Voltar para a tela anterior.

Paese faz um relato sobre as visitas às escolas municipais

O Vereador afirma que o sistema educacional precisa de melhorias


 

Harty Moisés Paese/PDT relatou sobre as visitas que tem realizado às escolas municipais. O pedetista leu um e-mail enviado pela professora Juçara Godinho, sobre problemas enfrentados na educação municipal, dizendo que os professores são super-heróis. Toda a semana visito as escolas e percebo que a situação está bem difícil. Claro que teve evolução, mas ainda precisa mais.

Conforme Paese existem reclamações sobre o não cumprimento da lei prevendo que a criança frequente a escola mais próxima da sua casa. Agora foi criada uma figura jurídica chamada zoneamento. Assim as crianças precisam percorrer vários quilômetros para irem até a escola. A lei não está sendo cumprida.

Gustavo Toigo/PDT afirma que se não houver entrosamento entre escola, família e comunidade, fica complicado. É um direito de todas as nossas crianças. Paese acredita que é importante a presença de um psicólogo nas escolas municipais. E afirma que não dá para o Estado e a União se isentarem da sua responsabilidade.

Marcos Daneluz/PT concorda que o assunto sobre a central de vagas deve ser verificado, pois a lei deve ser cumprida. O Vereador ainda disse que não tem como afirmar que a União não está fazendo a sua parte, pois existem inúmeros programas que nos orgulham que são bancados pelo Governo Federal. Mauro Pereira/PMDB diz que é obrigação do Legislativo cobrar, mas não devem ser esquecidas as realizações positivas. Hoje temos o Prato Limpo, um sistema eficiente. No distrito de Vila Oliva temos uma escola com turno integral. Precisamos sempre melhorar, mas estamos indo bem. Em resposta a Paese, Geni Peteffi/PMDB afirma que todos os dias deve ser investido em educação, mas não é verdade que as escolas não têm condições. Os professores recebem cursos. Temos que criticar sim, mas não é tudo terra arrasada.

Ari Dallegrave/PMDB acredita que Caxias tem tido uma atuação muito boa na área da educação. Mas não se pode fazer uma crítica temporal, desmerecer tudo o que vem sendo feito.

24/03/2010 - 19:07
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo