Voltar para a tela anterior.

Comissão de Direitos Humanos se reúne com Secretário de Trânsito

O objetivo foi o de solucionar problema dos idosos em passar a catraca dos ônibus públicos


 

Na manhã desta sexta-feira (19), os integrantes da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, se reuniram com o Secretário de Trânsito Vinícius Ribeiro. O objetivo foi o de solucionar o problema dos idosos com mais de 60 anos, que não conseguem passar a catraca dos ônibus públicos urbanos. O Presidente da Comissão, Renato Nunes/PRB entregou um relatório com o resumo da Audiência Pública realizada na quinta-feira (18), em que houveram algumas reivindicações por parte de entidades ligadas aos idosos. Acredito que os idosos devam ser respeitados em todos os sentidos, seja tendo um lugar para sentar ou no momento de embarque e desembarque, afirma Nunes.

O Secretário Vinícius Ribeiro foi sensível em sua decisão. A partir de agora vou orientar a empresa Visate a não obrigar que todos passem pela catraca. A medida recomenda que todos continuem passando normalmente, a exceção dos que não têm condições físicas. O secretário também frisou que este é o momento de sensibilizar a comunidade sobre os direitos dos idosos, como os bancos preferenciais. Na próxima semana Vinícius Ribeiro vai se reunir com o Ministério Público e as entidades relacionadas com os idosos para conversar sobre a decisão tomada.

Ana Corso/PT sugere que mesmo quem não passar pela catraca faça a leitura do cartão ótico para registro da empresa Visate. Daniel Guerra/PSDB acredita que é um assunto que precisa de uma decisão imediata e ficou satisfeito com o que ouviu do Secretário Vinícius. Mauro Pereira/PMDB lembrou que deve existir bom senso tanto da população idosa quanto dos operadores de ônibus.

A partir de hoje a Secretaria passará a orientar a empresa Visate para que respeite a decisão do secretário e que os cartazes e folders que estão nos ônibus sejam modificados. A SMTTM se reuniará na semana que vem com o Ministério Público e com as entidades que participaram da Audiência Pública para decidir sobre como será operacionalizada essa orientação.

A Comissão ficou satisfeita com a definição. Participaram da reunião os integrantes da Comissão, Vereadores Renato Nunes/PRB - Presidente, Ana Corso/PT, Daniel Guerra/PSDB, Mauro Pereira/PMDB, o assessor da Comissão, Paulo Lima, a assessora de bancada Marisa Dallo, representando o vereador Renato Oliveira/PCdoB, o diretor de Transportes da SMTTM, Osvaldo Della Giustina e o assessor jurídico da SMTTM, Juelci de Almeida.

19/03/2010 - 15:30
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo