Voltar para a tela anterior.

Beltrão comenta processo eleitoral da UCS

Vereador pediu que o Conselho Diretor referende o resultado da Consulta Popular


 

Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (23), o Vereador Rodrigo Beltrão/PT, abordou o resultado da Consulta Popular para Reitor da Universidade de Caxias do Sul. A professora do Centro de Ciências da Saúde Nilva Lúcia Rech Stédile, 48 anos, venceu a consulta universitária para a reitoria da Universidade. No total, ela obteve 50,17% dos votos na eleição. Nilva teve maioria nas três categorias, alunos, professores e funcionários. Dos cerca de 33 mil que estavam aptos a votar, participaram 10.748 pessoas entre segunda e sábado da semana passada. Cada categoria tinha pesos diferentes na votação final: 40% para professores, 30% para funcionários e 30% para alunos. Quem escolhe o novo reitor é o Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS). Beltrão pediu para que agora o Conselho referende o resultado da consulta, elegendo a professora como nova Reitora da instituição.

Geni Peteffi/PMDB, disse que existem diferenças entre eleição e consulta e que ficou indignada quando o Patrono do Diretório Acadêmico do Curso de Farmácia Gustavo Batista Ebole, durante a homenagem ao Curso de Farmácia, mencionou que a professora Nilva era a Reitora moralmente eleita.

Mauro Pereira/PMDB disse que a eleição para Reitor tem um estatuto, e que ele tem que ser respeitado.

Ari Dallegrave/PMDB, questionou a baixa participação das pessoas aptas a votar e argumentou que a escolha deve ser baseada em quem realmente tem condições para administrar a universidade.

O Presidente Moisés Paese/PDT, disse que a UCS tem muito mais qualidade do que outras universidades que tem escolha por voto direto. Paese questionou o peso maior dos votos dos professores.

Gustavo Toigo/PDT, disse que o processo eleitoral está decorrendo com total normalidade e tranquilidade.

 

 

 

 

23/03/2010 - 20:26
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo