Voltar para a tela anterior.

Escola Arnaldo Ballvê é homenageada em Sessão Solene

Foram lembrados os 80 anos da Instituição


Na noite desta quinta-feira (22), foi realizada Sessão Solene em homenagem aos 80 anos da Escola Municipal Arnaldo Ballvê. O requerimento que originou a homenagem á de autoria do Vereador Marcos Daneluz/PT, e foi aprovado por unanimidade pela Casa.

Daneluz referendou aspectos históricos da escola. Salientou que a relação entre a comunidade e a esfera escolar sempre foi forte, o que resultou no de um espírito comunitário, marca do interior. Com o desenvolvimento de Caxias e o consequente crescimento da região do Santa Lúcia, a escola também soube se adaptar à nova realidade, aprimorando-se sempre, ao longo dos seus 80 anos.

Ainda segundo Daneluz, o ensino deve estar em constante atualização. Tenho certeza de que essa singela homenagem vai fortalecer a comunidade escolar para sua continuidade no comprometimento com a educação.

A Diretora da Escola Cláudia Caloni, iniciou o discurso falando sobre uma frase de Fernando Pessoa que diz: 'O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade que acontecem'. Para ela, a frase representa bem os 80 anos da escola. São 600 alunos atendidos por 48 professores além uma equipe completa de profissionais que se preocupam com o bom desenvolvimento dos alunos, tanto na escola, na família, na vida. O quadro funcional é composto por 94% de professores com nível superior e muitos com especialização.

Cláudia afirma que a escola tem um compromisso com a dignidade, a segurança, a aprendizagem, com os que acreditam em nós e nos depositam confiança com os bens mais preciosos, os filhos.

Jaqueline Bernardi, secretária substituta da Educação, representando o Prefeito Municipal, observa que a escola é almejada como local de trabalho pelos profissionais da educação. Atribui o fato aos esforços da escola em manter a qualidade tanto no ambiente de trabalho como nas propostas pedagógicas. Jaqueline Bernardi leu carta enviada pelo Prefeito Sartori, de felicitações e menção de reconhecimento ao trabalho da instituição.

Ao final, o grupo Canto Vozes do Sul cantou o Parabéns Criolo, em homenagem à instituição.

A Escola Municipal Arnaldo Ballvê foi fundada em 1930, com o nome de João Ramalho e localizava-se num prédio próximo a Igreja de Santa Lúcia da 9ª Légua. A partir de 1962, passou a funcionar num prédio mais amplo de madeira, em frente à igreja na Rua Jacob Luchesi. A partir disso, a escola passou a ser chamada Arnaldo Ballvê, em homenagem ao incentivador do rádio no Rio Grande Do Sul, falecido em 1958.

Em 25 de abril de 1987, foi inaugurado o prédio atual, localizado na Rua Artemin Karan, 1384.

Em 2002 foi inaugurada mais uma ampliação com duas novas salas de aula, refeitório e banheiros. Em 2008 foi construída uma quadra de esportes coberta, que fica no terreno ao lado da escola, sendo esta cedida pela comunidade.

 

22/04/2010 - 20:58
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo