Voltar para a tela anterior.

Vereadores convocam o Diretor do Samae para dar explicações

Pedido da bancada petista é para justificar o reajuste de 21.42% na tarifa


O requerimento foi aprovado na Sessão desta quarta-feira(10). Votaram contra os Vereadores Mauro Pereira/PMDB e Edio Elói Frizzo/PSB. O Vereador Ari Dallegrave/PMDB, no momento da votação, estava em representação da Casa e a Vereadora Geni Peteffi/PMDB encontra-se em licença saúde. Os demais Vereadores votaram a favor, aprovando o requerimento por maioria.

O Vereador Rodrigo Beltrão/PT pediu que as Bancadas do PMDB, PP e PDT aprovassem o requerimento para a convocação do Diretor Geral do Samae, Marcus Vinicius Caberlon. É a oportunidade para que o diretor dê explicações e traga o entendimento para esta Casa. Afinal, como vereador, recebo cobranças da comunidade sobre a questão.

Para Mauro Pereira/PMDB, a bancada do PT cumpre seu papel de oposição. Nós temos de votar com coerência. Diretor do Samae esteve na Casa dando explicações, por isso devemos respeitar o trabalho do Ministério Público, que já analisava sobre o aumento antes de o mesmo se efetivar.

Segundo Marcos Daneluz/PT, quando o diretor do Samae esteve na Câmara, não houve oportunidade de todos os vereadores participarem da discussão. Essa Casa foi aberta para inúmeros debates. Por que o Caberlon não ter essa oportunidade para o esclarecimento dessas questões à comunidade?

Lembrou ainda que, há um ano, o aumento pretendido pelo Samae era de 116%, porém, 19% foram suficientes. No mínimo, o Diretor não conhece direito os números da autarquia que comanda. Falta de convicção administrativa.

Ana Corso informou que, recentemente, novas informações foram passadas por funcionários do Samae , e queremos essa oportunidade de averiguá-las com o Diretor. Dentre elas, estão a abertura da Rua Visconde de Pelotas, realizada pelo Samae, além de drenagens, de competência do Município, que foram financiadas pela autarquia. O Samae terceirizou muitos dos serviços de sua responsabilidade, gastos que o MP não teve acesso e que vai para a conta final da água.

Ainda segundo Beltrão, se continuar dessa maneira, onde não existe um processo de discussão, chegaremos em 2012 e o governo vai entregar a água mais cara do país. Caberlon é um homem público, e portanto precisa ter a responsabilidade de dialogar com a população.

Ari Dallegrave/PMDB posicionou-se contra o pedido de convocação, pois segundo ele, já existe um pedido de informação, aprovado por unanimidade pela Casa.

Para Gustavo Toigo/PDT, o reajuste é alto, mas se justifica pelo canteiro de obras na área do saneamento básico em Caxias. Como membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), não devemos convocar, mas convidar o diretor do Samae para que venha à Casa.

Para Assis Melo/PCdoB, a intenção não é prejudicar o governo, desde que não se meta a mão no bolso da população de Caxias. Disse ainda que a taxa é uma insensibilidade com o trabalhador.

O Vereador Renato Nunes/PRB acredita ser importante que o Diretor do Samae dê explicações sobre o aumento da água.

10/02/2010 - 20:20
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo