Voltar para a tela anterior.

Título de Cidadão Caxiense é entregue a Zé do Rio

A homenagem foi realizada nesta quinta-feira (15)


  Na noite desta quinta-feira (15), José de Oliveira, conhecido como Zé do Rio, recebeu o Título de Cidadão Caxiense. O homenageado nasceu no Rio de Janeiro e trilhou sua vida através das palavras, onde expressa seu pensamento crítico, filosófico e político. Acredita que os dias devem ter uma prática poética, assim como algum lugar democrático e popular para a vida cultural e social dos cidadãos.

O proponente, Vereador Rodrigo Beltrão/PT, enfatizou que Zé do Rio sabe aliar a sabedoria de 72 anos de vida com o ímpeto da juventude. O Vereador afirma que pela convivência, conheceu o lado político de Zé do Rio, uma pessoa muito crítica, um democrata por natureza.

A Coordenadora da Associação Caxiense de Teatro (ACAT), Tina Andrighetti, questionou sobre os critérios que escolhem um cidadão para receber uma homenagem. A sociedade se divide em superiores e inferiores.

Para ela, Zé do Rio merece o título. Ela ainda enfatizou que gostaria de falar como o Zé, sem papel.

E foi assim que o homenageado se pronunciou na tribuna, com um discurso informal, olhando nos olhos de todos que estavam no plenário. Zé fez um resumo da trajetória da sua vida e comentou assuntos da atualidade como drogas, censura, trânsito, governo e mundo. Ele disse que tudo o que escreve é fruto do que já repetiu por muitas vezes. Zé lembrou que foram mais de 40 anos de união entre educação e cultura. Agora, com a separação das duas, 99,9% dos recursos ficaram para educação, afirmou Zé do Rio. Que cultura existe depois que houve a separação? Nenhuma, disse Zé. Ele encerrou o discurso cantando um trecho da música de Gonzaguinha: Viver e não ter a vergonha de ser feliz!!

O Secretário Municipal de Recursos Humanos, Edson Mano, representando o Prefeito José Ivo Sartori, afirma que foi importante o homenageado ter escolhido Caxias do Sul para morar em 1975. Assim o povo pode aprender muito com Zé do Rio. O povo de Caxias se orgulha das pessoas que escolhem essa cidade para fazer parte da sua vida. Mano encerrou o discurso lendo a mensagem do Prefeito que parabenizou a trajetória de Zé do Rio como incentivador da política e da arte.

 

15/04/2010 - 21:05
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo