Voltar para a tela anterior.

TV Câmara firma convênio com Secretaria Estadual da Cultura

Termo será assinado na quarta-feira (3) com a presença da Secretaria Estadual da Cultura, Mônica Leal


 Nesta quarta-feira, dia 3 de março a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, através do Presidente Harty Moisés Paese/PDT, oficializa parceria com o Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul (IECINE) para exibição de filmes gaúchos na TV Câmara - Canal 16 da NET. A Secretária Estadual da Cultura, Mônica Leal, e o diretor do Instituo Estadual de Cinema, Ivo Czamanski, estarão presentes em Caxias do Sul para assinatura do Termo de Cooperação Técnica.

O evento ocorre a partir das seis horas da tarde, no estande do Legislativo, localizado no mezanino do Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva. Após, a secretária visita os Pavilhões da festa e acompanha o desfile do Corso Alegórico.

Essa parceria vai possibilitar a exibição de filmes de diretores e atores consagrados, como Carlos Gerbase, Jorge Furtado e Werner Schunemann. Essa e outras produções cinematográficas são exibidas semanalmente pela TV Câmara, no programa 'Sessão Película', que estreou em 27 de outubro de 2009. Trata-se de um programa semanal que tem o objetivo de contemplar a diversidade da produção cinematográfica independente local e de todo o Brasil.

A base para sustentação do Sessão Película são os convênios firmados com organizações de fomento à produção cultural e cinematográfica, como o Instituto Estadual de Cinema, Itaú Cultural e com eventos como o Festival Brasileiro de Cinema Universitário, Santa Maria Vídeo e Cinema, Festival Nacional de Cinema Ambiental, Cine Esquema Novo e muitos outros. O trabalho de cedência dos filmes junto aos responsáveis é efetuado sem qualquer vínculo financeiro.

Com estas parcerias, além de exibir filmes, a TV Câmara obtém novos programas que possuem conteúdo variado, como programas de entrevistas, música, arte e cultura, que vão ser inseridos na grade de programação habitual da emissora.

 

Informações: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Coordenação: Eloá Néspolo (3218-1699 - 9104.4872)

Produção Sessão Película: Marcelo Passarella (3218-1676)

Filmes

 Desde sua estreia, os telespectadores do Sessão Película já tiveram a oportunidade de assistir a obras cinematográficas premiadas no Brasil e exterior. Em três meses de existência, o programa já promoveu transmissões de filmes com contundente apelo social e cultural:

 

Dia Sim, Dia Não/ documentário/ 9 min

Direção: Eveline Costa

 

Videomaker decide saltar do ônibus em que estava, na zona sul do Rio de Janeiro, para uma entrevista, quando avista homem que, atrapalhando o trânsito e correndo perigo, empurra carrinho feito de casco de geladeira, em plena Avenida Niemeyer.

 

Prêmios: Melhor documentário - Rio Criativo 2008 (Rio de Janeiro)

Prêmio da curadoria, Prêmio Público - Entretodos 2008 (São Paulo)

Maridos, Amantes e Pisantes/comédia/12 min

Direção: Ângelo Defanti

 

Um quarto. Um marido, um amante, um armário. Dois pisantes. Ah, e uma mulher... e uma equipe de filmagem. Curta baseado em dois contos do escritor Luis Fernando Verissimo.

 

Prêmios: Melhor Direção em 16mm no Festival de Brasília 2008Hors Concours no Festival do Rio 2008/Seleção Oficial no Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2008/Melhor direção no Fest ARUANDA do Audiovisual Universitário Brasileiro 2008/Melhor Ficção no Fest ARUANDA do Audiovisual Universitário Brasileiro 2008/Melhor Atriz no NÓIA - Festival Sul-Americano de Cinema e Vídeo Universitários 2008/Melhor Ficção no NÓIA - Festival Sul-Americano de Cinema e Vídeo Universitários 2008/Melhor Ficção no REC - Festival Nacional de Vídeos Universitários 2008

 

 

Corpo de Bollywood/ documentário/28 min

Direção: Raquel Valadares

 

 

Corpo de Bollywood mostra como Cinema na Índia é a principal forma de entretenimento. Bollywood é o centro dessa cultura cinematográfica e desse empreendimento, é também um dos canais mais importantes de comunicação, mas sobretudo o elo comum de um povo bastante diversificado. Cinema, casa dos prazeres máxima da cultura indiana, mostra seu corpo, sua estrutura quando objeto do documentário.

Prêmios: Prêmio ABD e C - RJ no Femina / Festival Internacional de Cinema Feminino 2008/ Prêmio Expressão Cultural no Festival Brasileiro de Cinema Universitário 2008

 

Dr. Palhaço - As Incríveis Aventuras dos Médicos dos Sorriso e suas Incríveis Aventuras/ documentário/ 26min

Direção: André Constantin e Nivaldo Pereira

 

O documentário caxiense mostra o trabalho desenvolvido pelo grupo Médicos do Sorriso, que realiza há cerca de cinco anos atividades de humanização junto a pacientes do hospital Unimed. Por meio de entrevistas e acompanhamento dos atores, o telespectador vivencia as principais dificuldades e recompensas do cotidiano destes profissionais. A produção tem financiamento da prefeitura de Caxias do Sul via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e patrocínio da Unimed Nordeste-RS.

 

 

Filmes inéditos

 

Segue uma lista dos filmes que vão ser exibidos nas próximas temporadas do Sessão Película:

 

Moradores do 304/animação/15 min

Direção: Leonardo Cata Preta

 

Baseado no poema Elegia de 1938 de Carlos Drummond de Andrade, Moradores do 304 conta a história de escritor que se vê atormentado por estranhas criaturas que infestam seu apartamento. O filme provoca uma reflexão sobre o processo de criação artística. Quais os demônios que se escondem na alma do gênio, que o torturam e que, quando libertos, ajudam-no a inventar o novo? Qual o preço que ele paga ao lidar com forças ao mesmo tempo assustadoras e magníficas?

 

Prêmios: 3º lugar no IV Curta Vídeo Votorantim / Melhor Animação no CURTA CINEMA 2007 - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro / Menção Honrosa na 9ª Mostra Londrina de Cinema / Menção Honrosa no 6º Festival Paris Tout Court 2008

 

Tempestade!/documentário-ficção/15min

Direção: Douglas Siqueira

Tempestade! é um curta-metragem inquietante que mescla realidade e ficção. Um paralelo entre o documentário sobre Francisco de Souza, deficiente visual, e as intervenções de um poeta desiludido com a superficialidade das relações humanas.

Prêmios: Menção Honrosa -roteiro e direção 3º Comunicurtas/ Prêmio Cabeçote- Assoc. Bras. de Doc./2º Melhor Vídeo Documentário - 4º CurtaCOM - Festival Universitário de curtas

 

Até Onde a Vista Alcança/documentário/20 min

Direção: Felipe Peres Calheiros

 

Em 2005, a partir de uma reunião dos membros da Associação Quilombola do Sambaquim e Riachão do Sambaquim, surgiu a idéia de unir esforços em busca de um sonho coletivo. Um bingo para alugar um ônibus. Uma viagem para alcançar um sonho. Até onde a vista alcança.

 

 

Prêmios: Melhor Curta Digital pelo Júri Popular do XXII Festival do Audiovisual de Pernambuco CINE PE 2008/ Prêmio de Incentivo à Produção Independente do Festival Camera Mundo Independent Film Festival de Rotterdam (Holanda)/ Menção honrosa na 1.ª Mostra Independente de Audiovisual Universitário de Goiânia (GO)/ Menção honrosa na 5.ª Mostra de Vídeo Ambiental de Caparaó (ES)/ Melhor Documentário Digital do II Curta Cabo Frio (RJ)/ Melhor Documentário Digital do 5.º Festival de Cinema de Maringá (PR)/Melhor Curta Digital pelo Júri Popular do Cine Gate´s 2008 (DF);/2.º Lugar na 7ª Mostra Nacional de Vídeo Universitário(MT)/ 2.º Lugar no X Festival de Vídeo do Recife(PE)/ Melhor Filme, pelo Júri Popular do Brazil on Screen 2009 - 2º Annual Brazilian Student Film Festival (EUA);.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

01/03/2010 - 14:58
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo