Voltar para a tela anterior.

Comissão de Educação reúne-se com o secretário Feldmann

Ações desenvolvidas pela Cultura foram o tema do encontro


A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo realizou encontro com o secretário da Cultura, Antonio Feldmann. A pauta foram os programas e ações desenvolvidos pela Secretaria.

O secretário Feldmann destacou ações da pasta, como adequação do Acervo Municipal de Artes Plásticas, que conta com 600 obras, além de melhorias no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Lembrou que amanhã (07) é o último dia para inscrições de projetos no Financiarte, que prevê R$ 1, 2 milhão em recursos para projetos culturais. Ainda, comentou a parceria entre Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal para a instalação de 10 pontos de cultura na cidade. Neles, diversas entidades poderão desenvolver projetos nas mais variadas modalidades culturais.

Feldmann salientou ainda que, se a quantidade de projetos inscritos não contemplar o uso total da verba, é possível que um novo edital seja aberto no segundo semestre. Anunciou ainda a realização de festividades no mês de aniversário de Caxias. Secretaria e Câmara estão em tratativas para para que a Sessão Solene de abertura das festividades, marcada para 1º de junho, seja realizada no largo da Estação Férrea. É um ano especial, mais do que nunca precisamos valorizar as manifestações culturais de Caxias do Sul.

Eloi Frizzo/PSB, presidente da Comissão, salientou a parceria com a Cultura, enquanto presidente da Casa,  na recuperação de documentos históricos, incluindo a Primeira Lei Orgânica Municipal de Caxias. Reforçou a necessidade da construção de um espaço específico para eventos no município e também de alternativas para a manutenção do carnaval caxiense.

 Feldmann foi questionado sobre a possibilidade da Secretaria patrocinar iniciativas culturais no interior de Caxias. Esclarecimentos sobre o Financiarte, e a criação de uma categoria específica no financiamento para servidores públicos também foi abordada.

Frizzo afirmou que a Comissão continuará acompanhando as ações da Secretaria da Cultura. Fez o convite para o encontro do próximo dia 20, que terá a presença do secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Guilherme Sebben.

06/04/2010 - 19:07
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo