Voltar para a tela anterior.

Parlamentares caxienses reafirmam interesse do município em sediar núcleo da UFRGS

A próxima ação é definir atividades conjuntas para estudo sobre características da região


Na manhã desta terça-feira (16) mais um passo foi dado em direção à construção de um núcleo da UFRGS no município. A Comissão Temporária Pró-Universidade Pública esteve presente em uma reunião na sede da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, em Porto Alegre, na qual foram debatidas as próximas ações para viabilizar a implantação de uma extensão da UFRGS em Caxias. O presidente da Comissão, Assis Melo/Pc do B, os vereadores Pedro Incerti/PDT e Ari Dallegrave/PMDB, também integrantes da comissão, representaram o Legislativo caxiense na reunião. Os parlamentares foram recebidos pelo vice-reitor da instituição Ruy Vicente Opperman, e pelo Vice-Pró Reitor de extensão Ângelo Ronaldo Pereira. Também compareceram à reunião o vereador do município de Carlos Barbosa Todson Marcelo Andrade/Pc do B, e a deputada estadual Marisa Formolo/PT.

No encontro, Opperman destacou que a proposta de criação de um núcleo da Universidade Federal no município teve ótima repercussão na sociedade gaúcha. De acordo com ele, a audiência pública realizada na Câmara Municipal no dia 27 de novembro, contribuiu para conceder ainda mais credibilidade à proposta dos vereadores caxienses. São ótimas as notícias sobre a mobilização da comunidade com a audiência pública em Caxias. Desta forma, sem dúvida nós reafirmamos a intenção em criar um núcleo da UFRGS no município.

No entanto, segundo Opperman, o grande desafio é identificar as necessidades educacionais específicas de Caxias do Sul em função de seu contexto econômico, cultural e social. Assim, a universidade federal deve dar conta de uma demanda que ainda não foi preenchida, com opções de cursos e módulos de conhecimento interdisciplinares que não existem atualmente na região. O objetivo não é competir com as universidades existentes na região, e sim contemplar a parcela da população que não tem acesso à universidade.

Os parlamentares concordaram que a união de forças neste momento é extremamente importante para a geração de resultados. Assis Melo agradeceu à disponibilidade da instituição em recebê-los e ressaltou que o objetivo é fazer um trabalho sólido, mesmo que seja dentro de um maior espaço de tempo. Queremos plantar uma semente que proporcione o nascimento de uma árvore frutífera que vai beneficiar não somente Caxias do Sul, mas toda a região da Serra.

O vereador Ari Dallegrave/PMDB destacou que existe grande comoção da comunidade pela extensão da UFRGS no município. Como foi visto na audiência pública do dia 27, a população caxiense mostrou que definitivamente deseja ensino público superior em Caxias do Sul. Pedro Incerti/PDT afirmou que a Câmara está à disposição para promover as ações que forem necessárias na concretização deste objetivo.

Outro tema que foi discutido no encontro é a necessidade de criação de um comitê suprapartidário, formado por políticos e representantes de entidades interessadas em trazer a universidade federal para Caxias. Já no primeiro semestre de 2010 devem ser organizados seminários e visitas a locais em que recentemente foram criadas universidades federais e novos cursos - como a Universidade Federal do Pampa/Unipampa, e a Universidade Federal do Paraná/UFPR - para observar os aspectos que envolvem o procedimento de extensão de uma universidade federal.

Depois de aprovado o projeto de um novo campus da UFRGS em Caxias do Sul, inicia a fase de captação de recursos junto ao Ministério da Educação. Também devem ser chamados mais servidores públicos para trabalhar na instituição, porém, isto depende da aprovação de um projeto de lei em nível federal, que permite a contratação de novos funcionários públicos.

16/12/2009 - 15:52
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo