Voltar para a tela anterior.

Paese critica o sumiço das provas do ENEM

Vereador defende investimento no sistema educacional


O Vereador Harty Moisés Paese/PDT criticou na Sessão desta quarta-feira (07) os episódios ocorridos com as provas do ENEM. O Vereador demonstrou preocupação com o fato do debate estar em torno de encontrar o culpado e das questões de contratação de empresas. Não é aí o cerne do problema educacional. Devemos achar responsáveis pelo que virá a acontecer, para mudar essa situação.

Paese salientou que na história do Brasil não houve um governo que colocasse a educação como prioridade. E, destacou que é necessário a implantação de um sistema integral nas escolas, com ensino tradicional, cursos e atendimentos médicos e psicológicos. Se já tivéssemos implementado isso estaríamos discutindo sumiço de provas do ENEM? Precisamos investir nas crianças deste país.

Paese destacou ainda, que as ações na educação é uma questão de prioridade e questionou os investimentos realizados pelo governo federal. O que dá mais soberania ao povo? A compra de armamento, a copa do mundo, as olimpíadas ou esse projeto para as crianças?

O Vereador Alaor de Oliveira/PMDB afirmou que o ocorrido com as provas do ENEM é um grande descaso com a educação. Me sinto envergonhado por essa fraude. Essa besteira prejudicou milhões de jovens, um dinheiro que foi rasgado e jogado no lixo.

O Vereador Rodrigo Beltrão/PT disse que a fraude foi devido a corrupção dentro da gráfica e destacou as ações do governo federal na educação. Desde 2003 vem sido trabalhado em cima disso como o FUNDEB, foram construídas 12 universidades federais, o Prouni, e a ideia de se universalizar o ensino médio.

O Vereador Gustavo Toigo/PDT disse que o investimento em educação no país está deixando a desejar. Está comprovado que no modelo de escola de CIEP's, de tempo integral, a criança tem mais aprendizado.

O Vereador Pedro Incerti/PDT disse que o problema não é financeiro. Dinheiro não falta e não precisa esperar o do petróleo. Se confirmarem as reservas aí não tem mais desculpas para a revolução nesse Brasil. Tenho a desconfiança que houve as pessoas querendo levar vantagem.

Da tribuna, a Vereadora Ana Corso/PT mencionou que o Ministro Tarso Genro revolucionou a educação do ensino superior e afirmou que o governo federal tem feito muito na área. O Prouni não é pouca coisa, um milhão e meio de pessoas que necessitam ingressarem na universidade já é grande coisa.

07/10/2009 - 19:59
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo