento especial. Ela afirma que Caxias vem sendo um dos municípios que menos sofre consequências das bacias. Algumas ações podem e devem ser propostas por nós.

O Presidente da Casa, Paese/PDT diz que esta é uma luta por uma causa importante à sociedade. Você se direciona para a causa e está em muito boas mãos.

 

 

 

29/04/2010 - 20:08
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo