Voltar para a tela anterior.

Psicólogo tem papel fundamental na educação

Esse foi o tema da Tribuna Livre desta quarta-feira (31)


 

Visualizando a necessidade de destacar o papel do psicólogo na educação, a Conselheira Presidente do Conselho Regional de Psicologia do RS, Loiva Maria Deboni Santos, informou sobre a importância da inclusão de psicólogos na educação. O profissional estabelece relação entre a entidade de ensino e a família. O principal motivo de estar aqui hoje é oficializar o empenho na criação do cargo de psicólogo nas escolas do Município, na Secretaria de Educação através de Lei Municipal. Que seja feito através de concurso público. A conselheira acredita que é importante a gratificação dos profissionais, não somente pelo salário, mas pelo reconhecimento da profissão.

Denise Pessôa/PT concorda com a função do psicólogo na escola, que tem uma importância singular. É importante que os alunos tenham um acompanhamento de todo o processo vivenciado e não somente quando acontece algo.

Rodrigo Beltrão/PT diz que educação e psicologia devem andar juntas. Esse é um tipo de iniciativa do executivo, aqui você vai acumular forças com o nosso apoio.

Assis Melo/PC do B informa que apresentou na Casa, um projeto sobre um programa de psicologia. Achamos que o município tem a necessidade desse tipo de trabalho prestado nas escolas. Queremos implementar a educação, isso favorece para o desenvolvimento da criança.

Na continuidade da Tribuna Livre, Ana Corso/PT acredita que a prefeitura tem que propiciar as várias estruturas que absorvam o pessoal. No programa da família teria que ter, mas está estacionado. Na minha opinião tem que ser retomado com a presença dos profissionais da psicologia. Mauro Pereira/PMDB, afirma que foi feita uma moção de apoio para Deputados, Ministros, Presidência sobre o fim do ato médico. Que os profissionais da saúde possam ter o poder que eles merecem.

Loiva acredita que é importante a articulação dos profissionais, pois eles devem ter espaço, o quadro de profissionais deve ser ampliado. O presidente da Casa, Hary Moisés Paese/PDT encerrou a Tribuna Livre dizendo que deve-se pensar na formação como a educação exige. Não somente matemática mas também acompanhamento psicológico. É uma luta de toda a comunidade que pensa em futuro.

 

31/03/2010 - 19:52
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo